SAP BTP: aprenda como começar na prática

Publicado em
Por Gian Carvalho
Black,Woman,Smart,Student,Girl,Sitting,At,Table,In,University

Dar os primeiros passos no SAP BTP é um momento importante e que fica ainda mais legal com uma boa ajuda. Por conta disso, preparamos um tutorial que ensina tudo que você precisa saber para começar a utilizar o sistema na prática.

Dominar esse conjunto de sistemas é a solução perfeita para a criação de aplicativos inteligentes com muito mais agilidade e de um jeito descomplicado. Pois hoje chegou a hora de fazer isso e aprender da melhor forma possível.

Vamos nessa!

O que é o SAP BTP e como ele funciona?

O SAP Business Technology Platform, ou simplesmente SAP BTP,  é um conjunto de sistemas de software, plataforma e infraestrutura como serviço e que oferece recursos exclusivos para criar aplicativos inteligentes. Ele oferece ao usuário um banco de dados, tecnologias de inteligência artificial além de ferramentas analíticas e aplicações para desenvolvimentos e integrações com muito mais praticidade.

Seu funcionamento é de  plataforma como serviço (PaaS). É nela que os desenvolvedores podem escrever código em quase qualquer linguagem de programação e executar esse software na mesma nuvem com serviços diversos disponibilizados pela SAP. Isso permite que você customize os desenvolvimentos de acordo com sua necessidade.

Qual a diferença entre PaaS e SaaS:

AcrônimoNomeDescrição
PaaSPlatform as a ServiceA cloud fornece o hardware, tempo de execução e o sistema operacional. O cliente precisa escolher o aplicativo e fornecer o software.
SaaSSoftware as a ServiceA cloud fornece o hardware, o sistema operacional e o software. O cliente utiliza o software diretamente, sem alterações ou customizado para atender às suas necessidades de negócios.

Ambientes de desenvolvimento

Existem quatro tipos de ambientes diferentes na nuvem na SAP que podem ser utilizados na criação de uma solução baseada em PaaS. Para os desenvolvimentos em soluções baseadas em portais web, o mais indicado é o ambiente Neo que permite desenvolver aplicativos utilizando as linguagens HTML5, Java e Serviços de aplicativos estendidos SAP HANA (SAP HANA XS).

Além disso, também é possível utilizar a ferramenta UI Development Toolkit for HTML5 (SAPUI5) para desenvolver interfaces de usuário avançadas para aplicativos de negócios modernos baseados na Web.

O Neo é executado no SAP BTP em servidores que a própria SAP mantém e oferece suporte.

Registrando uma conta gratuita (trial) no SAP BTP

Antes de mais nada, é necessário ter uma conta no SAP Business Technology Platform para poder utilizar a plataforma. Para quem está começando, é possível criar uma conta gratuita para avaliação do sistema.

Criando a sua conta na SAP BTP

1 – Entre no site da SAP e clique no ícone de Log On no canto superior direito.

2 – Se você já tem uma conta na SAP (por exemplo, que começam com P ou S ou e-mail) basta inseri-la junto com sua senha.

3 – Se você não tiver uma conta, verá uma caixa de diálogo de registro no lado esquerdo da tela. Preencha os campos obrigatórios e clique em “Enviar”.

4 – Você receberá uma mensagem no seu e-mail corporativo contendo um link para ativação dessa conta.

5 – Após clicar no link sua conta será exibida uma mensagem alertando que sua conta foi ativada com sucesso.

Acessando o SAP BTP Trial

1 – Após a ativação, ou se você já tiver uma conta SAP, vá para a página SAP BTP Trial e clique no botão para fazer o Logon.

2 – Você verá uma caixa de diálogo para confirmar os termos e condições do SAP BTP Trial. Marque as caixas de seleção e clique em Aceitar. Essa ação simplesmente adiciona o registro SAP.com à sua conta de login no SAP Cloud Identity.

3 – Após realizar esse primeiro logon (somente quando é um novo usuário) você visualizará uma mensagem para que você verifique sua conta com um número de telefone (celular) válido.

4 – Digite seu número de telefone e clique em “Novo código” para recuperar um código. Insira o código que você receberá e clique em “Continuar” para verificar sua conta.

5 –  Após a verificação, você será desconectado automaticamente.

Acessando a tela de boas-vindas

1 – Após validar o seu número de  telefone, deverá logar novamente com a sua conta verificada. Nesse ponto, você encontrará um botão centralizado na sua tela de boas vindas do SAP BTP Cockpit.

2 – Basta você clicar em “Enter Your Trial Account” para navegar na sua conta global.

3 – Aqui, agora você pode criar uma subconta (subAccount) hospedada em uma determinada região. Escolha qualquer região desta lista e clique em “Criar conta” para acionar o processo de provisionamento.

4 – Você verá uma caixa de diálogo indicando que a conta está sendo configurada. Ao concluir, clique em “Continuar” para fechar o pop-up e navegar até a nova conta.

5 – A conta de avaliação global contém uma subconta e um espaço. Navegue até a subconta clicando no botão “Go To Your Trial Account” e depois clicando no bloco chamado “Trial”.

6 – Esta página exibirá o estado atual da subconta. Você pode gerenciar suas assinaturas e pular para os diferentes ambientes de tempo de execução. Também é possível visualizar informações gerais e do ambiente do Cloud Foundry, como o terminal da API e os espaços disponíveis.

Aprendendo sobre o serviço de Marketplace

No Marketplace você encontrará todos os serviços que estão disponíveis em qualquer um dos ambientes.  Para conferir tudo isso, basta selecionar a opção “Service Marketplace” à esquerda para ver todos os serviços disponíveis ou utilizar a barra de filtro para encontrar algum item específico.

A partir daqui você pode especificar um plano de serviço para provisionar instâncias de serviço.

Tour no SAP Business Technology Platform

Depois de criar a sua conta, nada melhor do que conhecer tudo sobre o SAP BTP, não é verdade? Pois preparamos um tutorial super completo para te explicar todos os detalhes e tornar a sua experiência ainda mais incrível.

A conta de avaliação na SAP Business Technology Platform permite que o usuário experimente o serviço gratuitamente por até 365 dias ao todo. Isso inclui um acesso restrito ao conjunto de serviços disponíveis na plataforma e acesso antecipado às funcionalidades betas. Como este tipo de conta é voltada para a exploração pessoal, não é permitido o uso de produção ou desenvolvimento de equipe.

A conta de avaliação é suspensa após 30 dias, mas é possível aumentar esse período escolhendo a opção Estender. Se você quiser excluir sua conta de avaliação, navegue até a página Subcontas no escopo da conta global e clique no botão “Excluir Avaliação/Delete Trial“.

Ambientes no Trial

Atualmente, o SAP BTP oferece três ambientes para contas Trial: Cloud Foundry, ABAP e Kyma. Para este artigo, vamos focar no Cloud Foundry para demonstrar o desenvolvimento de uma aplicação baseada em web.

Começando no Cloud Foundy

Além das contas, diretórios e subcontas globais, o ambiente do Cloud Foundry inclui outro nível hierárquico representado por organizações e espaços. Cada subconta do Cloud Foundry contém exatamente uma organização do Cloud Foundry. Eles têm uma relação 1:1.

Ao criar uma conta de avaliação do Cloud Foundry, você obtém uma conta global com uma subconta do Cloud Foundry, na qual a organização é criada automaticamente. Se desejar, é possível criar subcontar adicionais do Cloud Foundry em sua conta global de avaliação.

No entanto, nessas contas, é necessário criar uma organização clicando no botão “Ativar Cloud Foundry”.

Em sua organização, você pode criar um ou mais espaços, onde você implanta aplicativos e usa serviços. Semelhante às subcontas, os espaços permitem que você novamente estruture e subdivida a cota, se desejar.

Quando você cria sua conta global de avaliação do Cloud Foundry no cockpit, um espaço também é criado automaticamente em sua organização. Você também tem a opção de adicionar outros, se desejar.

Entitlements (Direitos de uso) x Quotes

Você sabe qual é a diferença entre Entitlement (direitos) e Quotes (cotas)? Eles são sois termos vistos com bastante frequência em sua jornada no SAP Business Technology Platform e vale a pena conferir mais sobre cada um deles:

  • ENTITLEMENTS: É seu direito de provisionar e consumir um recurso. Eles se referem ao que você tem direito a usar (por exemplo, quais serviços e planos de serviço).
  • QUOTES: É a quantidade numérica que define o consumo máximo permitido desse recurso. Em outras palavras, quanto de um plano de serviço você tem direito a usar.

Os direitos e as cotas são gerenciados no nível da conta global, distribuídos para diretórios e subcontas e consumidos pelas subcontas. Quando você remove cotas ou direitos de uma subconta, eles ficam disponíveis novamente no nível da conta global e podem ser atribuídos a outras subcontas.

Para obter mais informações sobre direitos, você sempre pode consultar a documentação sobre Entitlements.

Modelo de conta

Agora que você sabe o que esperar da sua conta de teste (Trial), vamos aprender como funciona a estrutura dentro do SAP Business Technology.

Sua conta global, diretórios e subcontas no SAP BTP são a forma como todas as suas atividades são estruturadas. Uma conta global é a realização de um contrato que você fez com a SAP (seja empresarial ou de avaliação). É independente da região e é usado para gerenciar subcontas, membros e cotas. Você recebe cotas para usar os recursos da plataforma por conta global e depois distribui as cotas para a subconta para consumo real. Uma conta global pode conter uma ou mais subcontas nas quais você implanta aplicativos e usa serviços.

Os diretórios permitem que você organize e gerencie suas subcontas de acordo com suas necessidades técnicas e comerciais. Um diretório pode conter uma ou mais subcontas, porém não pode conter outros diretórios. O uso de diretórios para agrupar subcontas é opcional – você ainda pode criar subcontas diretamente em sua conta global.

As subcontas permitem que você estruture uma conta global de acordo com os requisitos do seu projeto em relação a membros, autorizações e cotas. As subcontas em uma conta global são independentes umas das outras. Cada subconta está associada a uma região, que é o local físico onde os aplicativos, dados ou serviços estão hospedados. A região atribuída à sua subconta não precisa estar diretamente relacionada à sua localização. Você pode estar localizado nos Estados Unidos, por exemplo, mas operar sua subconta na Europa.

Em sua conta global de avaliação, uma subconta do Cloud Foundry com uma organização e um espaço chamado dev é criada automaticamente para você.

Navegando no Cockpit BTP

Ao acessar o cockpit do SAP Business Technology, existem certas ações que você pode realizar em cada nível hierárquico, como conta global, subconta, espaço,etc. Para facilitar o entendimento, vamos nos referir à soma dessas ações como escopo.

Por exemplo, quando você estiver em uma conta global, poderá adicionar membros da conta global, criar subcontas e adicionar direitos a subcontas. Eles representam o escopo da conta global.

Esse escopo é refletido tanto na navegação do lado esquerdo quanto nas trilhas de navegação. Esta etapa ajuda você a entender como usar os dois juntos para navegar pelo cockpit da maneira mais eficiente possível.

As duas maneiras são as seguintes:

1 – USANDO A NAVEGAÇÃO DO LADO ESQUERDO DA TELA → A navegação do lado esquerdo muda dependendo de onde você está no cockpit. Reflete as ações possíveis no escopo selecionado.

2 – USANDO AS TRILHAS DE NAVEGAÇÃO (BREADCRUMBS) NO TOPO DA PÁGINA → Você pode se perguntar – se a navegação do lado esquerdo muda dependendo de onde você está no cockpit, como você pode navegar de volta? Simples – você usa a trilha de navegação existente no topo da página.

A trilha coincide com o caminho hierárquico que você percorreu para alcançar seu escopo atual no cockpit. Por exemplo, para acessar um aplicativo no ambiente Cloud Foundry, você terá que ir para sua conta global, depois para a subconta, depois para o espaço e, finalmente, para o aplicativo.

O último item representa o escopo em que você se encontra naquele momento. Para voltar, basta seguir a trilha para refazer seus passos.

  1. Trial Home: aqui você pode encontrar sua página inicial de teste.
  2. Conta global: contém todas as suas subcontas e direitos.
  3. Trial: o terceiro item representa sua subconta.
  4. Dev: depois, você tem seu espaço como o 4º item.
  5. Application Loggin: aqui, você tem seu aplicativo implantado, que é o escopo atual.
  6. Logging: Essa seria a instância do aplicativo implantado.

Adicionando um novo Entitlement (direitos) na sua subconta

Para adicionar um novo entitlement na sua subconta é preciso seguir alguns passos.

1 – Primeiro você deve selecionar o bloco (tile) da subconta à qual você deseja adicionar os direitos.

2 – Depois clique no link “Entitlements” na barra lateral esquerda.

3 –  Você pode usar a caixa de filtro para facilitar sua pesquisa. Clique em “Configure Entitlements” para mudar a tabela para o modo de edição.

4 – Clique em adicionar planos de serviços para visualizar todos os serviços disponíveis:

5 – Use a barra de filtro para pesquisar “Hana Cloud” para reduzir o número de resultados disponíveis.

6 – Clique na caixa de seleção para selecionar os planos de serviço hdi-data-connection, hana e relacional-data-lake. Por fim, confirme sua seleção clicando em “Add 3 Service Plan” (dependendo do setup inicial esses serviços poderão já estar selecionados na sua conta).

7 – Após clicar nesse botão, você acabou de ativar o serviço SAP HANA Cloud em sua subconta. Dependendo do que você deseja construir, você pode querer adicionar um ou mais dos seguintes planos de serviço também:

ServiçoCenário de uso
ABAP environmentPara explorar a avaliação gratuita do SAP BTP usando o ambiente ABAP.
Kyma runtimePara explorar a avaliação gratuita do SAP BTP usando o ambiente Kyma.
Cloud Foundry RuntimeNecessário para executar o aplicativo no SAP BTP no ambiente Cloud Foundry. A cota escolhida define a quantidade disponível de GB de memória.
Enterprise MessagingBarramento de mensagens para comunicação entre aplicativos no ambiente Cloud Foundry.
LaunchpadExplore seus aplicativos SAPUI5 por meio do serviço SAP Launchpad.
SAP HANA CloudGerencie todos os seus dados em uma única solução com armazenamento de dados multicamadas, incluindo memória interna, memória de disco quente e um data lake em escala de petabytes.
WorkflowPara usar o serviço SAP Workflow no ambiente Cloud Foundry.
SAP Business Application StudioAs ferramentas de desenvolvimento para aplicativos de negócios na nuvem.

A lista conta com apenas alguns exemplos, pois no sistema existem outras alternativas disponíveis para os usuários.

8 – Depois de selecionar os serviços necessários, basta clicar no botão “Salvar”.

Colocando a mão na massa

Agora ficou bem mais fácil aproveitar o SAP Business Technology Platform e todos os recursos disponíveis, não é mesmo? Com o BTP é possível melhorar a rentabilidade e eficiência operacional da empresa, proporcionando acesso a opções avançadas de aplicativos e integração com múltiplos sistemas e dispositivos já utilizados na empresa, como ferramentas de “Analytics”, big data, machine learning, IoT, entre outros.

Confira tudo que esta solução incrível tem para oferecer e crie agora mesmo seus aplicativos inteligentes. A Escotta é especialista em BTP e pode ajudar o seu negócio a se desenvolver melhor, além de oferecer uma consultoria completa para resolver os principais problemas no uso da plataforma. Entre em contato com nossos especialistase saiba mais.

COMPARTILHAR
BRASIL
Curitiba PR • São Paulo SP • Joinville SC
CHILE
Concepción • Santiago
SAP Silver Partner

A ESCOTTA utiliza cookies e outras tecnologias neste website de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18) e demais informações da nossa Política de Privacidade.