A gestão centralizada no SAP proporciona que as empresas possam ter um melhor controle em todas as áreas do seu negócio. Entre elas, está o setor financeiro, que pode contar com a solução do risco sacado.

Se você trabalha como gestor financeiro, deve saber bem sobre como equilibrar o fluxo de caixa, com as contas a pagar e a receber, não é algo tão simples como parece em um primeiro momento, correto? Alcançar o equilíbrio nem sempre é possível e é aí que o risco sacado pode ajudar.

As empresas que fazem uma gestão centralizada no SAP têm ainda mais vantagens ao utilizar esse recurso. Leia os tópicos a seguir e saiba mais!

Entenda o que é o risco sacado

O risco sacado pode ser definido como uma forma simples de garantir recursos financeiros para o fornecedor, que está antecipando um valor. Assim, são antecipados os recebíveis do cliente, sem que seja necessário fazer um empréstimo como uma instituição bancária.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

A solução de risco sacado, portanto, gera uma antecipação de recebíveis, para que a empresa possa equilibrar as contas e seguir operando sem ficar com o caixa no vermelho. Os juros financeiros dessa operação são bem inferiores aos dos empréstimos bancários, o que a torna muito interessante para as companhias.

Vamos imaginar uma situação prática! Pense, por exemplo, que todo mês um prestador de serviços contratado pela sua empresa precisa receber um valor X como pagamento. Se a sua empresa tiver um limite de crédito de risco sacado com o banco, a instituição bancária poderá adiantar o valor a ser pago para o seu fornecedor.

Veja os benefícios que você terá ao trabalhar com o risco sacado na gestão centralizada no SAP

As vantagens do risco sacado são muitas para as empresas, fornecedores e também para as instituições bancárias que adiantam os valores. Quando é feita a gestão centralizada no SAP, os benefícios só aumentam. Confira, a seguir!

Juros baixos

Os juros que os bancos cobram para adiantar recebíveis são muito menores do que os empréstimos.

Logo, vale muito mais a pena optar por essa modalidade do que pegar dinheiro emprestado pelo método tradicional, quando é preciso de um auxílio para fechar as contas.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Aumento do prazo médio com os fornecedores

Com o risco sacado, é possível negociar com o fornecedor, um prazo maior sobre os pagamentos.

Afinal, a empresa que presta serviços para você poderá antecipar o valor com o banco, logo ela não deixará de receber o dinheiro a que tem direito.

Recebimento total para os bancos

Os bancos têm o benefício de receber 100% do valor adiantado, uma vez que se trata de um pagamento que será realizado, nos prazos estipulados, já que as faturas foram feitas entre empresa e fornecedor.

Controle da comunicação bancária

No SAP é possível acompanhar todas as comunicações bancárias que aconteceram entre as partes envolvidas no processo de risco sacado. Isso possibilita  que a empresa veja quais foram as negociações bancárias feitas entre o banco e o fornecedor, logo saberá para quem deve pagar as contas. 

Todo esse  processo ocorre de forma bastante clara e organizada, sem precisar recorrer a muitas tabelas e controles manuais, que são suscetíveis a erros.

Ter uma gestão centralizada no SAP e trabalhar com títulos antecipados pelos seus fornecedores com a solução risco sacado, como você pode perceber, é bastante vantajoso. Isso pode facilitar muito o trabalho dos gestores financeiros, que terão facilidade para controlar as contas a pagar e receber, negociar prazos e muito mais.

Os especialistas da Escotta têm conhecimento aprofundado nessa área e podem ajudar a sua empresa na implementação e uso de todos os recursos do SAP. Fale conosco agora mesmo e saiba mais!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP