Quem trabalha com TI e utiliza o sistema SAP na sua empresa, certamente já ouviu falar em migração para o S/4HANA. Essa é uma tendência de mercado que está cada vez mais forte e deve se potencializar nos próximos anos.

Apesar disso, ainda são muitas as dúvidas sobre o assunto, bem como sobre as diferentes estratégias de migração para o S/4HANA. É sobre isso que falaremos neste post. Portanto, se você tem interesse no tema, siga a leitura e fique bem informado!

SAP S/4HANA: entendendo o conceito

O SAP é um sistema de ERP utilizado por muitas empresas e o S/4HANA é considerado como uma evolução desse software tradicional. Trata-se de um novo produto, com algumas melhorias que facilitarão o dia a dia das organizações.

HANA nada mais é do que a nova base de dados do SAP, que centraliza tudo em uma mesma plataforma e em que todos as informações rodam em memória. Essa tecnologia traz mais agilidade para as empresas que utilizam o sistema.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Já o S4, por sua vez, é a adaptação das aplicações tradicionais que já existiam para a HANA, a nova base de dados utilizada pelo SAP. A ideia é que se tenha mais rapidez e qualidade no acesso a todas as funções que o software proporciona para a empresa, como controle de vendas, controle de estoque, informações contábeis etc.

Situações em que se deve ser feita a migração para o SAP S/4HANA

Existem duas situações em que a migração para o S/4HANA deve ser considerada. A primeira delas diz respeito à área de negócios e a segunda está relacionada a questões burocráticas de licenciamento.

No primeiro caso, conforme explicamos, o S/4HANA permitirá que as organizações tenham acesso a novas funcionalidades, tornando o seu trabalho ainda mais otimizado e estratégico.

Já as questões burocráticas dizem respeito à atualização e suporte do ERP, uma vez que a SAP trabalha com o prazo de até o ano de 2025 para que todos os usuários façam a migração para o S/4HANA.

Estratégias de migração para o S/4HANA

Existem duas estratégias principais para fazer a migração para o S/4HANA. A seguir, explicaremos cada uma delas. Confira!

Projeto de upgrade ou conversão

Nesse caso, as empresas já têm um ambiente tradicional em uso. Assim, podem ser utilizadas ferramentas específicas para que toda a base de dados do SAP atual seja convertida para o S/4HANA.

Ao mesmo passo em que é feita a conversão dos dados atuais para o S/4HANA, já se atualiza o produto. De tal modo, a partir desse momento, a nova base já poderá ser utilizada pela organização.

Esse processo, em que um upgrade é feito em um sistema já instalado, damos o nome de brownfield. Segundo uma pesquisa feita pela Panaya, 31% das organizações preferem adotar essa metodologia para fazer a migração.

Nova instalação

Também é possível fazer uma nova instalação, ou seja, instalar o S/4HANA do zero nos equipamentos da empresa. Para isso, os processos precisam ser reconfigurados no novo sistema.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Isso é recomendado quando a organização utiliza uma versão muito antiga do SAP, que não possibilita que seja feita a migração direta por meio de ferramentas. Outra situação em que uma nova instalação é indicada acontece quando se deseja adaptar algum processo que estava ruim.

Quando uma nova instalação do sistema é feita para fazer a migração S/4HANA, chamamos o processo de greenfield.

O papel de uma consultoria SAP nessa migração

Ter uma consultoria de confiança é fundamental para que se possa fazer uma boa migração para o S/4HANA. Isso porque os consultores farão um trabalho completo e analisarão cada detalhe dos processos realizados na sua empresa.

O primeiro passo do trabalho realizado por uma consultoria SAP é um planejamento, com base em um estudo detalhado de cada empresa. Nessa etapa também é analisado se vale a pena fazer um projeto de upgrade ou se é melhor optar por uma nova instalação, ver se há alguma nova funcionalidade que pode ser implementada etc.

Após isso entra um trabalho mais técnico, em que são feitas as atualizações e conversões para migrar a base, instalar os programas, entre outras atividades. Também faz parte desse trabalho os ajustes de desenvolvimentos customizados para cada organização.

Em resumo, podemos dizer que não existe um padrão para a migração e o uso do S/4HANA. Assim sendo, a consultoria analisa a situação de cada empresa e sugere formas de uso do sistema, para que se obtenha mais produtividade e otimização das atividades, por meio da automação.

Benefícios da migração SAP S/4HANA

As organizações que fazem a migração S/4HANA também garantem alguns benefícios, como os a seguir listados. Veja!

Garantia de suporte no SAP

Como comentamos, estima-se que a partir de 2025 não será mais fornecido suporte e nem atualizações para as versões do SAP que não estiverem no S/4HANA. Isso quer dizer que, se a sua empresa não fizer a migração, não terá como solucionar um possível problema que acontecer no sistema, por exemplo.

Otimização dos programas

A nova base S/4HANA tem novas funcionalidades, proporcionando que os programas sejam ainda mais customizados do que as versões atuais. Além disso, funciona de forma mais rápida, proporcionando a otimização do tempo na empresa.

Remodelação da interface visual

Toda a parte visual, ou seja o layout do programa, foi reformulada. No S/4HANA tudo é mais intuitivo e fácil de usar. A ideia é que os colaboradores da organização não encontrem nenhum tipo de dificuldade ao utilizar a plataforma para executar as suas atividades. Isso é possível por meio de uma nova ferramenta chamada de SAP Fiori.

Se a sua empresa ainda não fez a migração do SAP para o S/4HANA, não deixe isso para depois. Como você pode perceber, são diversas as vantagens que você obterá e, contanto com uma consultoria adequada, tudo ficará ainda mais fácil de ser realizado.

Gostou do nosso artigo? Então continue aprendendo sobre como a tecnologia pode revolucionar cada vez mais a sua empresa. Leia agora o nosso post que apresenta 6 soluções de mercado para a sua empresa crescer em 2019. Temos certeza de que se trata de um conteúdo muito interessante para você!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP