Será que a determinação automática de IVA melhora a qualidade do recebimento fiscal? A resposta para essa pergunta é sim e vamos explicar o porquê neste artigo

Sabemos que o preenchimento incorreto do IVA durante a criação dos pedidos de compras pode gerar vários problemas e diminuir a produtividade do time de recebimento fiscal. Então, por que não usar a determinação automática de IVA? Sendo assim, a Escotta oferece a solução ideal para realizar essa tarefa.

Entenda como funciona a determinação automática de IVA

A determinação automática de IVA é realizada por meio da Princing de MM, utilizando o Condition Base Technique (CBT). Para isso, é configurado um tipo de condição específica associada a uma sequência de acesso customizada. Dentro dela, são criadas tabelas de condições específicas, que serão responsáveis por efetuar a determinação automática de IVA.

As tabelas de condições podem ser criadas de maneira flexível para atender os níveis mais complexos de determinação de IVA. Veja um exemplo:

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

IVA 1

No exemplo acima, você pode ver como é possível efetuar determinações assertivas do IVA durante a criação do pedido de compra. Porém, trata-se apenas de um exemplo e o mecanismo pode ser explorado com todos os campos disponíveis no pedido de compra.

A partir da tabela de condições acima é possível cadastrar os registros de condições na transação MEK1 e atualizá-losn na transação MEK2, incluindo o IVA que deve ser considerado em cada cenário.

Observe um exemplo:

IVA -2

A determinação automática de IVA deu errado. E agora?

Se a determinação automática deu errado, não se preocupe! Como a solução é baseada em CBT, é possível efetuar a análise da condição na Pricing, utilizando as funcionalidades standard. Assim, é possível verificar exatamente a tabela de condição da sequência de acesso. Então, conforme mostra o exemplo abaixo:

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

3

Por meio da “Análise”, na aba “Condições”, é possível verificar detalhadamente a determinação do IVA que foi efetuada. Afinal, veja:

Sobre a virada de chave/Go-live

A solução é bastante flexível e pode ser customizada para uma ativação parcial. Por isso, na prática, fica a critério de cada cliente determinar quais organizações (empresas, filiais ou centros de distribuição, por exemplo), devem realizar a virada de chave.

Benefícios da determinação automática de IVA

Ao realizar a determinação correta do IVA durante a criação do pedido de compra, são evitados erros operacionais. Além disso, é otimizado o processo de recebimento, visto que vários problemas são mitigados a partir disso. Dessa forma, evitando que o procedimento trave e seja necessária uma ação manual para correção do IVA que foi preenchido erroneamente no pedido de compra.

Em suma, os principais benefícios da determinação automática de IVA são:

  • aumento de produtividade e assertividade na determinação;
  • redução de esforço operacional; e
  • melhor compliance fiscal.

Gostou de saber mais sobre a determinação automática de IVA? Então, que tal começar a colocar isso em prática na sua empresa? Afinal, a Escotta está à disposição para ajudá-lo! Então, entre em contato agora mesmo com um de nossos consultores!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP