A Escotta desenvolveu recentemente um novo framework para a realização de conciliações financeiras. A ferramenta serve para que os trabalhos dos departamentos financeiro e contábil da empresa sejam facilitados.

O recurso se divide em três grandes grupos de conciliação. Neste artigo, explicaremos cada um deles, para que você entenda mais sobre a nova ferramenta de framework desenvolvida pela Escotta. Continue lendo para saber mais!

Os 3 grupos de conciliações financeiras atendidos pelo novo framework da Escotta

Como comentamos, o novo framework de conciliações financeiras da Escotta atende a três grandes grupos. São eles: contas contábeis, conciliação de cartões e conciliação bancária.
Veja, a seguir, mais detalhes sobre cada uma das agrupações, bem como os benefícios que o serviço que oferecemos pode trazer para a sua empresa.

1. Contas contábeis

Basicamente, o SAP cria contas contábeis que podem ser parametrizadas para que sejam contas de partidas em aberto. Sendo assim, toda vez que isso é feito, há a possibilidade de executar processos de conciliação no SAP, ou seja, identificar documentos de débito e crédito que, ao serem agrupados, resultam em saldo zero.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Nesse sentido, estamos propondo aos nossos clientes soluções de automatização, que auxiliam e contribuem muito para a conciliação de forma automatizada. Afinal, oferecemos soluções standard e também outra mais robusta e customizada, em que realizamos um trabalho mais profundo e de investigação em cada cliente.

1.1 Benefícios do framework de contas contábeis

Contar com esse framework na sua empresa trará uma série de benefícios para o seu negócio, tais como:

  • dinamismo das informações;
  • otimização dos processos;
  • redução de pendências; e
  • mitigação dos erros.

2. Conciliações de cartões

A utilização de cartões é cada vez maior em todos os segmentos. Por isso, é importante que as empresas também realizem conciliações de cartões. Esse framework da Escotta é segregado em duas soluções. Na primeira delas é feita a comunicação entre o SAP e as operadoras de cartão.

Isso pode ser feito por meio de arquivos ou por APIs, que é uma maneira mais segura e tendência no meio empresarial. Dessa forma, também é possível fazer a comunicação diretamente com as instituições financeiras, como operadoras de cartão, bancos e fintechs.

A segunda solução consiste efetivamente na conciliação dos cartões. Assim, de forma automatizada, é feito o encontro de contas, ou seja, a baixa do contas a receber.

2.1 Benefícios do framework de conciliação de cartões

A solução de conciliação de cartões também traz diversos benefícios para os clientes que a utilizam. Os principais deles são:

  • dinamismo no contas a receber no fechamento;
  • diminuição dos erros (baixas indevidas);
  • redução das atividades manuais;
  • otimização dos processos; e
  • redução de pendências.

3. Conciliação bancária

A última solução que desenvolvemos é a da conciliação bancária. Trata-se de um recurso muito similar ao processo de cartão. Assim sendo, criamos uma inteligência para fazer a conversação e também para a comunicação com as instituições financeiras.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

A Escotta tem a expertise para fazer a comunicação com as instituições financeiras por arquivo KNAB e também por API.

Foi desenvolvido, portanto, um procedimento que utiliza as funcionalidades standard da SAP da melhor forma. Além disso, desenvolvemos estratégias que otimizam ainda mais esse processo.

A primeira delas é a criação de um algoritmo de compensação, para que as compensações aconteçam de forma automatizada.

Além disso, desenvolvemos uma solução extra-sistema, para o caso dos clientes que já trabalham com parceiros fora do SAP para a realização da conciliação bancária. Por isso, outra possibilidade é o uso de uma aplicação do SAP que usa a inteligência artificial para as conciliações contábeis.

Essa solução recebe o nome de cash application. Afinal, funciona assim: de acordo com as informações que ela recebe, fica mais inteligente e aumenta o poder de assertividade de compensação.

A ideia é que tudo funcione dentro do SAP, dispensando a necessidade de usar outros softwares para realizar as conciliações bancárias. Além disso, vale lembrar que essa solução contempla o SAP ERP e também o SAP S/4HANA ou SAP C/4HANA, que são os novos sistemas da SAP. Ou seja, quem ainda não fez a migração para a nova versão do software, já pode usar o recurso.

3.1 Benefícios das soluções de conciliação bancária

Entre os principais benefícios das soluções de conciliação bancária, destacam-se os seguintes:

  • criação de algoritmos de compensação;
  • mitigação de pontos de auditoria;
  • redução das atividades manuais;
  • otimização dos processos; e
  • redução de pendências.

Agora você já conhece mais sobre os frameworks de conciliações financeiras da Escotta. Sendo assim, lembramos que as soluções são customizadas e podem ser escolhidas de acordo com a necessidade de cada empresa.

É justamente nisso que consiste o trabalho de consultoria! Por isso, para saber mais sobre o assunto e entender qual das soluções é ideal para a sua empresa, converse conosco! Nosso time está sempre à disposição para atendê-lo.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP