A sua empresa tem uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos? Essa é uma pergunta que deve servir de reflexão para empresários de todas as áreas. Afinal, quando isso é uma realidade, é possível agir com planejamento estratégico e ter mais resultados eficientes para a companhia, nos mais diversos aspectos.

A cadeia de suprimentos, também conhecida pela expressão inglesa “suplly chain” pode ser definida como um sistema de organização em que estão envolvidas pessoas, atividades, informações e recursos. 

Ela recebe esse nome justamente pelo fato de se desenvolver em cadeia e não em blocos isolados. Isso quer dizer que cada atividade depende da outra para ser bem sucedida, como se fossem peças de um mecanismo.

A importância da gestão eficiente da cadeia de suprimentos

A cadeia de suprimentos engloba a rede de fornecedores, entrada de mercadorias, cotação de transportes, política de fretes, controle de estoque, etapas de produção, planejamento de materiais  entre outros fatores. Por isso, é muito importante que as companhias façam uma gestão eficiente de cada uma dessas etapas.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Em resumo, toda a logística, ponta a ponta, faz parte da cadeia de suprimentos e deve ser bem gerida para que as empresas tenham resultados mais positivos em suas operações. Com base em indicadores, a organização pode fazer a sua gestão com mais facilidade.

Maneiras para ter uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos com SAP

Existem várias maneiras para ter uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos com SAP. Isso se justifica porque o software contém ferramentas e recursos que, se bem utilizados, podem facilitar o gerenciamento das atividades.

Observe, a seguir, alguns pontos que podem ser melhorados para a gestão eficiente da cadeia de suprimentos com  SAP.

Relacionamento com os parceiros

O relacionamento com os parceiros, como clientes, é fortalecido ao usar soluções SAP. Tal afirmação pode ser feita, pelo fato de todas as atividades serem bem organizadas e gerarem dados que podem ser utilizados para mostrar com clareza e transparência os processos da empresa.

De tal maneira, é possível mostrar para os clientes, praticamente com exatidão, quando eles terão em mãos os produtos que adquiriram. 

Relacionamento com fornecedores e transportadores

O relacionamento com fornecedores e transportadores também é melhorado. Isso é realizado por meio do SAP Ariba, que permite a colaboração com esses grupos em tempo real.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Existe a possibilidade de acompanhar processos de pedidos, previsões, problemas de incompatibilidade de oferta e demanda, etc.

Planejamento de materiais 

O planejamento de materiais também é um ponto interessante, quando falamos em gestão eficiente da cadeia de suprimentos com SAP. Os softwares utilizados têm recursos que olham a empresa como um todo, observando cada uma das etapas dos processos produtivos.

Isso faz com que o uso de materiais possa ser bem-planejado, de modo que a produção seja mais ativa e tenha menos tempo de máquinas paradas, por exemplo. Também é possível ter uma política de compras baseada em dados e negociar matérias-primas com preços mais baixos com os fornecedores.

Gestão de estoque

É impossível falar em gerenciamento de suprimentos sem citar o estoque. Essa área também pode ser facilitada com o uso do SAP. Com ferramentas específicas, é possível ter o endereçamento correto de materiais de consumo, encontrando tudo facilmente.

Também é facilitado o uso de fundamentos da logística como o PEPS (Primeiro que Entra, Primeiro que Sai), evitando assim que produtos percam o prazo de validade no estoque, sem serem utilizados.

Para o controle de estoque, recomenda-se a solução SAP EWM, que já é integrada ao SAP S/4HANA. Essa ferramenta tem a capacidade de controlar processos no armazém e gerenciar movimentos, bem como mitigar os problemas encontrados nesse tipo de atividade.

Ter uma gestão eficiente da cadeia de suprimentos com SAP ajuda muito as empresas a se tornarem mais eficientes em suas operações, além de trazer mais lucratividade. Por isso, implementar as soluções desse tipo é tão interessante.

O SAP também pode ajudar em questões relacionadas ao reembolso de despesas aos colaboradores. Leia agora o nosso artigo sobre esse tema e saiba mais!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP