Melhorar as técnicas de negociação é algo buscado por praticamente todos os gestores do setor de compras. Isso se justifica porque, tendo um relacionamento mais próximo e de confiança com os fornecedores, você poderá ter mais facilidade para negociar preços e prazos. Isso tudo resulta em uma atuação mais estratégica para o negócio.

Para ajudá-lo, desenvolvemos este artigo, para que você aprenda como aplicar as táticas de negociação de forma efetiva. E assim tornar o setor menos operacional e mais valorizado pela gestão da companhia.

Confira, a seguir, uma série de dicas para que você saiba como melhorar as técnicas de negociação e tornar a atuação do setor de compras da sua empresa mais estratégico!

Entenda o que significa ter uma atuação estratégica no setor de compras

O setor de compras da empresa pode ser visto como a base da pirâmide organizacional, uma vez que é ele quem dá as diretrizes para a compra da matéria-prima de um indústria, por exemplo.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Dessa maneira, ter uma atuação estratégica no setor de compras impacta diretamente no preço que o produto chegará ao mercado para o consumidor, bem como na forma e nas condições que ele poderá ser vendido.

Na medida que se faz uma atuação estratégica para negociar preços na compra do material, uma companhia ganha vantagem competitiva em relação à concorrência, uma vez que poderá produzir a um custo menor.

Vale lembrar que a negociação afeta tanto os custos operacionais para produção de produtos, quanto os custos internos da empresa, como a compra de materiais de escritório e itens para limpeza, por exemplo, uma vez que esses valores também acabam sendo repassados para o consumidor.

Veja quais as principais técnicas de negociação para tornar o setor de compras mais estratégico

Listamos as principais técnicas para que você tenha um setor de compras mais estratégico. Observe!

Tenha um catálogo de produtos a ser cotados

Se um gestor de compras for cotar valores para adquirir um material e não tiver uma relação dos produtos que precisa comprar, bem como os preços anteriores que eram praticados, é impossível saber se algo está caro ou barato, por exemplo.

É um requisito primordial, portanto, ter um cadastro bem organizado para poder fazer comparativos e ter subsídios para negociar com os fornecedores.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Tenha uma visão sobre a necessidade do produto

Também é imprescindível que o gestor de compras tenha consciência sobre a necessidade de utilizar determinado produto em médio e longo prazo. Pois, dessa forma, poderá negociar quantidades com o fornecedor.

No geral, quanto maior a quantidade que se adquire de um produto, melhor será o preço conseguido. No entanto, se a empresa necessitar de uma determinada matéria-prima para usar apenas nos próximos seis meses, por exemplo, não é vantajoso comprar uma quantidade que duraria um ano. Por conta disso, o profissional de compras necessita estar alinhado com colegas gestores das outras áreas da empresa. Para que então possa pensar no negócio como um todo e não apenas no seu próprio departamento.

Faça o desenvolvimento de fornecedores

Desenvolver um fornecedor nada mais é do que estreitar o relacionamento com as empresas com as quais você compra. Mantenha sempre mais de um parceiro para cada tipo de produto, para não ficar na mão em situações emergenciais, mas crie vínculos com cada um deles.

Quando há um relacionamento amigável entre comprador e fornecedor, será mais fácil de conseguir negociar preços mais interessantes para a empresa.

Compreenda sobre o papel do gestor de compras no processo de negociação

Existem muitos gestores de compras que ficam muito preocupados com o trabalho operacional e não se focam no setor estratégico e isso não é benéfico.

Não basta definir metas, mas sim criar um programa de relacionamento e buscar meios para ter uma relação mais estreita com os fornecedores. Além disso, como explicamos, a visão precisa ser do todo e não de uma única parte da companhia.

Analise como a Escotta pode ajudar melhorar as técnicas de negociação

A Escotta oferece uma ferramenta de gestão de compras de fácil utilização para os fornecedores e que garante um rápido retorno para os compradores. Ela também permite que sejam feitas comparações de preços, formas de pagamento, prazos, forma de entrega etc.

De tal modo, os gestores do setor de compras poderão ter mais resultados positivos e melhorar as técnicas de negociação, tendo dados comparáveis como base.

Você pode continuar aprendendo sobre o assunto e saber como utilizar a ferramenta de automatização de cotações no SAP, desenvolvida pela Escotta, lendo o nosso artigo que fala especificadamente sobre esse assunto. Não deixe de conferir!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP