Recebimento Fiscal:
Sua empresa pode melhorar com o SAP NFe Inbound

 

Automatização e Aumento de Produtividade no Recebimento Fiscal

Estamos em um momento que as companhias precisam aumentar a produtividade de suas equipes e processos para que continuem sendo competitivas no longo prazo. A tecnologia vem evoluindo a cada dia que passa, trazendo cada vez mais oportunidades de melhorias.

No Brasil, as empresas possuem o esforço adicional para realização de seus recebimentos fiscais diários. Além da necessidade de entrada de várias informações de maneira manual, é necessário que a equipe se atenha à escrituração das notas fiscais conforme estas são enviadas pelos fornecedores, com contabilização adequada dos impostos, e por fim o armazenamento do documento XML, para que esteja em conformidade com a legislação brasileira.

Além do grande esforço que é necessário ser aplicado nesta área pelas corporações no nosso país, esta burocracia também causa prejuízos operacionais e riscos fiscais. É necessário que a equipe de recebimento, muitas vezes na portaria da planta, tenha conhecimentos fiscais. Em alguns casos tendo que ser responsável por tomar decisões de recusar uma nota fiscal do fornecedor no momento que o caminhão já chegou no seu destino.

Fora todos os pontos já citados, ainda existe o risco de entrada incorreta de dados, como informação de pedido de compras errado, escrituração de maneira inadequada e problemas nas contabilizações de impostos, aumentando as possibilidades de incorrer em penalidades.

Com a solução do SAP Nfe Inbound , pode-se automatizar grande parte das notas fiscais de entrada na sua empresa. Não só notas fiscais de compras, como também transferências, subcontratações e movimentações diversas como retornos de remessas para conserto, entradas de demonstração entre outras.

O que é possível automatizar?

A ferramenta permite que todas as validações, que antes eram feitas no momento do caminhão chegar no seu destino final, sejam feitas no momento da emissão da nota fiscal. Caso alguma inconsistência seja encontrada, é possível rejeitar o recebimento da nota fiscal antes mesmo do fornecedor expedi-la.

Desta forma, toda a inteligência de análise fiscal não precisa estar distribuída nos diversos pontos de entrada da empresa. Pode e deve ficar centralizada com uma equipe especializada na análise fiscal, liberando assim a equipe de recebimento nas plantas para a realização das atividades operacionais, que se limitam a informar a chave de acesso da Nota Fiscal e a quantidade de materiais recebida.

Para diminuir ainda mais o esforço operacional e o risco nas operações manuais, caso o fornecedor não identifique claramente o pedido que originou a nota fiscal, nossa solução agrega algoritmos de inteligência artificial que retorna o pedido mais adequado.

Por fim, a ferramenta diminui drasticamente a interação manual do usuário para a entrada da nota fiscal no sistema, diminuindo os erros e consequentemente os riscos fiscais.

Nossa solução possui um objetivo claro de alavancar a produtividade no processo de recebimento fiscal e diminuir riscos fiscais decorrentes de erros manuais. Entre em contato conosco para que possamos lhe apresentar uma proposta.

Entre em contato

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt