A migração para SAP S/4HANA é algo que está preocupando os CFOs de muitas empresas. Esse processo deverá ocorrer em um futuro próximo e demanda alguns custos para a companhia.

Por conta disso, os responsáveis pelas finanças das empresas devem ficar atentos sobre qual é a melhor maneira de migrar o sistema atual para o SAP S/4HANA, para evitar gastos desnecessários. Ter uma consultoria de confiança é muito importante nesse momento.

É aí que nós, a Escotta, entramos! Temos a expertise e competência necessárias para auxiliar a sua empresa a ter sucesso na migração para SAP S/4HANA. Tudo isso da maneira menos custosa para o negócio. Continue conosco e saiba mais!

Migração para SAP S/4HANA: entenda o porquê de ser necessária

Se você utiliza o SAP na sua empresa, nos próximos anos deverá migrar para a mais nova versão do ERP, o SAP S/4HANA. Isso se faz necessário porque a edição antiga do programa deixará de ter atualizações em breve.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Há uma estimativa de que até o ano de 2025 todas as empresas tenham feito a migração. Por isso, a SAP trabalha com essa data para cessar as atualizações da versão mais antiga do seu software.

Além disso, ao fazer a migração para SAP S/4HANA, a companhia terá diversos benefícios que facilitação o seu dia a dia. O HANA, que é a nova base de dados do SAP, centraliza todas as informações em uma mesma plataforma, gerando agilidade nos processos.

Entre os benefícios que você terá ao fazer a migração, destacamos os seguintes:

  • otimização dos recursos;
  • garantia de suporte no SAP;
  • remodelação da interface visual; e
  • aumento da segurança dos dados armazenados.

Veja quais são as formas de fazer a migração para SAP S/4HANA

Há duas possibilidades para fazer a migração para S/4HANA: um projeto de upgrade ou uma nova instalação do programa. Saiba como funciona cada uma delas!

Upgrade

Se a sua empresa já utiliza o SAP atual, pode fazer um upgrade para a versão S/4 HANA. Para isso, é necessário que toda a base de dados atual seja convertida, para que possa rodar no novo aplicativo.

Ao mesmo passo de que os dados atuais são convertidos, a organização já poderá utilizar o novo software, alimentando-o com mais informações e usufruindo de todos os recursos disponíveis.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Nova instalação

Outra possibilidade de fazer a migração para SAP S/4HANA é começar tudo do zero, ou seja, deixar de utilizar a versão antiga e instalar a nova nos computadores da empresa.

Esse processo, que recebe o nome de greenfield, é recomendado para as empresas que utilizam versões muito antigas do SAP, que tornam inviável a realização de um upgrade.

Entenda como a Escotta pode ajudar nesse processo

Os CFOs, assim com outros diretores das empresas, têm a necessidade de encontrar a solução mais viável, economicamente falando, para fazer a migração para SAP S/4HANA. É nesse sentido que a Escotta pode ajudar.

Conforme explicamos, existem duas formas de fazer a migração para a nova versão do SAP. Assim sendo, realizamos um estudo detalhado da forma como a empresa utiliza o software na atualidade e verificamos qual é a melhor solução.

Verificamos todos os processos realizados e sugerimos ferramentas e recursos que podem ser implementados, bem como analisamos se é mais viável fazer uma instalação do zero ou o processo de conversão.

Cada empresa tem uma realidade e nem sempre uma estratégia que é benéfica para uma será interessante para a outra. Por isso, o papel de uma consultoria como a Escotta é tão relevante!

Nós analisaremos a companhia e apresentaremos um plano de migração, com as estratégias mais interessantes e mais economicamente viáveis para que o ERP siga sendo utilizado, sem causar qualquer tipo de prejuízo às operações.

E então, conseguiu entender sobre como nós, da Escotta, podemos ajudar a encontrar a melhor solução na migração para S/4HANA? Estamos à disposição para auxiliar o seu negócio. Entre em contato conosco e converse com um de nossos consultores!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP