Como ter um atendimento automatizado nos processos de venda com a tecnologia SAP?

Saiba como economizar tempo e melhorar a qualidade do atendimento aos clientes com auxílio da inteligência artificial.
Publicado em
Por Gian Carvalho
: atendimento automatizado nos processos de automação

Observe o processo de vendas da sua empresa e analise quantas tarefas são realizadas manualmente por profissionais. São muitas, não é mesmo?

Agora, imagine como seria mais fácil e ágil automatizar várias dessas etapas por meio de um sistema de RPA, Inteligência Artificial ou Machine learning no SAP que realizaria todas essas atividades operacionais. Imaginou?

Com certeza, você deve estar pensando como o tempo de trabalho dos profissionais da sua equipe seria otimizado e os riscos de erro seriam bem menores.

Pois saiba que isso é possível e há várias formas de tornar esse desejo realidade na sua empresa. Neste artigo, explicaremos com mais detalhes tudo sobre automatização dos processos de vendas no SAP e como é possível implantá-la no seu negócio.

Como funciona o atendimento automatizado no processo de vendas

Todo processo de vendas requer etapas administrativas e burocráticas em relação ao atendimento ao cliente, como consulta do status de entrega do produto, envio de boleto ou Nota Fiscal, entre outras semelhantes.

Muitas dessas atividades, que normalmente são realizadas com atendimento pessoal, seja presencial ou on-line, podem ser implementadas no SAP a fim de que o próprio cliente possa realizar essas consultas e solicitações sem que seja necessário o intermédio de um profissional da equipe.

Por exemplo, quando o cliente necessita indicar uma forma de pagamento ou solicitar segunda via do boleto, não seria necessário que houvesse uma pessoa para intermediar esse serviço, uma vez que o próprio sistema SAP pode ser adaptado para atender a essa demanda.

Ou então, é possível configurar, com auxílio de inteligência artificial, um Chatbot que fará o atendimento automático por meio de um chat com perguntas e respostas frequentes (FAQ).

Para que tarefas de vendas é possível programar o atendimento automatizado no SAP?

Várias etapas do processo de vendas, em especial as que consistem em conferências e solicitações, podem ser automatizadas no SAP. Abaixo, listamos as principais atividades para que seja possível visualizar quanto tempo de trabalho operacional pode ser poupado ao automatizar esses processos.

  • Criação de novos pedidos de venda
  • Criação de cotações de preços
  • Verificação de disponibilidade de materiais
  • Consulta de crédito do cliente (nível de endividamento permitido)
  • Consulta de entregas pendentes
  • Geração de segunda via de boletos e documentos
  • Permissão de rastreabilidade dos processos do cliente
  • Solicitação de devolução de produto

Principais opções para automatização do processo de vendas na plataforma SAP

Como vimos anteriormente, há várias possibilidades de automatização para atendimento de vendas no SAP, sempre alinhadas aos processos e particularidades de cada negócio e observando a responsabilidade de proteger os dados dos clientes, em acordo com a LGPD.

Na sequência, você poderá ver em detalhes como é possível aplicar 3 dessas ferramentas de automatização. São elas:

  • APP SAP para clientes: uma tendência no relacionamento das grandes empresas é a disponibilização via internet de portais de serviços compartilhados, nos quais os clientes podem verificar de forma independente as informações e rotinas destacadas anteriormente, entre outras que sejam relevantes.
    Essa funcionalidade nada mais é do que uma área virtual, preferencialmente acessada por meio de usuário e senha, em que o cliente tem acesso às informações autorizadas pela empresa e onde será possível solicitar serviços de forma rápida e segura.
  • C4 Sales: por meio do C4 Sales é possível que o próprio cliente efetue suas cotações, dispare os pedidos de venda e tenha visibilidade das informações. Tudo isso integrado ao S4HANA ou ECC, permitindo, dessa forma, acompanhar o histórico do cliente e proporcionar uma melhor experiência de atendimento.Veja o nosso artigo sobre como criar uma força de vendas eficiente e produtiva com o S4/Hanna ou ECC. Leia mais.
  • Chatbots (com ou sem IA): através de chatbots (salas de bate-papo virtual em que o cliente é atendido por um robô) é possível estruturar interações para que o cliente tenha acesso às suas informações, efetue solicitações ou até mesmo seja direcionado para um atendimento humano personalizado.Todas essas automações podem ser conectadas ao SAP garantindo, assim, o máximo de automação possível para os processos. É válido destacar que a qualidade das interações e a interpretação de linguagem dos bots pode ser flexibilizada com base na solução tecnológica utilizada, das quais o BTP é uma das principais com a Conversational AI.

Os 3 tópicos acima são apenas algumas das diversas opções que existem para aprimorar os processos automatizado de vendas, o relacionamento com os clientes e a experiência do usuário.

Vale lembrar mais uma vez que todas elas possuem desdobramentos internos nas organizações, gerando ganhos organizacionais reais (com relação ao tempo de trabalho e produtividade da equipe interna que efetua o atendimento).

Como ter um atendimento automatizado nos processos de venda?

A resposta para essa pergunta é simples: basta implementar e ajustar adequadamente as ferramentas SAP disponíveis para automação ou integrar a alguma outra ferramenta externa e estruturar o canal de atendimento à realidade do negócio, tornando o atendimento automático intuitivo para o usuário e funcional para a empresa.

Nesse sentido, uma consultoria especializada é o melhor caminho para ajudar na tarefa de desenvolvimento, implementação e parametrizações do sistema como também no mapeamento do processo a fim de transpô-lo para o ambiente virtual de maneira efetiva.

Escotta: especialista em consultoria SAP

Para implantar um sistema de automatização de vendas na sua empresa utilizando o sistema SAP – ou diversas outras facilidades proporcionadas pela plataforma – fale com um de nossos consultores especialistas.

O time Escotta está à disposição e pode lhe ajudar a extrair o que há de melhor da ferramenta. Nossos profissionais participam de todo o processo, desde a análise do cenário e necessidades, até a implantação e acompanhamento do uso da nova funcionalidade.

Com isso, você ganha tempo para se dedicar ao que realmente importa na sua empresa: planejamento e inovação.

Fale com um consultor Escotta e veja como é possível ajudarmos a sua empresa.

COMPARTILHAR
BRASIL
Curitiba PR • São Paulo SP • Joinville SC
CHILE
Concepción • Santiago
SAP Silver Partner

A ESCOTTA utiliza cookies e outras tecnologias neste website de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18) e demais informações da nossa Política de Privacidade.