O que aconteceu no SAP Fórum 2018? Saiba tudo aqui!

A tecnologia tem feito parte de cada vez mais setores do mercado e evoluído com velocidade e consistência, fazendo com que seja fácil se encontrar desatualizado em um momento ou outro. Nesse sentido, diversas companhias buscam trazer as principais novidades de suas respectivas áreas de atuação por meio da realização de eventos de tecnologia e a SAP é uma delas.

Por meio do SAP Fórum Brasil, a companhia busca apresentar inovação e tecnologia nas mais variadas áreas. Esse ano, a SAP realizou a 22ª edição do seu evento. Quer ficar por dentro dos principais destaques do SAP Fórum 2018? Então continue conosco e confira!

Um pouco sobre o SAP Fórum

O SAP Fórum é realizado em diversos países, inclusive aqui no Brasil. Assim, confira a seguir o que é esse evento e os principais destaques da edição brasileira no ano de 2018.

O que é o SAP Fórum Brasil?

De forma sucinta, é um evento realizado anualmente pela SAP no Brasil e é o maior na área de negócios e tecnologia da América Latina, feito para todos os ramos de negócio e empresas que querem trabalhar com mais inovação e inteligência em seus processos.

Ao participar desse evento, é possível fazer contato com diversos profissionais e trocar informações e experiências inovadoras. Além disso, é uma oportunidade para conhecer as tendências mais recentes em tecnologia e encontrar ótimas oportunidades para empresas de qualquer setor.

Quais são os seus objetivos?

O SAP Fórum é mais do que um evento de tecnologia. A SAP tem especialistas que atendem todos os setores da economia, desde as pequenas até as grandes empresas. Assim, um dos objetivos da realização de um evento desse porte é disponibilizar aos parceiros e clientes a oportunidade de fazer networking com profissionais de diferentes empresas e lugares, compartilhando ideias, experiências e melhores práticas de gestão empresarial.

Além disso, ao realizar o evento, a companhia também busca atualizar aqueles que desejam trazer novidades para o seu negócio — como tomadas de decisões e integração de processos de forma ainda mais eficiente, além de garantir um ritmo inovador para a companhia.

Como esse evento funciona?

O SAP Fórum Brasil apresenta bastante conteúdo relevante para os profissionais que desejam estar por dentro das novidades do mercado.

Durante o evento, o participante pode assistir a bate-papos e apresentações de importantes líderes de opinião política e econômica, por exemplo. O evento também conta com sessões voltadas para diferentes ramos de negócio e setores da indústria, além da demonstração de soluções em mobilidade, computação em nuvem e outros temas em alta no mercado.

Para completar, também são mostrados cases de sucesso de clientes SAP e há a possibilidade de reuniões com especialistas nessas soluções.

20180612-servicos-cta

Edição 2018 do SAP Fórum Brasil

O SAP Fórum Brasil 2018 — realizado nos dias 11 e 12 de setembro — contou com mais de 10 mil participantes e mais de 70 patrocinadores. A seguir, contaremos mais detalhes sobre essa edição. Confira!

Como foi o evento?

A edição 2018 do SAP Fórum Brasil contou com a participação de grandes nomes do mundo dos negócios e que participaram de mais de 350 sessões de conteúdo nos dois dias de evento.

Segundo Fernando Migrone, diretor de marketing da SAP Brasil, o SAP Fórum é uma janela para as tendências e produtos inovadores, mostrando aos visitantes as principais novidades que são destaque no processo de transformação digital em empresas de todos os tamanhos.

Nesse sentido, o evento contou com a presença de executivos como Cristina Palmaka — CEO da SAP Brasil desde outubro de 2013 e atuante no setor de TI há mais de 30 anos —, Alex Atzberger, presidente da SAP Customer Experience, além de Martin Wezowski que é Chief Designer & Futurista e CIO da SAP.

O que foi discutido?

A programação também tem como destaque a sessão com Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, uma dupla também chamada de Os Minimalistas. Joshua e Ryan ganharam notoriedade a nível mundial depois do lançamento do documentário “Minimalismo: um documentário sobre coisas importantes”, que é um dos mais assistidos nessa categoria da Netflix.

Em sua obra na plataforma de streaming, a dupla retratou a trajetória em busca de uma vida mais significativa e com menos posses. Já no evento, os dois trouxeram ao público uma discussão sobre um estilo de vida relevante para si e para o próximo e que transforme, ao mesmo tempo, propósito em performance.

Destaques do SAP Fórum 2018

A seguir, confira quais outros assuntos foram destaque na edição de 2018 do evento!

Empresas inteligentes e parque de diversão

O conceito de empresa inteligente foi apresentado nessa edição do evento aplicado a um parque de diversões. Nesse sentido, as soluções SAP têm ajudado a reduzir custos operacionais e a impulsionar lucros com o entretenimento.

A solução apresentada contou com uma roda gigante de 20 metros de altura no estacionamento do local do evento. O aparato tinha tecnologias digitais de última geração que, por meio de sensores, captavam os dados de cada volta e utilizava essas informações para realizar análise preditiva e visualizar possíveis cenários. Assim, pode-se influenciar estratégias úteis como planos de contingência em caso de chuva ou outras condições climáticas.

Dentro do evento, uma cópia da roda feita em 3D com tecnologia Digital Twins recriava, simultaneamente, os movimentos da roda no estacionamento enquanto realizava análises preditivas com base nos dados recebidos.

Além disso, a SAP demonstrou como companhias de diversas áreas podem executar processos administrativos de modo mais eficaz e automatizado, possibilitando uma transferência de atenção para a experiência do cliente.

De acordo com Fernando Migrone, a plataforma digital é a base fundamental para obter e utilizar dados de sensores, sistemas e provedores. Tecnologias desse tipo podem ser aplicadas a qualquer ramo de negócio e permitem a utilização de seus dados para tornar a experiência do usuário mais agradável.

Robô hospitalar com tecnologia cognitiva

A startup Laura também fez uma participação de destaque no evento da SAP. Sua plataforma digital, de mesmo nome, foi criada com o intuito de detectar e prevenir eventuais falhas em operações hospitalares por meio da computação cognitiva. Na plataforma em questão, essa tecnologia daria informações aos seus operadores em tempo hábil, poupando tempo, recursos e até mesmo vidas.

A plataforma — que permite que o sistema aprenda e tome suas próprias decisões com base em dados — é compatível com várias interfaces e permite seu acesso por meio de computadores e smartphones, avisando os seus usuários com o uso de SMS e e-mail, além de notificações na sua interface.

Segundo explica Jacson Fressatto, CEO da companhia, hoje a plataforma salva uma vida por dia, pelo menos, além de processar milhares de dados em menos de 4 segundos. Enquanto isso, o tempo médio sem a tecnologia seria de 3h20.

SAP com Laboratoria em prol das mulheres na tecnologia

A Laboratoria é uma organização não-governamental fundada em 2014 no Peru, que busca reduzir a desigualdade de gênero no mercado de trabalho e se tornar referência em fonte de talento feminino para o mundo da tecnologia.

No evento, a ONG também foi destaque ao anunciar uma parceria com a SAP em prol da formação profissional em programação para as mulheres. Esse programa abrange desde a formação passando por uma mentoria com executivos da companhia até a inserção das profissionais no mercado de trabalho.

Durante o processo, profissionais da SAP visitam mensalmente as alunas para avaliar seu progresso, realizar palestras e fornecer orientações.

Hoje, a Laboratoria também tem escritórios no México e no Chile, além de centros de treinamento em São Paulo e Guadalajara, no México. A Laboratoria também já inseriu 80% de suas alunas no mercado de trabalho, com um índice de aprovação de 4,5 em um total de 5.

Assim, nota-se a relevância de participar de um evento como o SAP Fórum Brasil. Nele, além de fazer networking e estar sempre por dentro das novidades do mundo dos negócios, há chance de fazer parte de projetos incríveis de transformação digital.

Gostou do nosso conteúdo? Que tal estar sempre por dentro das nossas atualizações? Então não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Facebook e no LinkedIn!

Customer Experience: o que é e como ela impacta nos negócios?Você quer produtividade e eficiência para a sua empresa?