Você quer ter uma maior governança sobre os dados fiscais da sua empresa no SAP S/4HANA? Então, conhecer o ACR é a melhor alternativa! Com essa solução, a área contábil e fiscal das companhias contará com diversos benefícios, que tornarão o trabalho do dia a dia muito mais prático e seguro.

Neste artigo, apresentaremos o que é o ACR, as suas principais vantagens e como implementá-lo na sua organização. Está interessado? Então é só seguir a leitura nos tópicos a seguir!

Entenda o que o ACR

O ACR é uma solução SAP, que visa todo o controle fiscal da empresa. Atualmente, além desse produto, também é disponibilizado outro, chamado de TDF.

A tendência é que, com o passar do tempo, haja uma migração total do TDF para o ACR, tendo em vista que o produto mais recente é mais vantajoso para as companhias.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Ao utilizar o ACR, todas as informações sobre os dados fiscais da organização estarão vinculadas ao SAP S/4HANA, o que gera diversos benefícios e facilita o controle sobre as informações.

De tal maneira, sempre que uma informação for atualizada no SAP S/4HANA, automaticamente o ACR será atualizado e vice-versa. Essa integração total facilita muito o trabalho dos responsáveis pelas atividades da área fiscal.

Conheça as principais vantagens do ACR para as empresas que usam SAP S/4HANA

As vantagens do ACR para as organizações que já utilizam o SAP S/4HANA são muitas. Listamos as principais. Acompanhe!

Plataforma online na nuvem

Assim como todas as funcionalidades do SAP S/4HANA, o ACR também fica armazenado na nuvem e pode ser acessado em qualquer local, por meio de uma plataforma online.

Isso é essencial, principalmente, para quando é necessário praticar o trabalho remoto. Todas as atividades fiscais poderão ser feitas em qualquer local e não apenas na sede da empresa. Vale destacar que os acessos também podem ser feitos por meio de dispositivos móveis.

Rapidez na geração de relatórios

Ao utilizar o ACR para SAP S/4HANA, há um ganho enorme de tempo para a geração de relatórios, como os de SPED.

Para você ter uma ideia, a geração de um relatório que costuma levar horas para ocorrer, passa a ser feita em poucos minutos. Assim, os responsáveis por esse trabalho ganham muito tempo para realizar as suas atividades, ganhando eficiência fiscal.

Análises preditivas, deep learning e machine learning

Fazer análises preditivas, principalmente em estratégias de Business Intelligence será algo mais prático com o ACR. Isso porque todas as informações ficarão disponíveis para consulta em tempo real.

Estratégias de deep learning e machine learning também poderão ser mais facilmente implementadas, melhorando ainda mais a governança sobre os dados fiscais.

Redução de riscos financeiros e fiscais

Como tudo será automatizado, os erros humanos, que costumam ocorrer com frequência quando os processos fiscais são feitos de maneira manual, deixarão de acontecer.

Dessa forma, os riscos financeiros e fiscais são reduzidos de forma significativa. Isso dá mais segurança para as empresas, algo que é imprescindível quando falamos de segurança corporativa.

Redução dos custos operacionais

Os custos operacionais também são reduzidos significativamente quando se utiliza o ACR.

Isso acontece porque a ferramenta proporciona mais agilidade nas tarefas que são executadas pelo time fiscal.

Veja como o ACR proporciona uma melhor governança sobre os dados fiscais

A governança sobre os dados fiscais ocorre de diferentes formas para as empresas, tendo em vista que cada negócio tem os seus protocolos e medidas de segurança.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Veja algumas funcionalidades do ACR que fazem com que as empresas tenham melhorias em sua governança corporativa:

  • Execução das obrigações fiscais, como SPED EFD ICMS/IPI, GIA ICMS, NFTS, DIME, DIR, CIAP, entre outros;

  • diversas visões drill down nas funcionalidades de apuração de ICMS;

  • apuração de ICMS, ICMS ST, ICMS EC87, IPI, PIS e COFINS;

  • busca automática de saldos por conta contábil/centro de custo;

  • controle de status de período fiscal por estabelecimento;

  • configuração de validação de período fiscal por CFOP;

  • bloqueio de lançamento de Notas Fiscais no ERP;

  • notas Fiscais, com diversas opções de filtros;

  • monitor de Obrigações Fiscais (TOM);

  • relatórios de NF;

  • entre outros.

Saiba como implementar o ACR na sua empresa

O ACR é uma solução exclusiva para SAP S/4HANA. De tal maneira, se você é usuário desse sistema, poderá contratar essa ferramenta em separado e fazer a implementação na sua companhia.

Uma vez que o ACR é implementado, ele é totalmente integrado ao SAP S/4HANA, de modo que todas as movimentações contábeis serão atualizadas no seu software de gestão. Tudo de forma prática e rápida, gerando todos os benefícios anteriormente citados.

Nossa expectativa é que, com este conteúdo, você tenha aprendido um pouco mais sobre as vantagens do ACR no SAP S/4HANA, principalmente no que se refere à governança sobre os dados fiscais. Tendo essas informações em mente, você compreenderá sobre a importância de contar com essa ferramenta em sua empresa.

Para fazer a implementação da solução, contar com um time de especialistas, que entenda sobre  a realidade da sua empresa e saiba como fazer com que ela tire o melhor proveito do ACR é essencial.

A equipe da Escotta está à disposição para ajudá-lo nesse momento! Para saber mais sobre os nossos serviços e metodologia de trabalho, entre em contato conosco! Teremos satisfação em levar o ACR para que as atividades fiscais da sua empresa tenha mais sucesso e praticidade!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP