O gerente de projetos dedicado em projetos SAP tem um papel essencial nas empresas que utilizam esse tipo de sistema. Isso porque, com esse profissional, tudo fica mais organizado e as tarefas podem ser designadas para os melhores especialistas que podem conduzi-las.

O bom gerente de projetos é uma pessoa que sabe como tirar as pedras do caminho, sempre conduzindo o seu trabalho de forma silenciosa e natural.

Siga a leitura para saber mais sobre o papel do gerente de projetos dedicado em projetos SAP, a formação necessária para exercer essa função e as suas características.

O papel do gerente de projetos dedicado em projetos SAP

O gerente de projetos dedicado em projetos SAP é fundamental para garantir que as pessoas certas façam as atividades certas. Esse profissional precisa conhecer as habilidades dos membros da sua equipe, para delegar as funções da melhor maneira possível.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Vale lembrar, que ao contratar uma consultoria SAP, a empresa terá dois gerentes de projetos. Um deles é o gestor da própria organização, geralmente o responsável pela área de TI.

O outro gestor é um profissional da consultoria contratada. É muito importante esse trabalho em dupla, para que as atividades ocorram em sinergia e da melhor maneira possível.

O gerente de projetos dedicado em projetos SAP da consultoria contratada é a pessoa responsável por apresentar as melhores ferramentas e soluções que a companhia necessita para otimizar as suas atividades.

No entanto, apenas o gestor interno, da própria companhia, conhece as questões técnicas, a cultura organizacional, assim como os profissionais que fazem parte da equipe da empresa.

Logo, ambos os profissionais formam um elo entre a consultoria e a empresa contratante. Assim, poderão desenvolver as melhores estratégias e executá-las da melhor maneira possível.

Formação e características esperadas de um gerente de projetos dedicado em projetos SAP

Para exercer bem a sua função, é essencial que o gestor de projetos tenha formação técnica na área em que trabalha, mas também conhecimento em técnicas de gerenciamento.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Existem vários órgãos certificadores, como faculdades, escolas e empresas que oferecem cursos específicos nessa área. A própria SAP tem um programa de certificação para gerentes de projetos.

Além disso, também é importante que o gestor de projetos SAP estude metodologias ágeis, como Kanban, Daily Scrum, Product Backlog e Sprint Backlog, entre outras.

O conhecimento em diferentes metodologias ágeis é importante, para que se possa saber em qual momento cada um delas pode ser aplicada. Assim, se pode tirar o máximo de proveito em cada situação.

Outras habilidades esperadas de um gerente de projetos é saber se comunicar bem, de forma oral e escrita. Também é necessário ter conhecimento em recursos humanos, para saber como lidar com as pessoas, de forma empática.

É necessário ter habilidade para equilibrar o relacionamento com clientes e liderados, ao mesmo passo em que pensa na qualidade do projeto.

Em suma, o gerente de projetos dedicado em projetos SAP é fundamental para garantir que os membros do time façam as atividades certas, no momento certo. Ele também é o alicerce para a equipe, que pode se preocupar apenas com o seu core de trabalho.

Agora você já sabe, que para ter sucesso nos projetos SAP da sua empresa, ter um bom gerente é fundamental. Por isso, sempre avalie o currículo dos profissionais que trabalharão para você e busque conhecer um pouco mais sobre eles.

Também é importante que você conheça as 4 coisas que deve avaliar ao contratar uma consultoria SAP. Saiba mais em nosso artigo que fala sobre isso.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP