Como podemos tratar o pagamento de tributos no S/4HANA?

Já é possível tratar pagamentos de tributos no S/4HANA! Leia o nosso artigo e confira agora mesmo.
Publicado em
Por Gian Carvalho
S/4HANA
S/4HANA

O SAP é uma ferramenta poderosa de gestão empresarial. Dentro desse contexto, é possível utilizá-lo nas mais diversas áreas de uma empresa, o que inclui tratar o pagamento de tributos no S/4HANA.

A nova versão do SAP é ainda mais eficiente no que se refere à parte financeira. O S/4HANA passou por um aprimoramento no que diz respeito à comunicação com os bancos. Com isso, a sua empresa tem mais opções de pagamentos dentro da plataforma, tornando o dia a dia do setor financeiro mais eficiente.

Veja como tratar o pagamento de tributos no S/4HANA

Toda empresa precisa realizar mensalmente o pagamento de dois tipos de tributos. São eles:

  • Impostos: ICMS, PIS, COFINS, ISS, entre outros.
  • Concessionários: faturas de energia elétrica, água, internet e demais contas referentes a consumos da empresa.

No SAP, já é possível efetuar o pagamento desses dois tipos de tributos. Mas, para que as guias e faturas sejam pagas, é necessário fazer o lançamento de cada boleto de forma manual.

No entanto, com o S/4HANA, o pagamento de tributos pode ser muito mais ágil. Bastam algumas alterações para que o seu negócio possa usufruir do máximo de eficiência que esse sistema pode proporcionar.

Etapas de lançamento

No SAP, o lançamento dos tributos ocorre da seguinte forma:

  • A comunicação entre SAP e instituição bancária é feita por arquivo-texto, com padrão CNAB (Centro Nacional de Automação Bancária), estabelecido pela FEBRABAN;
  • Os dados são colocados no arquivo, o banco faz a operação bancária e depois devolve a informação para lançar no SAP;
  • Como o SAP padrão não contempla esse segmento, é possível renomear os segmentos. Para o pagamento de concessionárias, usa-se o segmento O. Já para o de tributos, escolhe-se entre o O e o N;
  • Esses segmentos são parte dos arquivos de comunicação bancária que vão para as instituições financeiras do Brasil;
  • Para tratar o pagamento de tributos no S/4HANA, portanto, inicialmente é necessário preencher o código de barras do boleto no SAP, geralmente nas funções da contabilidade;
  • Em seguida, o processo de remessa e retorno de arquivos para o banco deve ser feito.

Sendo assim, o fluxo de automação para estes pagamentos é possível. Mas, para que essa facilidade seja implementada no dia a dia da sua empresa, é necessário modificar adequadamente o SAP, para atender o requerimento. E é justamente por essa razão que é tão importante contar com o apoio de uma consultoria SAP, como a Escotta.

Quais são as vantagens da automatização de pagamentos de tributos e concessionários para a sua empresa?

Imagine que todos os meses, a sua empresa possui vários títulos de tributos e concessionários para pagar. Ao invés de digitar os dados um por um e conferir se cada um deles foi computado corretamente, é possível criar uma nova aplicação no sistema.

Essa atualização permite o envio de uma remessa de pagamentos de forma automatizada, além de também possibilitar a inclusão automática dos títulos para pagamentos (lançamento de faturas na contabilidade).

Também é possível utilizar modalidades diferentes de pagamento. Ou seja, mesmo que os títulos sejam pagos de maneira automatizada, você pode optar por realizar alguns pagamentos via DOC, outros via TED, PIX, boleto, entre outros.

Tudo é processado na mesma remessa, proporcionando maior agilidade e gerando mais eficiência operacional.

Além de todas essas vantagens, ao utilizar esse recurso, a empresa também tem ganhos de governança nas operações. Afinal, as chances de manipulação de informações e fraudes reduzem consideravelmente.

Por que a migração para o S/4HANA é uma mudança estratégica para a empresa?

Em resumo, o pagamento de tributos é uma funcionalidade já presente no SAP e parcialmente atendida no S4HANA, mas que demanda atenção e esforços para que seja realizada.

Em um momento onde as empresas buscam cada vez mais produtividade, é importante ter em mente que é possível automatizar o processo de lançamento, comunicação bancária e conciliação de partidas de tributos e concessionários. Dessa forma, o trabalho da contabilidade/financeiro se torna mais analítico e menos operacional.

Tratar o pagamento de tributos no S/4HANA é possível! Mas, para isso, é fundamental contar com um parceiro SAP, como a Escotta, que conheça todos os processos e possibilidades do sistema. Somente dessa forma, você poderá garantir que serão realizadas as modificações adequadas na ferramenta, visando a melhor fluidez e produtividade do processo.

Converse com os nossos especialistas, explique as suas demandas e garanta o que há de melhor em consultoria SAP para a sua empresa.

COMPARTILHAR
BRASIL
Curitiba PR • São Paulo SP • Joinville SC
CHILE
Concepción • Santiago
SAP Silver Partner