Mudança de carreira: veja as 5 dicas que você precisa saber

Está pensando em mudar de carreira? Então confira algumas dicas que todo profissional deve saber antes de tomar essa importante decisão
Publicado em
Por Gian Carvalho
Smiling,African,American,Manager,Sitting,At,His,Desk,In,An

Seja por um salário maior, progressão de vida ou mesmo para respirar novos ares, é muito comum que um profissional decida seguir por um novo caminho depois de alguns anos em uma determinada área. Mas, para que a migração de carreira aconteça da melhor maneira possível, é necessário dar o passo certo e no momento mais adequado.

Como trata-se de uma decisão super importante para o seu futuro, existem alguns pontos que precisam ser levados em consideração na hora de iniciar uma jornada em uma nova profissão.

Para te ajudar, hoje vamos compartilhar tudo sobre este tema e ainda apresentar algumas dicas bem úteis para poder crescer ainda mais.

5 dicas que você precisa saber antes de migrar de carreira

1 – Entenda o seu momento

Será que uma fase ruim é uma justificativa forte o suficiente para mudar de carreira? Essa é uma das perguntas que devem ser respondidas antes da tomada de decisão, evitando qualquer escolha precipitada ou feita no calor do momento.

Isso vale inclusive para quando se está vivendo um momento bom e quer aproveitar para buscar novos horizontes.

2 – Avalie o mercado

Saber o momento certo de migrar de carreira é quase tão importante quanto escolher o seu curso na universidade. Quem está mudando de campo precisa buscar o máximo possível de informações para entender o momento que a área pretendida está e se é uma boa hora de fazer a transição.

Esse estudo também vai ajudar no entendimento do que é necessário para crescer nessa nova fase e se a remuneração e os benefícios estão de acordo com o esperado.

3 – Planeje a transição

Uma grande mudança nesse sentido sempre gera algum impacto na sua vida, e também, na empresa que está deixando. Para minimizar qualquer problema, trace um planejamento e detalhe como essa transição de carreira será feita.

Essa é uma ótima forma de deixar as portas abertas em seu antigo posto e ao mesmo tempo diminuir o baque que a alteração de área vai deixar. Tenha em mente que quanto mais suave for este movimento, melhor será o início da sua experiência em uma nova carreira.

4 – Abra o jogo

Ter uma relação sincera e transparente é algo que precisa ocorrer até mesmo na hora de deixar o seu posto de trabalho. Dizer o motivo que está fazendo com que você deixe seu emprego, qual caminho deseja seguir e quando pretende fazer isso é um jeito educado e honesto de sair pela porta da frente.

Dessa forma, você também causa uma boa impressão já em sua nova carreira e começa com o pé direito.

5 – Tenha paciência

Uma das questões mais importantes quando falamos sobre a transição de carreira é a paciência. Como você estará começando em uma área totalmente nova e fazendo coisas que não está acostumado em uma rotina bem diferente, é normal que o início seja bem menos glamouroso do que espera.

Além disso, não estranhe se der alguns passos para trás durante os primeiros meses. Tenha calma e entenda que é um novo processo, o que leva um certo tempo para se desenvolver completamente.

Como a Escotta ajuda na mudança de carreira?

Encontrar os melhores talentos e combinar com a empresa certa é o que a Escotta sabe fazer muito bem – inclusive para quem está pensando em viver novas experiências no mundo profissional.

São mais de 6 anos de atuação no mercado, oferecendo o melhor para quem procura pela oportunidade certa.

Siga a Escotta no Instagram e curta a nossa página no LinkedIn para ficar por dentro de todas as novidades e informações em primeira mão.

COMPARTILHAR
BRASIL
Curitiba PR • São Paulo SP • Joinville SC
CHILE
Concepción • Santiago
SAP Silver Partner

A ESCOTTA utiliza cookies e outras tecnologias neste website de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18) e demais informações da nossa Política de Privacidade.