Migração para o SAP S/4HANA garante resultados em produtividade

A migração para o SAP S/4HANA é uma realidade que vem sendo enfrentada por muitos gestores de TI ou diretores de companhias que utilizam o SAP para desenvolver as tarefas da organização.

Uma das principais preocupações tidas é em relação aos custos desse processo, que obviamente existem. No entanto, é preciso pensar além, uma vez que a migração para o SAP S/4HANA trará muitos resultados em produtividade para as empresas.

Para que você tenha uma visão mais clara sobre isso, elencamos algumas dúvidas que são comuns de serem tidas por quem está realizando o procedimento e as esclarecemos. Confira!

Quais são os principais custos necessários da migração para o SAP S/4HANA?

Os custos tidos no processo de migração do SAP S/4HANA envolvem principalmente a consultoria contratada e o pessoal que trabalhará no projeto. É preciso que seja feita uma análise para escolher qual estratégia será utilizada, se um upgrade ou uma nova instalação.

No caso de se optar por fazer uma nova instalação, a empresa também precisará arcar com os custos de licenciamento do programa. É por isso que deve ser feita uma análise minuciosa, para que os custos possam ser otimizados. A expertise profissional conta muito nesse momento!

Quanto tempo leva em média essa migração?

Não é possível mensurar uma quantidade exata de tempo de migração para o SAP S/4HANA. Isso varia muito de uma empresa para outra, considerando o porte e as operações de cada companhia.

Uma microempresa, que utiliza poucos serviços e têm poucos dados armazenados no SAP levará menos tempo para a fazer a migração do que uma grande companhia com processos mais complexos, por exemplo.

É raro, no entanto, processos de migração que durem menos de três meses, sendo essa uma espécie de quantidade de tempo mínima necessária para realizar todos os procedimentos.

Existem programas ou recursos que simplificam a migração?

Sim! A SAP dispõe de uma ferramenta que mostra cases de sucesso da migração em diferentes áreas empresariais. Dessa forma, é possível observar as informações dos processos de outras companhias do mesmo segmento da empresa em que o procedimento está sendo realizado.

Além disso, existem recursos que possibilitam fazer uma varredura no sistema para analisar códigos e linhas de programação que necessitam de modificações. Contar com uma equipe que conheça tais ferramentas otimiza custos, portanto!

Quais são os principais resultados em produtividade que uma empresa tem ao migrar para o SAP S/4HANA?

A migração para o SAP S/4HANA garante diversas vantagens e ganhos em produtividade para as empresas que já utilizam o ERP em suas atividades. Observe:

  • o SAP S/4HANA permite que você tenha insights de negócios em tempo real ou mais rapidamente do que no SAP ERP;
  • o modelo de dados é simplificado, garantindo um melhor desempenho e facilidade nos desenvolvimentos;
  • podem ser feitas extrações de dados de outras fontes de bancos de dados, como o Oracle, SQL Server, IBM DB2 etc.;
  • o sistema está disponível na plataforma Cloud, ou seja, pronto para a nuvem;
  • a interface é mais simples e intuitiva, por meio do SAP Fiori;
  • novos aplicativos são desenvolvidos com exclusividade para o SAP S/4HANA;
  • muitas funcionalidades que não estavam disponíveis no SAP ERP foram embutidas, diminuindo o esforço e custo de manutenção de múltiplos sistemas;
  • há maior compatibilidade com produtos inovadores, como soluções de Big Data, IOT e Blockchain;
  • a adoção da inteligência artificial para processos burocráticos reduz esforços manuais e morosos.

Percebeu que fazer a migração para o SAP S/4HANA pode ser muito vantajoso para o seu negócio? Não se trata apenas de uma necessidade para continuar usando o programa, mas sim de uma oportunidade para conquistar resultados ainda mais positivos para o seu negócio.

Uma consultoria SAP pode ajudar você nesse processo, identificando a melhor forma de executar as ações e os passos que precisam ser dados. Você pode entender mais sobre esse trabalho em nosso artigo que mostra as diferentes estratégias de migração para o S/4 HANA.

Deixe um Comentário