A Escotta abraça o Outubro Rosa

Publicado em
Por Gian Carvalho
October,Breast,Cancer,Awareness,Month,,Woman,In,Pink,T-,Shirt

Conheça a história e a importância do Outubro Rosa para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama e do câncer do colo de útero.

Outubro chegou e junto com ele, uma das maiores campanhas de conscientização acerca de uma doença: o Outubro Rosa. Criado com o objetivo de alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, o Outubro Rosa também inclui ações de conscientização sobre o câncer do colo do útero.

A Escotta abraça essa campanha e a seguir, você vai saber um pouco mais sobre o Outubro Rosa e a importância das mulheres na tecnologia.

Um pouco de história

Desde 1990, o mês de outubro é marcado por diversas ações relacionadas à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de mama. Afinal, foi nessa década que oficialmente teve início o Outubro Rosa.

A campanha surgiu nos Estados Unidos, sendo que seu principal marco é a Corrida pela Cura, que aconteceu em Nova York. Na ocasião, foram distribuídos lacinhos cor de rosa para os participantes. E é por essa razão que, até hoje, esse acessório se tornou o principal símbolo do Outubro Rosa.

O câncer de mama

Como você já sabe, o Outubro Rosa é uma campanha de conscientização sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e, mais recentemente, do câncer do colo do útero. A ideia é que, com todas as ações voltadas ao tema, o acesso aos serviços diagnósticos aumentem e a mortalidade da doença diminua.

Mas por que essa campanha é tão importante? O câncer de mama é o câncer que afeta mais frequentemente a mulher brasileira. Nessa doença, ocorre o desenvolvimento e a multiplicação anormal das células da mama, até que se forme um tumor maligno.

Mas o que você talvez não saiba é que, se diagnosticado de forma precoce, o câncer de mama tem chances de cura em 95% dos casos. Por essa razão, o Outubro Rosa tem o foco de conscientizar, informar e mostrar a importância da realização dos exames clínicos e da mamografia, por exemplo.

Atenção aos sinais

Dentre os principais sinais do câncer de mama, se destacam:

  • Caroço no seio, acompanhado de dor ou não;
  • Pele da mama, semelhante a uma casca de laranja;
  • Pequenos caroços embaixo do braço.

Mulheres na TI

Como o Outubro Rosa é uma campanha cujo foco principal é o público feminino, não poderíamos deixar de falar também sobre a presença das mulheres na tecnologia. Apesar de serem autoras de grandes feitos na área tecnológica, as mulheres ainda sofrem preconceitos no setor.

Dentre as empresas de tecnologia do Vale do Silício, por exemplo, apenas 11% dos cargos executivos são ocupados por mulheres. Já, no Brasil, enquanto os cursos de tecnologia cresceram 586%, a participação das mulheres matriculadas caiu de 34,89% para 15,53%. Sem falar, é claro, na diferença salarial. De acordo com uma pesquisa realizada pela Revelo, as mulheres na TI recebem aproximadamente 17,4% a menos que os homens.

Esses dados apenas comprovam o que muitas mulheres que ingressam nesse mercado passam no dia a dia: preconceito, sendo desacreditadas por parceiros de equipe e clientes, com diferença salarial devido ao gênero.

Profissionais renomadas

Apesar das questões citadas acima, as mulheres sempre conseguiram alcançar feitos incríveis na área da tecnologia. E para que todas se sintam mais representadas e acolhidas, vamos te dar alguns exemplos de mulheres que impactaram grandemente o setor:

  • Augusta Ada King: também conhecida como Condessa de Lovelace, Augusta Ada King é a criadora do primeiro algoritmo da história. Ela escreveu uma sequência de dados em uma época onde ainda não existiam computadores para calculá-los. Anos após seu falecimento, foi possível verificar o algoritmo e comprová-lo.
  • Mary Kenneth Keller: a irmã Mary Kenneth Keller também marcou a história da tecnologia. Sua principal contribuição foi na criação da linguagem de programação Basic.
  • Katherine Johnson, Dorothy Vaughn e Mary Jackson: a história dessas três mulheres negras foi recentemente contada no filme Estrelas Além do Tempo. As três funcionárias da Nasa foram peças indispensáveis, que contribuíram para o projeto de lançamento do astronauta John Glenn no espaço, durante a corrida espacial entre Estados Unidos e União Soviética.

Esperamos que, após esse texto, você tenha percebido o quanto é importante reconhecer a importância das mulheres na área de TI. E isso inclui também, a conscientização acerca do Outubro Rosa. A Escotta abraça essas causas e também contribui para o incentivo ao diagnóstico precoce da doença e para a igualdade entre homens e mulheres na tecnologia.

E se você gostou desse texto e deseja conferir mais conteúdos como esse, clique aqui e siga nossas redes sociais.

COMPARTILHAR
BRASIL
Curitiba PR • São Paulo SP • Joinville SC
CHILE
Concepción • Santiago
SAP Silver Partner

A ESCOTTA utiliza cookies e outras tecnologias neste website de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18) e demais informações da nossa Política de Privacidade.