Conheça os principais serviços SAP e seus diferenciais

Nos siga!

Em um mercado competitivo e complexo, é preciso conhecer as melhores alternativas e soluções para estar sempre à frente do mercado e tirar maior proveito dos projetos de serviço SAP.

Neste artigo você vai saber mais sobre os serviços SAP e quais são os benefícios para o seu negócio, além de entender como a Escotta — que é especialista em soluções e serviços SAP — pode auxiliar a sua empresa com o fornecimento de consultoria. Acompanhe!

Quais são os serviços SAP oferecidos pela Escotta?

Projetos

Classificamos como projetos de serviços SAP tudo que precisa de um planejamento maior, o que, consequentemente, necessita do envolvimento de mais pessoas, já que podem impactar diversos processos.

Este tipo de serviço geralmente está relacionado a um serviço que possui uma alta criticidade, complexidade (seja em termos técnicos ou de negócio) ou conta com uma duração muito longa. Nesses casos, é natural uma necessidade maior de gestão, considerando os possíveis impactos na organização, comunicação, estratégia do projeto e planejamento de testes.

Bons exemplos são os projetos de implementações, roll-outs  e projetos de ajustes na estrutura organizacional, caso das fusões, cisões e joint-ventures.

Melhorias

Enquanto o serviço de projetos atua em demandas maiores, o intuito das melhorias é entregar demandas mais rápidas, com foco no resultado para o cliente. Ainda, os serviços de melhoria geralmente oferecem menos riscos à empresa e focam em provocar mudanças em processos rotineiros em vez de modificar a gestão de negócio.

Nesse tipo de serviço, a vantagem para a empresa fica por conta da facilidade com que o processo ocorre, já que, diferentemente dos projetos, não é necessário envolver um grande volume de pessoas da empresa. Além disso, ele pode ser considerado bastante maleável, já que pode trabalhar desde a automatização de processos até melhorias que envolvem em revisitar e reconstruir o atual fluxo de processo do cliente.

Entre os principais tipos desse serviço podemos citar as melhorias e automatização de processos e as adaptações às necessidades da área fiscal.

Inovações

Além dos dois primeiros tipos de serviços citados, há um terceiro que visa fomentar algumas inovações dentro da própria empresa. Neste caso, o principal objetivo é trabalhar em cima de alguns serviços já desempenhados pelo cliente para identificar em que, e de que forma, ele pode inovar para atingir melhores resultados.

Dessa forma, são realizados brainstormings entre outros métodos, visando incentivar sobretudo a criatividade dos colaboradores em prol de ganhos operacionais.

Outsourcing

Ao optar pelo serviço de outsourcing — ou terceirização —,  contrata-se uma mão de obra externa para auxiliar na prestação de serviços ao cliente. Isso significa, portanto, contar com profissionais especializados para atender a demandas específicas que, inclusive, poderão ser mais complexas do que o habitual.

Nesse sentido, a Escotta conta com um time de profissionais altamente qualificados que vão auxiliar sua companhia, disponibilizando mão de obra.

Caso o cliente já tenha conhecimento prévio, por exemplo, contando com uma equipe interna de TI, é possível contatar um consultor e direcionar a ele a ação que precisa ser executada.

Suporte de infraestrutura

Nos casos de Infrastructure Management Services (IMS) — ou suporte de infraestrutura —, o serviço prestado tem um caráter mais técnico, voltado para o monitoramento e para a administração dos ambientes empresariais.

O monitoramento dessa modalidade de consultoria acontece, por exemplo, ao acompanhar a atividade dos servidores e colher mais informações a respeito do seu funcionamento, como consumo de espaço em disco, atividade dos processos em execução, verificação de atualizações — algo de grande importância nos últimos tempos, após a onda de ataques ransomware —, entre outros dados, ajudando a tornar a rotina de trabalho ainda eficaz e segura.

20180612-servicos-cta

Quais são os prejuízos de não contar com uma consultoria especializada?

Não contar com uma consultoria especializada pode causar grandes transtornos. Confira alguns deles:

Retrabalho

Um dos principais prejuízos enfrentados pela falta de consultoria especializada é o retrabalho. Quando processos são executados de forma incorreta por causa da pressa ou falta de conhecimento adequado, os resultados se tornam insuficientes ou incorretos, obrigando a empresa a refazer aquilo que já estava — ou deveria estar — pronto.

Problemas futuros

Também é válido lembrar que não contar com uma consultoria especializada acarreta em descobrir diversos problemas graves apenas no futuro, prejudicando bastante o cliente — problemas esses que poderiam ser evitados ao contar com uma visão mais aprofundada do negócio.

Nesse sentido, a Escotta auxilia ao trabalhar com um time diferenciado de profissionais e que têm uma facilidade muito maior em perceber esses pontos ao prestar um serviço.

Desperdício de tempo

Se uma empresa opta por executar sozinha o mesmo serviço de qualidade que é encontrado por meio de uma consultoria, geralmente o gasto de tempo seria muito maior. Isso ocorre porque a companhia não conta com o mesmo nível de conhecimento que de uma consultoria — ou precisa atender o dia-a-dia e não consegue focar neste serviço específico.

Muito além da consultoria tradicional, a Escotta é a escolha certa para o seu negócio

O time da Escotta é composto por profissionais que, ao desenvolver serviços desse tipo, não se restringem a apenas ao módulo ao qual pertencem. Dessa forma, é possível identificar as particularidades e os impactos para cada cliente em sua totalidade. Isso só é possível pois o time está focado na solução do seu problema e não somente nos recursos que a ferramenta oferece.

Com esse método de trabalho, ao realizar uma alteração na parte de vendas, por exemplo, a equipe da Escotta é especializada o bastante para identificar se isso causará algum tipo de impacto em outros setores ou processos relacionados.

Foco nos testes

Nossa equipe tem o foco em qualidade, para garantir as melhores entregas, o foco na realização dos testes é essencial, o que garante que tudo ocorra da forma que foi previamente planejada, evitando surpresas desagradáveis, executando o projeto com a agilidade e qualidade necessária.

Equipe especializada

Contar com um time composto por especialistas no assunto é um dos nossos diferenciais, o que faz com que tudo aconteça de forma rápida e segura.

Nossa equipe busca, de fato, compreender quais são os problemas enfrentados pelo cliente para, com isso, encontrar quais são as melhores soluções — em vez de trabalhar com base em soluções engessadas e sem empatia pelo cliente e suas necessidades específicas.

Para a Escotta, cada cliente é único e, portanto, merece que o produto se adapte a ele, e não o contrário.

Metodologia diferenciada

Por fim, a nossa forma de atuar não se restringe simplesmente às metodologias tradicionais, mas busca entender o dia a dia do cliente para garantir que o que será entregue é realmente o que o cliente deseja, e não o que achamos que ele quer.

Para isso, a Escotta trabalha com o lean — uma entrega enxuta —, além de outros processos que buscam tornar o relacionamento com o cliente mais próximo, assemelhando-se a uma relação de parceria ao contrário de apenas empresa-cliente.

Gostou de conhecer mais sobre os serviços SAP? Gostaria de tirar alguma dúvida ou saber mais sobre nossos serviços? Então entre em contato conosco agora mesmo!

Não sabe como ter um projeto SAP de qualidade? Descubra aqui!CASE | Escotta Consulting e Fabio Perini