Conheça as tecnologias que transformarão o mercado em 2020

Uma nova década está se iniciando e com ela, certamente teremos novas tecnologias à vista, que impulsionarão o mercado em 2020. A transformação digital segue imperando e será cada vez mais comum o uso de recursos como a inteligência artificial e a internet das coisas.

Listamos as principais tecnologias que tendem a se desenvolver no decorrer do novo ano que está iniciando. Veja, a seguir!

Tecnologias que transformarão o mercado em 2020

Inteligência artificial

As telecomunicações são uma das indústrias que mais usam a inteligência artificial atualmente. Nessa área, é bastante comum vermos a utilização de assistentes virtuais e chatbots no atendimento ao cliente.

A inteligência artificial, no entanto, tende a se disseminar para as mais diversas áreas. Na engenharia, um robô é capaz de selecionar quais são os melhores materiais para obra, por exemplo. Na área policial, é possível cruzar dados com recursos inteligentes e solucionar crimes mais facilmente.

Já os médicos passarão a utilizar esses meios para conhecer melhor o corpo de cada paciente e prever doenças, retardando assim as chances de uma pessoa ter câncer e outras patologias graves.

Esses são apenas alguns exemplos, que demonstram como a inteligência artificial está em pleno desenvolvimento e deve atingir picos ainda mais altos, transformando o mercado em 2020.

Automação de processos robóticos (RPA)

A automação de processos robóticos, ou simplesmente RPA, pode assumir procedimentos repetitivos, baseados em regras e frequências. Os resultados são muito precisos, com uma taxa de erro que é praticamente igual a zero.

O RPA oferece altos níveis de escalabilidade e agilidade, podendo assumir muitas tarefas, como geração de relatórios, respostas a perguntas de clientes, processamento de pedidos, rastreamento de preços, entre outros.


5G

A internet 5G promete grandes mudanças no mercado em 2020. O plano de ação 5G da União Europeia, prevê que a cobertura ininterrupta de 5G será uma realidade até 2025. Porém, os primeiros testes já estão sendo realizados e começam a ditar novas oportunidades de mercado.

As tecnologias de 5G proporcionarão que as empresas e pessoas aumentem o seu poder de conexão em até 100 vezes mais nos dispositivos conectados. Também será oferecida a latência baixa, taxas de dados aprimoradas e fatiamento da rede.

Isso abre portas para novos serviços, como o uso de robôs conectados na indústria, por exemplo. As atividades operacionais, cada vez mais deixarão de ser realizadas por humanos e passarão a ser exercidas por robôs e programas de computador.

Segurança cibernética

As tecnologias que possibilitam a comunicação e realização de operações diversas nas empresas, necessitam de muitos dados das pessoas e organizações. Isso gera bastante polêmica, em questões que envolvem ataques cibernéticos e uso indevido dessas informações, por exemplo.

No Brasil, essas questões têm sido amplamente debatidas nos últimos meses, por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrará em vigor em 2020. Devido a essa legislação, algumas práticas tendem a ser criminosas e as empresas serão multados em valores muito altos, caso não a cumpram à risca.

Assim sendo, uma das tecnologias que impulsionará o mercado em 2020 é a segurança cibernética. Cada vez mais as empresas precisarão investir em softwares de gestão seguros e que não gerem risco de que as informações dos clientes, fornecedores ou qualquer pessoa física ou jurídica vazem.

DataOps

O DataOps, ou operação de dados, é uma metodologia ágil que vem ganhando muito destaque e desaponta como uma tendência para 2020. Ela surgiu da consciência coletiva dos profissionais de TI e Big Data e se concentra no cultivo de práticas e processos de gerenciamento de dados, que melhoram a velocidade a precisão das análises.

Essa metodologia possibilita que as empresas prosperem, por meio do uso de dados e outras informações relevantes. A automatização é protagonista nas empresas que adotam o DataOps e as melhorias são perceptíveis.

Estar por dentro das tecnologias que transformarão o mercado em 2020 é extremamente relevante. Por isso, leve em consideração tudo o que explicamos aqui e obtenha bons resultados na sua empresa.

Outras tendências para o mercado em 2020 também foram apresentadas no SAP Now Brasil. Leia o nosso artigo que fala sobre o evento!

Por |2020-02-19T13:57:49-03:0023/01/2020|Inovação|

Sobre o Autor:

Thiago Garcêz
Eu e meus sócios fundamos a Escotta, consultoria parceira da SAP, com alto nível de serviço e senioridade, buscando sempre entregar resultados significativos e as melhores experiências aos nossos clientes. Com mais de 10 anos de experiência internacional, sou apaixonado por tecnologia, marketing e desenvolvimento de negócios. Na Escotta eu ajudo a aumentar a presença digital através do marketing além de participar na construção e execução do roadmap de produtos e estratégia do negócio. Saiba mais sobre nós no escotta.com e sobre mim no about.me/tgarcez7

Deixar Um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.