Ter uma conciliação bancária eficiente é algo escolhido pelos gestores financeiros de todas as associações. Afinal, quando esse processo ocorre de maneira otimizada, a produtividade do setor contábil aumenta de forma elevada. A conciliação bancária, convém lembrar, é uma comparação do seu controle financeiro interno com tudo o que entrou e saiu da sua conta e está lançado no extrato bancário do mesmo período.

Siga conosco para saber mais sobre como o SAP contribui para a realização de uma conciliação bancária eficiente e como esse processo pode ocasionar em mais produtividade para o seu negócio .

Conciliação bancária eficiente no SAP: um resumo do processo

Caso, para fazer uma conciliação bancária eficiente no SAP , as empresas utilizam três contas em uma instituição bancária. A conta principal é a que refletem o quanto a empresa tem no banco. As demais são transitórias, sendo uma de entrada e a outra de saída. Todas as entradas de valores que ocorrem na empresa são produzidos na conta principal e ficam em forma de crédito na conta transitória para essa significativa.

O mesmo ocorre com as despesas, mas de forma inversa. Ou seja, os débitos são registrados na conta principal, mas ficam representados na conta transitória de saída. As contas auxiliares são necessárias para fazer os registros de forma correta na contabilidade. Dessa forma, toda vez que um arquivo de extrato é importado para o SAP , baseado na conta principal, são geradas como entradas e saídas. A conciliação simultânea ocorre porque esse processo é realizado de forma automática pelo SAP, gerando mais produtividade para o usuário.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

4 fatores que comprovam uma produtividade proporcionada por uma conciliação bancária eficiente

Quando uma conciliação bancária eficiente é realizada, com o auxílio das soluções SAP, uma produtividade do negócio aumenta de forma reforçada. Veja, a seguir, alguns fatores que justificam essa afirmativa.

1. Otimização do tempo

A conciliação automática e eficiente é uma forma eficiente para otimizar o tempo dos responsáveis ​​pelo departamento contábil. Por isso, como os processos são feitos de maneira automatizada, há um ganho de tempo necessário.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

2. Geração de relatórios

A produtividade também se justifica pela geração de relatórios que fornece o SAP. Com esses documentos, é possível ter todos os dados da conciliação bancária do período desejado em mãos facilmente. Os relatórios são úteis, inclusive, para que sejam melhores decisões na empresa. Afinal, os cenários podem ser escolhidos com clareza, evitando que se contraiam dívidas maiores do que é possível pagar, por exemplo.

3. Redução de erros nas instalações

Quando os processos de conciliação bancária são feitos manualmente, não são bolados como chances de serem cometidos erros, que geram gargalos em todo o processo da companhia. Com a automatização das atividades de conciliação isso deixa de acontecer. Dessa maneira, como os processos são realizados de forma automática, após a entrada dos extratos no SAP, conforme as chances de ocorrerem ocorrerem de forma imediata.

4. Segurança financeira

O SAP ajuda a sua empresa a ter um melhor planejamento das finanças, tendo em vista que lançamentos detalhados do fluxo de caixa e faz projeções para os próximos meses.
Isso ajuda o negócio a ter mais segurança financeira e o operar sempre no azul, evitando surpresas no campo contábil. Sendo assim, a conciliação bancária eficiente, como você pode perceber ao fazer a leitura deste artigo, contribui muito para a produtividade das associações. Por isso, considerar implementar esse processo em sua companhia.

Gostou deste artigo e quer aprender mais? Então, leia agora o nosso conteúdo que explica como automatizar como rotinas de fechamento para aumentar a eficiência .

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP