Você sabia que é possível utilizar metodologias ágeis em projetos SAP? Esses métodos, que vem ganhando muitos adeptos no meio empresarial em softwares.

Porém, se você não sabe do que se trata esse método, não se preocupe! Neste artigo, vamos explicar o que são as metodologias ágeis, quais são as suas principais diferenças entre elas e os métodos tradicionais, bem como as formas como podem ser utilizadas nos projetos SAP.

Para ficar por dentro desse assunto tão importante, é só seguir a leitura!

Entendendo o conceito de metodologias ágeis

As metodologias ágeis têm origem na área da Tecnologia da Informação, com o objetivo de sanar problemas que eram comuns nos projetos desse tipo.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

As etapas dos processos eram muito longas. Além disso, era comum que as equipes fossem desalinhadas e não houvesse clareza sobre quais eram as responsabilidades de cada membro.

O sucesso fez com que passassem a ser utilizadas metodologias ágeis em projetos SAP, bem como em outras áreas do meio empresarial.

Em resumo, podemos dizer que os métodos ágeis têm ciclos bem definidos e com foco na melhoria contínua.

Dessa maneira, se forem identificados erros no decorrer dos processos, eles poderão ser corrigidos e não mais cometidos em ocasiões futuras, evitando os atrasos nas entregas.

Tipos de metodologias ágeis para projetos SAP

Existem diferentes tipos de metodologias ágeis, que podem ser implementadas nas empresas e também em projetos SAP. Veja, a seguir, as principais delas!

Kanban

O Kanban é uma metodologia que foi desenvolvida pela Toyota ainda na década de 1960 e funciona por meio da utilização de cartões ou post-its, em um local visível por todos os envolvidos em um projeto.

Dessa maneira, é possível que o gestor e todos os profissionais envolvidos possam acompanhar os fluxos de trabalho e saber em que situação está cada etapa do processo.

Daily Meeting

Também conhecido como Daily Scrum, esse método prevê que sejam feitas reuniões diárias, de até 15 minutos, para que sejam discutidos os assuntos que serão trabalhados nas próximas 24 horas na companhia.

A ideia é que sejam alinhados os processos e verificado se algo está impedindo que eles tenham andamento. Assim que isso for diagnosticado, o problema é prontamente resolvido, para que os atrasos não aconteçam.

Planning Poker

O planning poker funciona como um jogo, em que cada membro da equipe recebe um conjunto de cartas, que têm valores que formam uma sequência.

Um membro da equipe conta uma história e, depois, os colegas jogam uma carta com a face virada para baixo.

Nas cartas estarão contidos os valores numéricos que os jogadores consideram justos para  que a história seja concluída.

Entretanto se houver muita diferença entre os valores das cartas, quem jogou o número menor precisa explicar o motivo da nota baixa. Com base nas explicações, as cartas são jogadas novamente até que se chegue em um consenso.

Dessa forma, assuntos da empresa são debatidos e todos podem contribuir com ideias e soluções para possíveis problemas. O trabalho em equipe é estimulado.

Principais diferenças entre metodologias ágeis e métodos tradicionais

A principal diferença entre métodos ágeis e tradicionais é o modelo com que as atividades empresariais são organizadas.

No modelo tradicional, os projetos assumem a forma de uma pirâmide, em que o escopo fica no topo e o prazo e o custo na parte inferior.

Dessa maneira, o planejamento é realizado com base no escopo, resultando em um prazo e em um custo.

Com o método ágil, isso se modifica. A pirâmide é invertida e o escopo é priorizado, com base no prazo e no custo contratado.

Aplicação das metodologias ágeis em processos SAP

Para implementar as metodologias ágeis em processos SAP, utiliza-se de um método de trabalho chamado SAP Activate.

Esse método é o resultado da combinação exclusiva de SAP Best Practices, Metodologias e Configuração Orientada. Ele permite que os clientes iniciem rapidamente uma implementação SAP.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

O SAP Activate busca usar as implementações do Cloud e On-Premisse, de modo que esses tratam de atender os projetos de diversos tamanhos e suportam os três cenários de implementação que são encontrados no S/4 HANA.

Benefícios do uso das metodologias ágeis em projetos SAP

As metodologias ágeis em projetos SAP geram diversos benefícios para as empresas. Portanto confira as principais delas:

  • a implementação não precisa e nem deve começar do zero;

  • reutilizam-se as melhores práticas, de acordo com o que foi comprovado em outros projetos;

  • é possível selecionar o que se aplica a cada situação;

  • as configurações demoradas são agilizadas;

  • a complexidade dos projetos é diminuída;

  • há uma padronização nas configurações.

Equipe necessária para utilizar metodologias ágeis em projetos SAP

Para desenvolver o SAP Activate e utilizar as metodologias ágeis em projetos SAP, é necessário que a equipe seja dividida em quatro grupos. São os seguintes:

  • GP: gerência em alto nível, que garante a entrega, prazo, escopo, custo e qualidade;

  • SM: é o gestor do processo e facilitador Scrum, que remove impeditivos;

  • PO: é o dono do produto, responsável por entregar valor, manter e comunicar a visão do negócio;

  • Time: transforma o backlog em incremento e é auto-organizável.

Mais informações sobre o método SAP Activate

Por fim, o SAP  Activate é uma metodologia ágil para todo modo de implementação, como em nuvem, híbrido, local, móvel etc.

Ele é composto de quatro fases, formando um ciclo. As fases são:

  • preparar;

  • explorar;

  • realizar; e

  • implantar.

Ainda podemos afirmar que o SAP Activate permite a inovação conjunta com clientes, além de ser acessível para os parceiros. Esse método veio para substituir outras maneiras de implementação, como o ASAP e o SAP Lauch.

Gostou de conhecer sobre as metodologias ágeis em projetos SAP? A sua empresa pode utilizá-las ao fazer a implementação do ERP ou migração para o S/4 HANA. Ademais, você pode contar com a ajuda da Escotta.

Continue se informando em nosso artigo que mostra como a Escotta pode auxiliar CFOs na migração para SAP S/4 HANA.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP