GNRE automática no SAP é possível. Saiba como emiti-la!

Veja como fazer a GNRE automática no SAP e otimizar muito o tempo nos setores de logística e contabilidade da sua empresa!
Publicado em
Por Gian Carvalho
GNRE
GNRE

Quem trabalha com a emissão de Guias de Recolhimento de Impostos (GNRE) sabe como é trabalhoso fazer esse serviço manualmente acessando o site do governo. 

No entanto, o SAP traz uma solução para esse problema. A plataforma permite a emissão da GNRE (Guia Nacional de Recolhimento de Tributos Estaduais) de forma automática e rápida, prevenindo erros de emissão e atrasos, além de otimizar o tempo dos profissionais.

Neste artigo, vamos explicar em detalhes como operacionalizar esse procedimento de forma automática no SAP e esclarecer as dúvidas de quem deseja ganhar tempo e ter mais eficiência nos processos.

Entenda o que é a GNRE

A GNRE é um instrumento de arrecadação de impostos cujo fato gerador é alguma atividade econômica desenvolvida pelas empresas.

Trata-se de um documento obrigatório para contribuintes pessoa jurídica que vendem produtos para outros estados e que precisarão transportá-los até o destino do comprador, uma vez que esse tipo de negócio depende de uma substituição tributária.  

Contudo, o principal desafio nesse tipo de atividade é conectar os processos de negócio de faturamento e emissão de NF-e com a geração das guias, pagamentos e impressão de comprovantes – etapas necessárias para transitar com as mercadorias.

Em suma, é possível dizer que a GNRE foi criada para partilhar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) – emitido e cobrado na região onde a empresa está situada.

Dessa forma, esse documento facilita a arrecadação e o recolhimento do imposto no estado de destino do produto que está sendo comercializado.

Portanto, se a sua empresa vende produtos que serão entregues em outros estados, é essencial que você entenda como tudo isso funciona para evitar que ocorram problemas fiscais.

Qual a vantagem de emitir a GNRE de forma automática no SAP?

Para entender como funciona a GNRE automática no SAP e suas vantagens, vamos imaginar uma situação prática de uma empresa que não utiliza a plataforma para esse procedimento.

Considere que o setor de logística da empresa realizará a entrega de produtos vendidos a um cliente localizado em outro estado:

  1. O caminhão será carregado com os produtos que serão transportados até outro estado;
  2. Deverá ser cadastrada uma nota fiscal de faturamento no site do estado de destino;
  3. Será gerada uma guia de pagamento do imposto;
  4. A guia será encaminhada ao setor de contas a pagar;
  5. Será preciso acessar o internet banking para pagar o boleto gerado;
  6. Depois de pago, será necessário baixar as informações no SAP, imprimir o comprovante de pagamento e entregá-lo ao caminhoneiro para que ele possa apresentar aos fiscais, caso seja parado em uma fiscalização.

Trata-se de um processo moroso e que, por ser realizado manualmente e por várias pessoas, pode ter vários erros e problemas, como: emissão errada dos dados e maior custo do frete e transporte se a guia não for paga dentro do prazo

Por outro lado, ao usar o SAP para essa emissão, o processo é realizado 90% de forma automática pelo sistema, permitindo, inclusive, pagamentos e comunicação com bancos.

Como é realizada a emissão automática da GNRE no SAP?

Como vimos no caso do exemplo anterior, o SAP automatiza até 90% do processo manual. 

Funciona da seguinte forma: assim que a nota fiscal é gerada, da mesma maneira que é feita para qualquer processo, o sistema irá disparar todas as rotinas de integração e pagamento das guias, isso se o processo necessitar de uma GNRE e sempre sob supervisão do usuário.

Depois disso, basta faturar, solicitar ao sistema a emissão da guia do pagamento e depois imprimir o documento que será entregue ao caminhoneiro. Bem mais rápido e simples!

Algumas observações importantes:

Mesmo havendo esta possibilidade de automatização no SAP, não existe uma solução standard para a emissão de GNRE automática. Assim como também não existe solução para a comunicação automática com os sistemas emissores de GNRE.

No entanto, uma empresa especialista em soluções SAP pode realizar as configurações no sistema e realizar as integrações necessárias para a automatização.

Fale com que entende de SAP

A Escotta, empresa especializada em consultoria para soluções SAP, pode lhe ajudar a otimizar os processos e automatizar a emissão da GNRE. Isso porque a empresa possui um framework para geração e gerenciamento do documento dentro da plataforma, além de conseguir programar a comunicação com os sistemas emissores estaduais. 

Dessa forma, mesmo quando houver mudanças nos serviços de emissão de guias, a equipe Escotta antecipadamente fará as devidas correções para manter o serviço no ar.

Se você ainda não conhecia essa facilidade e tem interesse em aplicá-la no SAP da sua empresa, então converse agora com um de nossos especialistas.

Aqui na Escotta você receberá a melhor consultoria para identificar a solução ideal para atingir os melhores resultados.

COMPARTILHAR
BRASIL
Curitiba PR • São Paulo SP • Joinville SC
CHILE
Concepción • Santiago
SAP Silver Partner

A ESCOTTA utiliza cookies e outras tecnologias neste website de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18) e demais informações da nossa Política de Privacidade.