As empresas que utilizam os softwares da SAP precisam ficar atentas e se preparar para o prazo final da migração SAP S/4HANA até 2027. Estamos nos referindo à nova versão do sistema, que será priorizada a partir de agora.

Todas as companhias que usam o SAP em suas operações precisam migrar para a versão mais recente. Somente assim é possível acompanhar a evolução do sistema e continuar recebendo todas as inovações realizadas.

Apesar de muitos empresários já saberem dessa realidade, muitos ainda têm dúvida sobre o processo e também acerca do prazo final da migração SAP S/4HANA até 2027.

Reunimos os principais questionamentos sobre o assunto e convidamos nossos especialistas a respondê-los. Continue a leitura e esclareça as suas dúvidas!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Qual é o prazo final da migração para o SAP S/4HANA?

Até pouco tempo atrás falava-se que o prazo final para a migração para o S/4HANA era o ano de 2025. No entanto, ao perceber que muitas empresas ainda não estavam se preparando para a mudança, a SAP achou interessante prorrogar o período.

Por isso, foram adicionados dois anos para o prazo final e, por enquanto, essa é a data com que se vem trabalhando. As companhias têm, portanto, até 2027 para fazer essa mudança e continuar usufruindo dos benefícios do SAP.

Você pode até pensar que o período é longo, uma vez que são 7 anos até que o prazo estoure. Todavia, quanto antes for feita a migração melhor. Isso porque o SAP S/4HANA tem mais recursos inovadores e pode atender de forma ainda mais completa a realidade da sua empresa.

O que acontece se a empresa não fizer a migração SAP S4/HANA até 2027?

A SAP tem um ciclo de vida para os seus produtos, de modo que novas versões vão sendo lançadas com o passar do tempo. Isso faz parte da transformação digital, sendo natural que novas versões dos programas sejam lançadas, para acompanhar as tendências de mercado e necessidades das empresas.

Porém, caso as empresas não façam a migração SAP S/4HANA até 2027, prazo final para essa atividade, elas ainda poderão seguir usando o programa por mais 3 anos. Isso porque pode ser solicitado um período de prorrogação para o processo.

Apesar de essa situação ser possível, não é recomendada. Isso porque todas as inovações deixarão de ser implementadas na versão antiga. Novas ferramentas e funcionalidades estarão disponíveis apenas para o SAP S/4HANA e as empresas que não fizerem a migração, poderão se tornar obsoletas.

Por que fazer a migração para o SAP S/4HANA

Ao fazer a migração para o SAP S/4HANA, todas as suas informações ficarão armazenadas em um mesmo local. Isso garante que todos os processos ganhem muito em agilidade.

Além disso, os recursos também poderão ser otimizados, você terá garantia de suporte SAP, verá uma remodelação da interface visual e terá um aumento da segurança dos dados armazenados.

A nova interface conta com os recursos SAP Fiori, sendo muito mais simples e intuitiva. Além disso, as informações terão mais segurança, o que é muito importante, com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Quais são as formas de fazer a migração?

Para fazer a migração SAP S/4HANA até 2027, podem ser adotadas duas estratégias: o upgrade ou o greenfield. Falaremos brevemente sobre cada uma delas, para que você entenda.

Upgrade

O upgrade é uma estratégia em que as empresas que já utilizam o SAP migram toda a sua base de dados atual para o HANA. Dessa maneira, será possível que as informações atuais possam rodar no novo aplicativo e os trabalhos que são realizados atualmente podem ter continuidade.

Ao mesmo tempo em que é feita a conversão dos dados, as companhias já poderão usar o novo sistema. Ou seja, as novas informações geradas pelas demandas de trabalho alimentarão o programa e o fluxo segue normalmente.

Greenfield

O modelo de migração para SAP S/4HANA conhecido como greenfield é uma opção em que a versão antiga deixa de ser utilizada. Assim sendo, não é feito um upgrade, mas sim uma nova instalação.

Essa modalidade é recomendada para as empresas que têm versões muito antigas do SAP rodando. Logo, não vale a pena fazer o upgrade, uma vez que o processo seria bastante lento.

A partir da nova instalação, todas as atividades já feitas no sistema antigo precisam ser recriadas, o que demanda um pouco mais de trabalho.

Como saber qual é a melhor estratégia para fazer a migração para o SAP S/4HANA na minha empresa?

Essa é uma das principais dúvidas que os empresários têm sobre o assunto. Afinal, qual é o melhor momento para fazer a migração, sendo que o prazo é até 2027? E qual das duas modalidades é mais adequada para a minha empresa?

O fato é que não existe uma resposta única para essas questões. Tudo depende de uma série de fatores, como as maneiras que a empresa usa o SAP, o quanto está disposta a gastar na atualização, quais são as necessidades específicas do negócio etc.

Em meio a essa série de fatores, recomenda-se um planejamento estratégico para fazer a migração SAP S/4HANA até 2017. Nesse sentido, contar com uma consultoria, como a Escotta, ajuda muito.

É interessante que você conte com o apoio de profissionais que entendam e estudem o seu negócio, para que relacione as suas necessidades com os recursos SAP disponíveis. De tal modo, fica mais fácil de saber qual das duas modalidades de migração é mais interessante.

Agora que você já entende um pouco mais sobre o assunto, não deixe para última hora! Prepare já a sua empresa para o prazo final da migração SAP S/4HANA até 2027. Assim você não corre o risco de ficar com um programa obsoleto e deixar de receber as inovações desenvolvidas pela SAP.

Saiba mais sobre o assunto em nosso post que mostra como a Escotta pode auxiliar CFOs na migração para SAP S/4HANA. Lá contamos mais detalhes sobre como podemos ser parceiros da sua empresa nessa momento.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP