3 Maneiras de Simplificar seus projetos SAP em tempos cada vez mais complexos

3 Maneiras de Simplificar seus projetos em tempos cada vez mais complexos

Cada dia que passa nos vemos cercados de mais complexidade nos negócios, com pressão por produtividade e rentabilidade, por criar valor em  mercados mais competitivos, por abrir diferentes canais de venda, pela sinergia na cadeia logística, por novas legislações, simplificar processos entre tantas outras complexidades de cada área de atuação.

Esta complexidade demanda das empresas cada vez mais esforço investido, multiplicando estruturas internas, sistemas, interfaces, controles e métricas. Porém, uma questão pouco discutida é que empresas têm gasto tanto esforço em controles que isso se torna contraproducente. Quanto mais complexa é a organização, mais difícil é entender o que realmente está acontecendo, necessitando de mais KPIs, mais relatórios, métricas, mais estruturas internas. Quanto mais controle, mais tempo a equipe passa gerando relatórios, métricas, reuniões e etc. utilizando seu tempo em atividades que não são produtivas. Segundo estudos, empresas chegam a gastar mais de 40% de seu tempo em atividades que não geram valor para o cliente.

Quais são as empresas que mais prosperarão nos próximos anos? Aquelas que trouxeram mais resultados em seus projetos, independentemente do tipo de projeto (vendas, novos produtos, ERPs, etc.).

Simplificar é essencial para trazer melhores resultados.

Existem 3 pontos chaves que o ajudarão a melhorar seus resultados e te colocarão a frente de sua concorrência: 

1. PESSOAS

Para atingir ótimos resultados em seus projetos, um fator é fundamental: Ter as melhores pessoas trabalhando neles. Em muitos projetos se vê a indicação de pessoas que não são as mais indicadas para se fazer o projeto, ou porque aquelas mais indicadas já estão em outros projetos, ou porque as mais indicadas são indispensáveis para o dia-a-dia da área e não podem ser liberadas para o projeto. Por mais enxuta que sua empresa possa ser, sempre há alternativas para conseguir trazer os melhores para o projeto. Lembre-se que são os projetos que irão definir e direcionar sua empresa para o futuro. Este investimento nas pessoas certas hoje será plenamente recompensado. 

2. CONTROLE DE PROJETO SIMPLES E EFICIENTE

Atualmente estamos condicionados com a complexidade, com o controle. Quebre este ciclo! Não há necessidade de controlar todos os pormenores de seu projeto e ser necessário um perito para entender o cronograma. O importante é controlar e simplificar os principais marcos, entregas e os respectivos responsáveis.

Quantas reuniões de projeto você se vê discutindo assuntos que não são críticos, mas que tomam um tempo precioso e chegam até mesmo a desgastar a equipe? Quantos controles você tem que gastam mais tempo seu para ser construído do que o tempo produtivo efetivo que irá ganhar com sua análise? Se atenha a manter os controles que efetivamente tragam resultado para o projeto, trabalhe com o princípio de Pareto. Se concentre em 20% dos controles que te tragam 80% de seus resultados.

3. ACOMPANHAMENTO

Uma maneira eficiente de manter seus projetos nos trilhos é ter uma frequência bem definida de acompanhamento. Entenda acompanhamento como uma comunicação clara e bem definida entre os envolvidos no projeto. Todos devem ter de maneira muito clara quais são os marcos,  quais as responsabilidades de cada um e o caminho crítico do projeto.

Foque no acompanhamento do caminho crítico e principais marcos. Querer acompanhar toda atividade, desde as menores, só irá gastar tempo precioso de toda equipe do projeto. Importante trabalhar proativamente. Não espere as tarefas críticas ficarem atrasadas para fazer um acompanhamento e estar à disposição para solucionar problemas antes que impactem o andamento do projeto. Por último, mas não menos importante, reconheça publicamente todos aqueles que estão se esforçando ao máximo para entregar suas tarefas de maneira a entregar um projeto de sucesso, isso só irá reforçar o sentimento de time e de comprometimento das pessoas.

Com os melhores talentos, a Escotta traz, de maneira simples e eficiente, a experiência necessária para entregar seus projetos SAP com o esforço, prazo e qualidade esperados, aumentando a certeza que o resultado será alcançado.

Redução de custos nos projetos em 9 simples passos