Acompanhar as tendências da computação em nuvem é importante para todos que utilizam esse recurso em suas empresas. Afinal, conforme a tecnologia evolui, melhorias podem ser implementadas no meio empresarial.

Prova disso é que o próprio entendimento sobre o uso da nuvem está se modificando e trazendo uma nova cultura para as organizações, acelerando os processos de inovação e transformação digital. Continue a leitura e conheça todas as tendências da computação em nuvem para os negócios!

A evolução da computação em nuvem

Se no início a cloud computing causava estranheza e desconfiança para muitos gestores, hoje em dia, seu uso é indispensável no meio empresarial.

Pode até ser que a sua empresa não tenha um sistema de gestão em nuvem ou que não deixe os seus arquivos lá armazenados. Porém, é bem provável que você utilize serviços como o Google Docs, o Skype, o iCloud, entre outros. Todos eles funcionam, graças à cloud computing.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Principais tendências da computação em nuvem para os próximos anos

Quando falamos em tendências da computação em nuvem para os próximos anos, vale ressaltar, não estamos nos referindo a um futuro distante. Trata-se de algo que está logo ali, “virando a esquina”, e que muito em breve estará disponível no meio empresarial.

Confira, a seguir, quais são as principais tendências para a computação em nuvem, que logo começarão a desapontar.

Aumento da nuvem híbrida

Há uma previsão de aumento do uso da nuvem híbrida, ou seja, aquela que mescla nuvens públicas com nuvens privadas. Isso se justifica porque os custos dos serviços de cloud computing privados são mais elevados.

De tal maneira, ao utilizar a nuvem híbrida, haverá maior agilidade nas entregas, com um custo operacional reduzido.

Internet de tudo (IoE)

O que hoje conhecemos como internet das coisas (IoT), será em breve substituído por Internet de tudo (IoE). Isso se justifica porque o serviço não se limitará mais a ter coisas conectadas. Haverá uma mistura de processos, pessoas, dados, objetos, etc.

Essa é uma das tendências da computação em nuvem, uma vez que os serviços de cloud terão um papel importante na coleta de dados, realização de análises etc.

Inteligência artificial e machine learning

A inteligência artificial e o machine learning são cada vez mais utilizados pelas empresas, principalmente em serviços de atendimento ao cliente.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

O uso da nuvem é essencial nesse tipo de estratégia, para que as informações  fornecidas pelo cliente em um chat, por exemplo, sejam armazenadas e utilizadas corretamente.

Crescimento do PaaS

A plataforma como serviço (PaaS) é algo que tende a crescer nos próximos anos. Esse método gera redução de custos com infraestrutura, o que justifica a sua popularização.

Além disso, também possibilita uma maior escalabilidade, mesmo havendo grandes picos de acesso à plataforma.

Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)

Com a chegada da LGPD, as pessoas e empresas passam a ser proprietárias de seus dados, de modo que as companhias só poderão utilizá-los mediante autorização. Além disso, é preciso se responsabilizar pelas informações de terceiros que são armazenadas.

A nova legislação é uma das tendências para computação em nuvem, justamente pelo fato que envolve a segurança. Se algum dado de um cliente vazar, por exemplo, a empresa poderá ser penalizada com uma multa bastante alta.

Por se tratar de um serviço seguro, o uso das plataformas em nuvem tende a ser um meio para que as empresas cumpram a LGPD em sua totalidade e evite sofrer as sanções que ela aplicará.

Internet 5G

A internet 5G já está presente em alguns lugares do mundo, como no Reino Unido, na Coreia do Sul e em algumas regiões dos Estados Unidos. Em breve, o novo modelo começará a ser comercializado em uma escala mundial.

Para você ter uma ideia, a internet 4G, que utilizamos atualmente, tem uma velocidade de 1 Gbps. Com a 5G, o número é 20 vezes maior, ou seja, 20 Gbps. Isso fará com que tudo seja muito mais rápido nos meios digitais, facilitando o armazenamento e acesso dos dados em nuvem.

Depois de conhecer as tendências da computação em nuvem se torna impossível pensar em um futuro pouco conectado e mantendo sempre as mesmas tecnologias em uso, não é mesmo?

Para continuar se informando sobre o tema, recomendamos a leitura do nosso artigo que mostra as tendências para a transformação digital.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP