Pesquisar
Close this search box.

Veja como minimizar risco do cálculo de IRPJ e CSLL direto no SAP!

Aprenda agora como minimizar risco calculando o IRPJ e CSLL direto no SAP!
Publicado em
Por Gian Carvalho
Consultor SAP MM/WM e SD/TM.Tem experiência em vários projetos de implementação e manutenção nos respectivos módulos, além de experiência em ministrar treinamentos e academias e dominar Inglês e Espanhol Avançado.
Veja como minimizar risco calculando o IRPJ e CSLL direto no SAP!

Minimizar risco do cálculo de IRPJ e CSLL é algo que deve ser considerado por todas as empresas que fazem transações contábeis. Afinal, caso ocorram erros, a empresa pode ser multada, ter direitos restritos, entre outras penalidades que acontecem quando os impostos não são calculados corretamente.

Sabemos que o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ) e a Contribuição Social Sobre o Lucro Presumido (CSLL) são os principais impostos pagos pelas empresas. Eles precisam ser corretamente apurados, porém, nem sempre fazer isso de forma manual é adequado.

Mas será que é realmente possível minimizar risco do cálculo do IRPJ e CSLL? Existe alguma maneira de fazer isso diretamente no SAP? A resposta para essas perguntas é “sim” e você saberá mais se continuar a leitura. Vamos lá?

Quais são os riscos de não calcular os impostos corretamente?

Quando uma empresa não faz os cálculos dos impostos corretamente, pode causar grandes transtornos para os seus setores financeiro e contábil. Além disso, pode ser passado um preço de venda errado para os clientes.

Esse tipo de falha acontece, geralmente, quando o cálculo dos impostos é feito de forma manual, utilizando programas como o Excel. Nesses casos, se a pessoa que estiver fazendo o cálculo colocar um zero a mais em uma quantia, por exemplo, fará uma mudança exorbitante no cálculo.

Automatizar, portanto, é a melhor solução para acabar com esse problema, uma vez que as soluções automáticas não cometem erros que são comuns de serem cometidos pelos seres humanos.

Como usar o SAP para minimizar risco calculando o IRPJ e CSLL?

A Escotta desenvolveu uma solução em que são feitas parametrizações para que o cálculo do IRPJ e CSLL sejam no próprio SAP, sem nenhuma planilha ou sistema externo. Assim, os impostos podem ser verificados no próprio ERP utilizado pela empresa, evitando que ocorram erros, que podem causar problemas graves para o setor contábil da organização.

De maneira geral, o programa lê as tabelas com os valores referentes a impostos e faz os cálculos de forma automática. De tal forma, ao efetuar uma venda, por exemplo, já poderá ser passado o valor real para o comprador.

Quais são os benefícios de utilizar uma ferramenta para automatizar o cálculo do IRPJ e do CSLL?

Ao utilizar a ferramenta que desenvolvemos para minimizar risco calculando o IRPJ e o CSLL, a sua empresa terá uma série de vantagens. Confira as principais delas, a seguir!

Centralização no SAP

A ferramenta fica centralizada no próprio SAP, que já é utilizado pela empresa. De tal forma, não há mais a necessidade de ter controles externos, em planilhas ou outros programas.

Assim sendo, o trabalho manual de alimentar planilhas, que é muito suscetível a erros, é deixado de lado. Tudo é feito no próprio SAP, de forma prática e rápida para a organização.

Possibilidade de lançar os valores na contabilidade

A própria solução cria os documentos contábeis, de modo que os valores gerados em uma apuração de impostos já é lançada automaticamente no setor de contabilidade da empresa.

Isso é muito benéfico, uma vez que pula etapas e não faz com que seja necessário abrir um chamado para que os responsáveis pela área contábil incluam os valores apurados nas contas da organização.

Contempla lançamentos manuais

A ferramenta também contempla lançamentos manuais, que não estão na contabilidade. Desse modo, caso algum imposto ou qualquer outro fator que cause diferença em uma transação não estejam na planilha geral utilizada pela organização, há a possibilidade de lançá-los de modo manual.

Oferece opções de geração por ledger e plano de contas

É possível escolher por qual ledger se deseja fazer as apurações. Dessa maneira, o usuário pode optar por um ledger principal ou secundário, podendo fazer mudanças, caso julgue necessário. Isso é útil para os casos em que as empresas têm mais de um plano de contas e precisam fazer os processos separadamente.

Agora você já sabe que minimizar riscos do cálculo de IRPJ e o CSLL diretamente no SAP é possível! E nós, da Escottta, podemos ajudar nesse sentido, oferecendo uma ferramenta de excelente qualidade.

Ficou interessado e quer saber como implementar esse recurso na sua empresa? Então entre em contato conosco agora mesmo!

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
Soluções

A ESCOTTA utiliza cookies e outras tecnologias neste website de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18) e demais informações da nossa Política de Privacidade.