As empresas que utilizam workflows no SAP têm muitos ganhos com agilidade, uma vez que essa prática proporciona que as atividades possam ser automatizadas.

Apesar disso, são muitos os empresários que ainda desconhecem a ferramenta e acabam não a utilizando, o que faz com que as companhias percam em vantagem competitiva e sejam ultrapassadas mais facilmente pelas concorrentes.

Se você deseja saber mais sobre o assunto e entender como o uso de workflows no SAP pode agilizar muito os processos na sua empresa, siga a leitura!

O conceito de workflow

O workflow nada mais é do que um fluxograma, em que se define um curso de processos, com etapas a serem cumpridas. Isso pode ser aplicado em qualquer área da empresa e em qualquer ramo dos negócios.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Imagine, por exemplo, o comprador de uma empresa, que precisa fazer uma compra que vá além da sua alçada. Para isso, ele precisa da autorização de um diretor ou superior. Esse colaborador pode fazer um workflow orientado por gatilhos, para que a solicitação passe por todas as pessoas necessárias, até que a aprovação seja feita.

Ao chegar no decisor final, que autorizará a compra, o workflow é encerrado e mostrado como concluído. Tudo isso sem precisar imprimir documentos, pegar assinaturas, etc. Tudo é automatizado, de forma muito rápida e prática, sem burocracia.

Os workflows no SAP, embora estejam disponíveis no sistema, nem sempre são utilizados pelas empresas. Isso faz com que essas organizações precisem fazer processos muito longos, o que acaba prejudicando o negócio.

Como desenvolver workflows no SAP

Para desenvolver workflows no SAP, a primeira coisa que deve ser feita é identificar o processo que deverá a ser automatizado, com todas as suas etapas sendo mapeadas.

A partir disso, devem ser criados gatilhos, que realizam ações, como enviar um e-mail, abrir um processo etc. Dentro do SAP já existem alguns workflows prontos, chamados de standards. 

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Além disso, a plataforma também possibilita a criação de fluxos próprios, de acordo com as necessidades específicas de cada empresa.

Principais benefícios do uso de workflows nas empresas

O uso de workflows proporciona muitas vantagens para as empresas. Observe, na sequência, quais são as principais delas.

Automatização dos processos

Os processos são automatizados quando se utiliza workflow. Além de tornar tudo mais ágil, isso também faz com que gargalos sejam facilmente identificados, de modo que as atividades não ficam muito tempo paradas em uma mesma etapa.

Agilidade na comunicação 

A comunicação também é ágil nesse tipo de processo, já que as tarefas têm gatilhos definidos, para que as etapas passem por todos os profissionais necessários, até que o workflow chegue no final.

Utilização em diversas áreas da empresa

Os workflows no SAP podem ser utilizados em diversas áreas das empresas, tais como compras, gestão de suprimentos, controle de estoque, vendas, financeiro, contabilidade, controladoria, marketing, almoxarifado entre outros. Na prática, qualquer trabalho que demande de um fluxo pode ser automatizado.

Geração de métricas

Ao trabalhar com workflows no SAP, o usuário poderá utilizar muitas métricas, como tempo de execução de uma tarefa, prazos, entre outros. Todos esses dados podem ser utilizados no planejamento estratégico das companhias, para uma tomada de decisão mais certeira.

Usar os workflows no SAP é muito benéfico para as empresas, porém, muitos ainda desconhecem essa função. Se esse é o seu caso, realize a implementação agora mesmo e colha bons resultados no seu negócio. A Escotta tem a expertise necessária para ajudá-lo na criação de gatilhos e na utilização dessa importante ferramenta.

Fale conosco agora mesmo e converse com um de nossos especialistas! Estamos à disposição para ajudá-lo a usar os workflows no SAP e ganhar muito em agilidade e praticidade no seu negócio.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP