Você já ouviu falar em serviços via outsourcing para empresas? Trata-se de uma modalidade de contratação que já existe há algum tempo, mas que agora está se tornando uma tendência de mercado bastante forte.

Uma matéria publicada pelo portal CIO mostra que, somente no ano de 2018, a prática do outsourcing somou US$ 47,8 bilhões em contratos no Brasil, de acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Isso mostra como o modelo tem se mostrado eficiente para as companhias.

A publicação também afirma que, de acordo com o Information Services Group (ISG), os setores de TI e infraestrutura são os que mais apostam nessa modalidade de contratação.

Mas se você não sabe do que se  tratam os serviços via outsourcing para empresas, não se preocupe! A seguir, explicaremos mais detalhes sobre o assunto e apontaremos as tendências desse modelo de contratação. Acompanhe!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

O conceito de outsourcing

O outsourcing pode ser definido como uma forma de contratação de mão-de-obra pura. Nesse caso, a empresa contratada aloca um profissional na companhia do cliente, e ele será responsável por desenvolver determinadas funções. Também há a possibilidade do trabalho ser feito remotamente, como veremos mais adiante.

Nesse modelo de contratação, não se tem um escopo, um tempo e um custo fechado para o cliente. O colaborador alocado atende as demandas conforme elas chegam.

Os riscos também são compartilhados entre a empresa contratada e a contratante. Dessa maneira, caso seja necessário, o profissional contratado via outsourcing pode permanecer mais tempo prestando serviços para a companhia.

4 tendências dos serviços via outsourcing para empresas

1. Crescimento da demanda

Há uma tendência no mercado para que as empresas contratem mais projetos via outsourcing do que de maneira fechada.

Isso pode se justificar porque os clientes compartilham os riscos nesse tipo de  projeto. Assim sendo, muitas vezes, o valor cobrado é menor.

2. Versatilidade profissional

Ao fazer uma contratação via outsourcing para empresas, os profissionais contratados não têm uma função definida na companhia em que são alocados.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Eles poderão trabalhar auxiliando em várias demandas, dentro da sua área de conhecimento. Essa versatilidade traz ganhos para a companhia.

3. Organização de squads com metodologias ágeis

Squads é o nome dado para uma forma de organização empresarial que separa os funcionários em pequenos grupos, que trabalham para cumprir objetivos específicos. Nesse modelo de trabalho, as metodologias ágeis, como o Kanban e o Daily Meeting podem ser mais exploradas.

A contratação de serviços via outsourcing para empresas é perfeita para isso, tendo em vista que os profissionais alocados podem organizar times e propor o trabalho com métodos ágeis.

4. Contratação remota

O nível de complexidade de uma atividade de outsourcing possibilita que os atendimentos também sejam feitos de forma remota. Assim sendo, o colaborador terceirizado trabalha para determinada companhia, mas sem estar presente em sua sede física.

Isso é vantajoso para o contratante, que não precisará ter gastos com transporte, alimentação e hospedagem da equipe contratada. Afinal, as atividades serão realizadas à distância.

A contratação remota também é interessante por quebrar barreiras geográficas. Como o trabalho não é presencial, você pode contar com os melhores especialistas em determinado assunto, independentemente da cidade ou estado em que eles estiverem.

A contratação via outsourcing para empresas é uma realidade cada vez mais presente em muitas companhias. A Escotta já está preparada para atender nessa modalidade, sendo que já é uma empresa atuante, prestando consultoria, para organizações de todo o Brasil.

Gostou do nosso artigo e quer saber mais novidades sobre tecnologia no meio empresarial? Então confira agora o nosso post que apresenta as tecnologias que transformação o mercado em 2020.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP