É praticamente impossível que você ainda não tenha ouvido falar no coronavírus COVID-19, não é mesmo? Afinal, foram centenas de eventos cancelados, empresas trabalhando em home-office, recomendações das autoridades de saúde para que as pessoas fiquem em casa, entre outras medidas.

Como cidadãos, todos temos o dever de proteger a nós mesmos e as outras pessoas. Trata-se de uma situação de saúde pública e nós, da Escotta, estamos fazendo a nossa parte. Saiba mais!

Sobre o coronavírus COVID-19

O agente COVID-19 é uma espécie de coronavírus que foi descoberto em dezembro de 2019, na China. O que no início parecia uma epidemia que seria rapidamente controlada se alastrou por todo o mundo.

A gravidade do caso fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificasse o novo coronavírus como pandemia. Com essa classificação fica mais fácil para os governos dos países tomarem medidas emergências. Entre outras coisas, também fica mais fácil de destinar verbas que eram exclusivas de outras áreas, para a saúde pública, por exemplo.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Sintomas do COVID-19

Os sintomas do COVID-19 são os mesmos de um resfriado comum, ou seja, tosse, coriza, dor de cabeça, febre, entre outros. No entanto, em casos de agravamento, principalmente em pessoas idosas ou com imunidade baixa, os problemas iniciais podem evoluir para quadros de bronquite ou pneumonia.

O problema maior é que ainda não existe um medicamento para combater o coronavírus, tampouco uma vacina para evitá-lo. Por isso, a palavra de ordem é prevenção.

Dicas para prevenir o contágio pelo coronavírus

Para se prevenir do coronavírus, você deve:

  • lavar as mãos com água e sabão frequentemente;

  • higienizar as mãos com álcool gel, principalmente ao voltar da rua;

  • cobrir o nariz e a boca quando for espirrar ou tossir;

  • evitar aglomerações de pessoas, como shows, palestras, cultos etc.;

  • não compartilhar objetos pessoais, como talheres, smartphone etc.

    Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

As empresas também podem e devem fazer a sua parte. A recomendação é para que as pessoas saiam de casa somente em casos necessários. Por isso, se possível, determine o regime de trabalho home-office para os seus colaboradores.

Quem usa o sistema SAP, com armazenamento de dados em nuvem, por exemplo, pode trabalhar em qualquer local. Desse modo, as atividades dos colaboradores podem ser feitas em casa, sem que seja preciso uma exposição desnecessária.

Se a sua companhia tiver atividades que não podem ser realizadas fora da sede, como é o caso dos operários das indústrias, por exemplo, a recomendação é redobrar os cuidados de higiene.

No caso das viagens a trabalho, se for possível, cancele. Evite sair do seu Estado ou do país nesse momento. As férias também podem esperar!

Instale dispositivos de álcool gel para os colaboradores se higienizarem, readeque o layout do local para que as pessoas fiquem a pelo menos um metro de distância uma das outras e divulgue informações sobre prevenção.

O Ministério da Saúde também desenvolveu um app, para que as pessoas tenham uma fonte segura de informação, saibam identificar sintomas e conheçam as unidades de saúde mais próximas, para que possam recorrer, caso seja necessário. Recomende que os seus colaboradores façam o download!

Como será o atendimento na Escotta para clientes e empresas SAP durante a pandemia

Nós, da Escotta, nos preocupamos muito com a saúde e o bem-estar de nossos clientes, colaboradores, fornecedores e comunidade. Por isso, estamos tomando todas as medidas preventivas necessárias.

O atendimento e o suporte continuam sendo feitos normalmente, mas tomando todos os cuidados que citamos anteriormente. A ideia é continuar prestando o serviço de qualidade que sempre prestamos, mas pensando na saúde de todos em primeiro lugar.

Acreditamos que, se todos fizerem a sua parte, essa fase ruim que estamos passando logo será superada e poderemos retomar a nossa vida normal em breve.

Não é preciso histeria e nem entrar em pânico, mas sim proteger a sua saúde e a das pessoas que convivem com você. Nós estamos fazendo a nossa parte e você, está fazendo a sua?

Conte nos comentários os cuidados que estão sendo realizados para evitar o contágio pelo COVID-19 na sua empresa. Assim podemos trocar ideias e proteger uns aos outros.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP