Como o BTP pode ser utilizado para aumentar a produtividade de processos?

Veja como melhorar a produtividade de processos na sua empresa usando o SAP SCP!
Publicado em
Por Gian Carvalho
BTP
BTP

Você, que atua na gestão de processos administrativos / financeiros da empresa, certamente deve enfrentar diversos desafios para que a produtividade da sua equipe seja mais efetiva e para que a rentabilidade e eficiência operacional estejam sempre em crescimento, certo?

Sabia que é possível solucionar esses tipos de problema utilizando a plataforma BTP?

Se você ainda não conhece o BTP e quer saber como ele pode ajudar a sua empresa, então recomendamos que você leia este artigo até o fim e descubra as vantagens desse sistema.

O que é BTP?

O BTP é uma plataforma de produtos de tecnologia e desenvolvimento. Essa plataforma dá acesso a opções avançadas de desenvolvimento de aplicativos e ainda tem como vantagem a integração com múltiplos sistemas e dispositivos já utilizados na empresa, como ferramentas de “Analytics”, big data, machine learning, IoT, entre outros.

O Business Technology Platform (BTP) é novo nome dado pela empresa SAP para o antigo SAP Cloud Platform (SCP), já conhecido por muitos gestores.

De forma resumida, o BTP ajuda a aumentar a produtividade ao fazer a integração de soluções SAP que já são utilizadas pela empresa, bem como de outros sistemas de qualquer natureza.

Com isso, é possível cruzar e analisar dados ou importar e exportar relatórios (para citar apenas duas das muitas possibilidades) com muito mais agilidade, segurança e confiabilidade dos dados.

Ou seja, com o BTP, os processos da empresa se tornam muito mais integrados, fazendo com que aumente a produtividade dos profissionais.

BTP: uma estratégia integrada de ERP

Grande parte dos gestores empresariais deve conhecer os sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), que são softwares de gestão integrada. O BTP é uma plataforma que faz parte dessa estratégia de soluções integradas da empresa, chamada de ERP inteligente.

Isso ocorre por conta do aumento da produtividade de processos que é proporcionada quando aplicada para fins de automação, processamento de informações e/ou melhorias de processos.

Além disso, o BTP possibilita o desenvolvimento de novas aplicações e integrações de forma personalizada para a organização dos processos, sendo desenvolvidas de acordo com as necessidades de cada negócio.

Possibilidades de integração do BTP

Um dos pontos que se destaca no BTP são as múltiplas possibilidades de integração que a plataforma permite.

É possível realizar a integração com as demais soluções SAP, como o SAP Ariba, o SAP C/4HANA, o SAP Concur, o SAP S/4HANA, entre outros; além de poder ser conectado com praticamente qualquer outro sistema que o cliente possua que não seja SAP.

Esse é, inclusive, o propósito da plataforma, pois permite que cada sistema envolvido no processo desempenhe o seu papel, reduzindo ruídos e problemas de conectividade, algo que vemos com frequência em landscape de TI de clientes complexos.

Com essa facilidade de integração, é possível observar as seguintes vantagens:

  • Solucionar problemas operacionais e resolver as dores dos processos de negócio;
  • Contar com uma ferramenta especializada e direcionada para a otimização dos cenários contemplados nos diferentes sistemas integrados;
  • Proporcionar um alto nível de personalização da plataforma, adequando-a para o processo adotado na empresa;
  • Aprimorar a experiência dos usuários envolvidos nos processos;
  • Otimizar o tempo dos profissionais, permitindo que as pessoas deem foco no que efetivamente é importante em seus processos de trabalho.

3 maneiras de aumentar a produtividade de processos com o BTP

O BTP pode simplificar, e muito, o trabalho nas empresas se for aplicado de maneira correta e, com isso, fazer com que se tenha mais produtividade de processos.

Veja a seguir os 3 principais meios pelos quais o BTP pode melhorar os processos da sua empresa:

1. Acesso a recursos avançados de TI

Como o BTP é um sistema separado do ERP (ECC ou S4HANA), ele é um ambiente de desenvolvimento livre que pode ser consumido sem riscos para a integridade dos processos de negócio básicos das empresas. Sendo assim, ele disponibiliza um set de tecnologias e funcionalidades avançadas para serem consumidas sob demanda. Dentre as quais temos:

  • Banco de dados HANA sob demanda: possibilita utilizar um banco de dados do SAP HANA sob demanda para aplicações externas sem que seja necessário armazenar as informações das aplicações juntamente com o ERP. Isso permite aprimorar o nível de segurança e possibilita a construção de uma solução isolada.
  • Servidor ABAP sob demanda: serviço que permite o desenvolvimento de aplicações ABAP (mesma tecnologia do ERP), sem que seja necessário utilizar um ambiente SAP ERP (ECC ou S4). Trata-se de uma novidade do BTP, já que antigamente não era possível utilizar a linguagem dessa forma.
  • Serviço de RPA: permite aplicações para automação de tarefas manuais via RPA. Ou seja, substitui esforços operacionais da equipe.
  • Bot inteligentes via IA: serviços da plataforma que utilizam técnicas de machine learning para disponibilizar bots que interagem e aprendem conforme são utilizados. Mais uma inovação para aumentar a produtividade dos processos.
  • Funcionalidades Analytics: ao utilizar o SAP Analytics Cloud, é possível conectar qualquer tipo de sistema ou banco de dados, permitindo, com isso, a criação de dashboards e indicadores gerenciais, além da automatização da tarefa de extração e análise de dados.

2. Integração de todos os recursos e tecnologias

A integração pode ser considerada uma das principais características do BTP. Sendo assim, há a possibilidade de utilizar o SAP Integration Suite e o Processo Orchestration para distribuir tarefas para vários sistemas ou pessoas, dando mais celeridade aos processos.

Dessa forma, é possível organizar o landscape de sistemas SAP e legados de maneira unificada. Isso ocorre com a vantagem da governança e manutenção facilitada, considerando que toda a conectividade, além de ser isolada do sistema ERP, também será unificada em uma ferramenta especialista em gerenciamento de integrações entre sistemas. Mais uma funcionalidade que ajuda a reduzir tempo de trabalho da equipe.

3. Desenvolvimento e ampliação dos aplicativos

Como o BTP tem a facilidade da personalização de acordo com o negócio, a plataforma permite a utilização do Application Studio e de outras plataformas para criação de aplicativos personalizados ou acelerados (“low code/no code”).

Com isso, é possível atender a necessidades específicas de cada empresa, sem precisar que essas aplicações sejam, necessariamente, implementadas dentro do ambiente ERP.

Além disso, também é possível importar para o BTP soluções já existentes para que sejam armazenadas e hospedadas na infraestrutura da SAP, um ecossistema aberto, mas com a vantagem de ser seguro e altamente adaptável a frequentes mudanças que ocorrem nos demais sistemas utilizados na empresa. Isso significa que a plataforma se adapta ao processo do cliente, e não o contrário.

Como ter a plataforma BTP na sua empresa?

Agora que você já conhece o BTP e suas inúmeras vantagens para aumentar a produtividade dos processos, é hora de conversar com quem entende do assunto e adquirir essa plataforma para implantar na sua empresa.

A Escotta é especialista na área e pode ajudar o seu negócio a se desenvolver nesse sentido. Por isso, caso queira resolver os principais problemas de gestão dos processos com o BTP, não deixe de entrar em contato conosco. Estamos sempre à disposição!

COMPARTILHAR
BRASIL
Curitiba PR • São Paulo SP • Joinville SC
CHILE
Concepción • Santiago
SAP Silver Partner

A ESCOTTA utiliza cookies e outras tecnologias neste website de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18) e demais informações da nossa Política de Privacidade.