CASE | Escotta Consulting e Fabio Perini

Nos siga!

A consultoria para implementação de projetos SAP na empresa é fundamental para o sucesso dos processos de automação. Você deve contar com os melhores nisso para evitar problemas que possam comprometer a ação.

A Escotta Consulting é uma das melhores no setor, trazendo uma série de benefícios para seus clientes que vão muito além da simples consultoria para implementação e manutenção dos serviços SAP.

Um dos nossos cases de sucesso que evidenciam isso é a parceria com a Fabio Perini, uma das empresas mais importantes sediadas na região de Joinville, pertencente ao grupo Körber.

E quem conta um pouco mais sobre a experiência são dois profissionais importantes da empresa: Matheus Corrêa, assistente fiscal, e Rodrigo Debatim, gerente administrativo-financeiro. Acompanhe o relato conjunto deles e veja a importância de contar com o trabalho da Escotta em sua empresa.

Saiba mais sobre a Fabio Perini

Para entender a importância do trabalho da Escotta para a Fabio Perini, é essencial destacarmos quais são os serviços desempenhados na empresa e o porte dela. Localizada em Joinville, pertence ao grupo alemão Körber, é uma subsidiária da Fabio Perini Itália.

Ela é responsável pela escolha e pela difusão das tecnologias que serão utilizadas em todas as unidades da América Latina, com 184 colaboradores atualmente.

As máquinas criadas pela empresa são utilizadas para a produção de papel higiênico e papel-toalha. A unidade de Joinville também é uma espécie de HUB para outras empresas do grupo que não tem sede no Brasil, de forma a conseguir uma inserção de suas tecnologias.

As dificuldades na área contábil antes da Escotta

Uma empresa importante necessita que os trabalhos nas áreas estratégicas sejam feitos de forma eficiente, principalmente no setor financeiro e contábil. Isso porque falhas nessa área proporcionam prejuízos para a organização como um todo.

Antes de contar com as soluções da Escotta, segundo Matheus e Rodrigo, havia um problema em relação às operações, que demandavam mais tempo.

Outro ponto que também era problemático dizia respeito à demora no recebimento logístico da empresa. Antes da automação, o processo ficava parado no final do mês, entre 1 e 2 dias, segundo os entrevistados.

20180312-inbound-canal-2

A Fabio Perini conhece a Escotta Consulting

Diante da necessidade de otimizar os processos contábeis internos, a Fabio Perini passou a observar as indicações de outras empresas que trabalhavam com consultoria nessa área — e foi assim que conheceu a Escotta.

“Pesquisando mais a fundo sobre as soluções ofertadas, gostamos bastante da estratégia que eles estavam tentando atingir dentro do mercado”, ressaltam Matheus e Rodrigo.

O estilo de trabalho chamou a atenção, sendo um fator decisivo para a escolha pela empresa. “A Escotta tem um conceito simples, eficiente e rápido. Com isso, a gente acabou iniciando algumas melhorias junto a eles em meados de abril de 2017, já que notamos a qualidade dos serviços prestados e de seus profissionais”.

O trabalho que, antes, era de apenas algumas melhorias se transformou em uma parceria de sucesso. “Porém, quando passamos a conhecer a SAP NFe Inbound, vimos que a Escotta poderia entregar algo bastante valioso para nós — o que se deve, inclusive, à experiência dos profissionais da consultoria”.

A Escotta trouxe diversos benefícios para Fabio Perini

A partir da implementação da SAP NFe Inbound e das diversas melhorias apresentadas na consultoria, a Fabio Perini pôde experimentar uma série de benefícios no seu dia a dia.

Lembra-se de que os profissionais falaram sobre a demora no recebimento logístico? Anteriormente, como mencionado, o processo durava entre 1 e 2 dias. “Com a automatização desse processo, nós conseguimos diminuir esse tempo para poucas horas. É uma diferença brutal”, ressaltam.

Outro ponto de melhoria foi a diminuição de erros humanos. Já que o SAP NFe Inbound possibilita a automação de determinados processos, o manuseio das informações corre menos risco de ser comprometido por falhas.

Os próprios parceiros ressaltam, entre a lista de benefícios:

  • maior confiança, já que o Inbound da Escotta conta com validações a mais, o que torna as operações mais seguras;
  • agilidade nas rotinas fiscais;
  • confiabilidade dos dados, já que a escrituração das notas fica mais adequada;
  • direcionamento do capital humano para atividades que agreguem valor, já que as tarefas operacionais são automatizadas, fazendo com que as analíticas passem a ser realizadas pelos colaboradores.

Além desses pontos, os profissionais destacam que um dos primeiros no qual foi sentida a diferença foi no setor de logística: atualmente, mais de 80% dos volumes dos materiais são recebidos por meio de processos automáticos.

Segundo eles, “isso possibilita, inclusive, antecipar erros de entradas de material já com o fornecedor, agilizando a entrega”. Outra vantagem da automação via SAP apontada pelos profissionais foi a diminuição da necessidade de antecipar uma entrega do fornecedor e ter que utilizar mais espaço da área de estoque para armazenar o material por mais tempo.

E isso, dentro de uma cadeia de suprimentos, é um importante diferencial para a empresa no dia a dia. Há não só economia dos espaços, mas redução de gastos, escalonando compras com fornecedores de forma mais sábia.

Por fim, há outro ponto importante como benefício da parceria entre a Fabio Perini e a Escotta que eles ressaltam: “Além disso, pode ser destacado o projeto realizado para a Nota Fiscal 4.0 e sua adequação ao servidor da Fabio Perini. Isso foi possível por meio de uma atualização do sistema operacional dentro do servidor que foi feita com maestria pela Escotta”.

Fabio Perini e Escotta Consulting — uma parceria de sucesso

A parceria entre Fabio Perini e Escotta Consulting continua dando resultados incríveis para a subsidiária. Os efeitos são bastante positivos para organização, tais como:

  • a automação de cerca de 85% da nota fiscal levou à redução em 42% no volume de horas-extras no setor;
  • parada menor no recebimento de materiais;
  • paradas de rotinas de trabalho por apenas algumas horas, gerando ganhos econômicos, entre outros.

Assim, a sensação da empresa é de que realizou um bom investimento na parceria. A aquisição das licenças e a realização da implementação foram pagas pelos ganhos da operação de automação (devido a redução de hora-extra, mudanças operacionais e fluidez da cadeia de suprimentos).

A impressão da Fabio Perini em relação à Escotta Consulting? “Nós vemos muito valor agregado em todas as atividades que eles executam. Isso são poucas empresas que conseguem, de fato, entregar. Vale destacar que a Escotta também é capaz de observar aspectos construtivos no mercado (que podem agregar aos seus clientes)”.

Achou interessante este case? Quer os mesmos benefícios para a sua empresa? Entre em contato conosco, faça o orçamento e tire suas dúvidas sobre a implementação dos sistemas automatizados.

20180612-servicos-cta
Conheça a Escotta, uma consultoria diferente no mundo SAP