9 Maneiras de aumentar a produtividade da empresa com automação de processos.

Vivemos a era da chamada Indústria 4.0 ou Quarta Revolução Industrial. Trata-se de um período que utiliza das novas tecnologias e automação de processos para aumentar a produtividade da empresa.

A automação gera economia e aumenta a eficiência dos processos das organizações. Ela proporciona que uma nova realidade seja implementada nos negócios, em que as atividades operacionais são desenvolvidas quase que totalmente por recursos tecnológicos. O ser humano continua presente, mas no desenvolvimento de ações estratégicas.

Neste post, vamos apresentar a você 9 ideias para aumentar a produtividade da empresa com a automação de processos. Acompanhe nos tópicos a seguir!

1. Trabalhe com mobilidade

Atualmente não há mais a necessidade de os trabalhadores ficarem enclausurados em escritórios para desenvolverem as suas atividades. Prova disso é o crescimento dos coworkings e a recente Reforma Trabalhista, que regulamenta o trabalho na modalidade home office.

Porém, para que isso aconteça, a organização precisa investir nos sistemas adequados, que possam ser acessados em qualquer local, por meio da internet. Assim, as atividades não precisarão ser realizadas necessariamente na sede da empresa. Diversos estudos apontam que essa é uma forma excelente de aumentar a produtividade da empresa!

2. Garanta a produtividade da empresa com a computação em nuvem

A computação em nuvem, ou cloud computing, é uma tecnologia em que os documentos, arquivos a até mesmo os sistemas, como os ERPs, não ficam armazenados em hardwares da empresa.

Os itens permanecem em espaços comprados e armazenadosfora do espaço físico da empresa, que já não necessita mais de grandes data centers para ter os seus arquivos guardados e programas instalados.

Isso aumenta a produtividade da empresa, pois, se terá mais agilidade para executar as operações. Também haverá mais segurança, uma vez que materiais não se perderão por conta de um computador estragar ou ser infectado por vírus, por exemplo.

3. Transformação digital

Chamamos de transformação digital o processo pelo qual as indústrias passam ao deixar de realizar atividades de forma manual para fazê-las de maneira automatizada. Assim, em um cenário de ascensão tecnológica, é natural que isso ocorra e quem não seguir as tendências será ultrapassado pelos concorrentes.

Porém, para que a transformação digital aconteça de forma completa, não basta apenas ter um ERP na empresa. É preciso configurar esses recursos para que se possa tirar o máximo proveito deles e possibilitando a automação de processos.

4. Garanta um processo de vendas que vá além do tradicional

O uso de novas tecnologias, como um software SAP, faz com que as empresas possam ir além das vendas tradicionais. A ideia é que se possa utilizar desses recursos para agilizar os processos e proporcionar uma experiência única e completa para os clientes.

A computação em nuvem, que citamos anteriormente, faz com que os vendedores possam ter acesso aos dados em qualquer lugar em que estiverem. Desse modo, se fizerem uma venda externade um produto, podem no ato confirmá-la no sistema, aumentando a produtividade da empresa.

Imediatamente e de forma automatizada, os responsáveis pela separação do produto no estoque e entrega para o cliente serão notificados. A partir daí eles podem já providenciar que logo o consumidor receba aquilo que adquiriu, de forma rápida e prática, gerando mais satisfação a quem compra da empresa.

Além disso, é possível que se tenha um CRM, ferramenta de relacionamento com o cliente, integrada ao SAP. Existem opções como a Hybris e o Cloud for Customer que podem facilitar a automação de processos.

5. Adquira uma assinatura eletrônica

Para aumentar a produtividade da empresa com a automação de processos, uma ideia interessante é adquirir uma assinatura eletrônica. Esse tipo de serviço pode ser feito por uma chave digital e facilitamuito a execução de negócios.

A assinatura eletrônica tem o mesmo valor legal do que uma assinatura realizada à caneta pelo gestor da empresa. Logo, ficará mais fácil de executar negócios a distância, com clientes que moram em outras cidades, por exemplo.

6. Garanta soluções tecnológicas para os serviços fiscais

A automação de processos também pode ser utilizada para otimizar os serviços fiscais, mantendo-se dentro das exigências da legislação brasileira. Desse modo, você poderá utilizar um ERP que tenha essa funcionalidade para emitir notas fiscais, fazer alterações nos cálculos de impostos etc.

sistema SAP, por exemplo, tem diversas soluções liberadas nesse sentido, que ainda podem ser complementadas com outros recursos de automação, tornando o seu trabalho ainda mais facilitado.


7. Utilize a inteligência artificial para o atendimento

Cada vez mais as empresas estão utilizando da inteligência artificial para o atendimento de seus clientes, por meio de chatbots incorporados em sites, aplicativos e páginas nas redes sociais.

Esse tipo de serviço é muito útil e ágil, pois pode responder a demandas dos clientes de forma rápida e prática. Além disso, também existem soluções híbridas, que mesclam o atendimento dos robôs com o de seres humanos.

Assim, se um usuário faz uma pergunta muito específica em um canal da empresa e o chatbot não souber responder, um atendimento humano pode fazer uma intervenção e dar sequência na conversa.

8. Realize a cotação de compras de forma eficiente

Encontrar bons fornecedores é essencial para todas as empresas e é por isso que fazer cotação de compras é sempre importante. Atualmente existem recursos de automação de processos que garantem o envio de uma planilha eletrônica para todas as empresas com que você está negociando.

Os seus fornecedores deixarão de enviar orçamentos próprios e preencherão a sua própria planilha. Desse modo, você poderá ter respostas padronizadas e consultar as informações de todos os respondentes.

Com as respostasorganizadas ficará mais fácil de você ter uma visão ampla das soluções oferecidas por cada fornecedor. Assim, poderá fazer as melhores escolhas para o seu negócio.

9. Alcance mais clientes com a automatização do marketing

Também é importante que a automatização englobe os serviços de marketing. Atualmente existem sistemas em que os anúncios são mostrados de forma automática para possíveis clientes em redes sociais, por exemplo.

Existem ainda meios para mostrar os anúncios da sua empresa em diversos sites ao mesmo tempo, por meio dos chamados leilões online.

Essas são apenas as principais ideias para aumentar a produtividade da empresa com a automação de processos. Existem diversas ações que podem ser executadas nesse sentido e a tecnologia não para de evoluir, com novas soluções surgindo o tempo todo.

Gostou do assunto e quer continuar aprendendo sobre ele? Recomendamos então a leitura do nosso artigo “Qual a importância da automatização de processos?”, que traz mais informações acerca desse tema. Não deixe de conferir!

Deixe um Comentário

-Qual a importância de automatizar processos de uma empresa?Entenda como a inteligência artificial pode te ajudar a reduzir custos na empresa.