Os desafios enfrentados pelos compradores são complexos e em constante evolução. Com a transformação digital na área de compras, por exemplo, vários processos foram totalmente modificados.

À medida que as soluções tecnológicas substituem as analógicas, como o papel e o telefone, as preocupações deixam de ser apenas em “o que” o departamento de compras faz, mas sim “como”. Afinal, para não se tornarem obsoletas, as empresas precisam investir em tecnologia e, de tal forma, se manterem ativas no mercado.

Entendido sobre essa necessidade de se atualizar constantemente, recomenda-se que você conheça quais são os principais ganhos que a transformação digital na área de compras pode proporcionar ao seu negócio. Acompanhe!

Os 5 principais ganhos que as empresas têm com a transformação digital

Um estudo realizado pela The Hackett Group indica que as empresas podem ter uma economia de até 70% por pedido, adotando as tecnologias de última geração na área de compras.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Esse dado é uma prova da relevância das soluções tecnológicas para os compradores. Veja, a seguir, as principais delas!

1. Computação em nuvem

A computação em nuvem permite total controle e supervisão dos gastos que uma empresa tem ao comprar produtos e serviços. As plataformas permitem lidar com eficiência com o processo de requisição, fornecimento, aquisição e processamento de pagamentos.

Além do mais, tudo isso pode ser feito a distância, sem que seja necessário ocupar a sede física da empresa. É cada vez mais comum que os trabalhadores da área de compras possam realizar as atividades em regime de home office ou em coworkings, por exemplo.

A questão logística que envolve os processos de compra também é melhorada pela computação em nuvem. Isso porque, a maioria das empresas, já possibilita o monitoramento de frotas em tempo real.

Com esse recurso, o comprador poderá observar os status dos itens adquiridos, como quando eles saíram para entrega ou chegaram a centros de distribuição, por exemplo.

2. Automação de processos

Podemos definir a automação de processos como o uso da tecnologia para automatizar tarefas repetitivas do dia a dia. Trata-se, portanto, de um grande benefício proporcionado pela transformação digital na área de compras.

A ideia é que, com o uso de ferramentas específicas, se acelere a maneira como o trabalho é realizado. As análises de formulários, envio de propostas, entre outras tarefas realizadas pelos compradores podem ser automatizadas, fazendo com que muitos ganhos sejam tidos, no que se refere à agilidade.

3. Inteligência artificial

Um estudo feito pela empresa Ivalua concluiu que a inteligência artificial pode ter um papel fundamental, quando falamos em transformação digital na área de compras, em situações como:

  • identificar mais rapidamente as possibilidades de fraude;
  • alertar a empresa sobre fornecedores que não cumprem os acordos;
  • reconhecer e sinalizar problemas de conformidade com os fornecedores.

Ter esses conhecimentos, gera maior eficiência e permite melhores tomadas de decisão, oferecendo uma vantagem competitiva real para as companhias.

4. Analytics

A tecnologia também é vantajosa para a área de compras, no que se refere à análise de dados ou analytics. Isso pode ser feito por meio de atividades como o data mining e a análise preditiva.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Os recursos de analytics também contribuem para ganhos em saving e proporcionam melhores oportunidades de prever demandas. Em épocas que a empresa vende mais, é preciso comprar mais matéria-prima, por exemplo, e isso pode ser previsto com a coleta e visualização de dados estatísticos.

5. Experiência dos stakeholders

Os stakeholders, aqui entendidos como os requisitantes que demandam compras internamente nas empresas, terão uma melhor experiência ao se utilizarem recursos da transformação digital.

Por conta de a tecnologia proporcionar respostas mais rápidas às demandas e disponibilizarem múltiplos canais para as compras serem efetivadas, o processo ganha agilidade. Além disso, os recursos digitais diminuem a burocracia, facilitando o trabalho dos compradores nos mais diversos aspectos.

A Escotta pode ajudar o seu negócio a viver a transformação digital na área de compras

Se você está fascinado com as formas como a transformação digital na área de compras está causando nas grandes empresas, saiba que a sua organização também pode se beneficiar disso.

A Escotta é uma consultoria especializada, que pode auxiliar o seu negócio a fazer uma gestão de compras de forma muito mais prática e efetiva. Observe, a seguir, como podemos ajudar o seu negócio!

Ferramenta de automação de cotação

Nosso time de especialistas desenvolveu uma ferramenta de automatização da cotação de compras, que pode ser implementada no sistema SAP. Por meio de observações do fluxo de trabalho de nossos clientes, verificamos que as cotações enviadas pelos fornecedores precisavam ser preenchidas uma por vez pelos compradores.

Como você pode imaginar (ou até mesmo vivenciar), isso gera muito trabalho e várias horas do dia desperdiçadas. Para reverter essa situação, desenvolvemos uma ferramenta que é exclusiva no mercado.

O funcionamento é bastante simples: um formulário é enviado pelos fornecedores e eles devem preencher com as informações solicitadas. Após isso, os dados serão automaticamente atualizados no SAP, para que os compradores possam comparar preços e orçamentos, por exemplo.

Aproximação com HANA e S4HANA

Somos especialistas em SAP e trabalhamos com plataformas atualizadas e recentes, como o HANA e o S4HANA. Essa tecnologia representa uma área de inovação poderosíssima, que pode contribuir muito para a presença das empresas na área digital, utilizando um conceito de computação em memória.

Tais recursos contam com soluções integradas de inteligência artificial, machine learning e analytics de forma nativa. Isso significa que os recursos já estão disponíveis no próprio sistema e que você não precisará utilizar outros programas para utilizá-los.

Isso faz com que os compradores tenham acesso fácil a essas tecnologias avançadas. Nossos consultores também atuam promovendo a aproximação do cliente com os novos recursos. Ou seja, você poderá contar com o nosso apoio e suporte para utilizar as ferramentas mais avançadas na sua empresa.

Não restam dúvidas de que a transformação digital na área de compras veio para revolucionar a forma como os compradores trabalham, concorda? Então, convém que você se atualize, para não ser passado pela concorrência.

Continue se qualificando sobre o assunto e leia agora o nosso artigo que fala sobre análises obrigatórias para uma boa gestão de compras!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP