O SAP Document Compliance é uma nova solução SAP, que afetará positivamente a emissão de NF-es. Leia o artigo e saiba mais!

Estar de olho nas novidades sobre a emissão de NF-es no SAP é sempre importante para as empresas que usam essas soluções para emitir notas fiscais eletrônicas. O novo SAP Document Compliance, por exemplo, afetará o processo. Atualmente, a maior parte das empresas que apostam nas soluções SAP utilizam o SAP Governance Risk and Compliance (GRC) para desenvolver suas atividades. A tendência é que esse recurso de ser usado e como suas funções passem a ser realizada no documento de conformidade do SAP.

Quer saber mais sobre as mudanças na emissão de NF-es no SAP? Então, prossiga com a leitura e esclareça as suas dúvidas sobre o tema.

O que é o SAP Document Compliance?

O SAP Document Compliance é a nova solução da SAP para emissão de NF-es, que substituirá o SAP GRC. O novo sistema, além de emitir como notas fiscais eletrônicas, faz toda a comunicação da empresa com a Secretaria da Fazenda (SEFAZ) e algumas prefeituras. A principal diferença entre o SAP Document Compliance e SAP GRC é o fato de que, na nova solução, todos os dados e a infraestrutura necessária para os processos ficam armazenados em nuvem. Isso faz com que a atividade seja muito mais ágil prática e prática.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Vale lembrar ainda que o SAP Document Compliance é uma solução com integração nativa ao SAP S / 4HANA . Ou seja, conforme as empresas migrarem para o novo sistema, devem deixar de usar o SAP GRC.

Quais são as vantagens dessa solução na emissão de NF-es no SAP?

Ao usar o SAP Document Compliance para a emissão de NF-es no SAP, os usuários percebem diversas vantagens. Listamos como principais delas, a seguir. Acompanhe!

Agilidade nas operações

O SAP Document Compliance fará com que as operações ocorram menos etapas, o que confere agilidade ao processo de emissão de NF-es no SAP. Tudo é feito de forma automatizada , o que também reduz a possibilidade de serem cometidos erros humanos no processo.

Redução da infraestrutura

No que se refere à infraestrutura, o SAP Document Compliance oferece uma redução do uso do espaço físico da organização, tendo em vista que tudo fica armazenado em nuvem, o que descarta a necessidade de datacenters, por exemplo. Sendo assim, essa característica permite que as empresas obtenham ganhos em escalabilidade, ao mesmo passo em que são excluídas os gargalos e como limitações, já que tudo é feito na nuvem.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Facilidade para a manutenção do sistema

Como explicamos, todas as ações desenvolvidas no SAP Document Compliance ficam armazenadas em nuvem. Isso facilita muito no que se refere às manutenções programadas do sistema, que passam a ser uma responsabilidade do próprio SAP. Afinal, nisso estão inclusas como atualizações como correções de bug. Logo, a empresa terá menos responsabilidades, o que é bastante útil para que os seus processos produtivos apresentem melhores resultados.

Conexão com as autoridades fiscais brasileiras

O SAP Document Compliance está diretamente conectado às autoridades fiscais brasileiras, como a SEFAZ. Isso é muito importante para que as operações possam ser concluídas.
Sendo assim, o envio das solicitações de status pode ser facilmente feito para um SEFAZ. Além disso, as empresas podem usar o certificado digital para prosseguir com suas operações e garantir a comunicação com o fisco brasileiro durante as transações comerciais que realizar.

Envio de documentos de confirmação do receptor

A nova solução possibilita o envio da confirmação, encerramento ou negação da operação para um cenário de receptor por meio do eDocument Cockpit. Isso é importante para que se obtenha a verificação de que o receptor realmente consta como notas fiscais e efetuadas o trabalho necessário com eles.

Licenciamento único

Se você usa o SAP GRC, é bem provável que tenha duas concessões para as NF-es, uma de entrada e outra de saída, não é mesmo? Com o SAP Document Compliance isso deixa de ser necessário, tendo em vista que as cobranças nas licenças são no consumo, por meio de um modelo de subscrição de documentos processados. Dessa forma, não é necessário ter duas licenças para trabalhar com notas fiscais eletrônicas.

Como você pode perceber, o SAP Document Compliance afetará a emissão de NF-es no SAP de maneira bastante positiva. Por isso, vale a pena fazer a migração para essa nova solução.

Quer saber mais sobre o assunto e providenciar uma atualização agora mesmo? Então, não perca tempo e converse com um de nossos consultores . Estamos sempre à disposição!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP