Como fazer análise de dados com inteligência artificial?

O mercado, cada vez mais competitivo, exige atenção dos gestores para que esses consigam resultados melhores. Isso porque todas as empresas, atualmente, estão em busca de otimização de processos, a fim de aumentarem a satisfação do cliente.

Uma análise de dados com inteligência artificial é imprescindível para atingir esta otimização dos processos desejada de forma adequada . Continue lendo nosso artigo e tire suas dúvidas sobre o assunto.

A inteligência artificial como forte tendência tecnológica

Há 20 anos a impressão era de que as tecnologias que utilizariam inteligência artificial ainda estavam longe de nossa realidade. Porém, sua inserção em nossa vida cotidiana é cada vez mais comum.

Ela está presente em diversas partes da vida: nas redes sociais, nos sites de compras, nos gerenciamentos logísticos, no chatbot de atendimento da empresa em que está realizando uma compra, em atendimentos médicos, nas análises empresariais, entre outras esferas.

Ou seja, é uma tecnologia que já está tão imersa em nossa realidade que nós nem percebemos como ela funciona no dia a dia, auxiliando tanto na área profissional quanto no aspecto pessoal.

As funções da análise de dados

Outro ponto importante a ser considerado diz respeito à análise de dados. Fundamental para qualquer segmento empresarial, consiste na depuração e análise de informações que chegam pelos mais diferentes inputs.

Esse não é um processo simples, independentemente do tamanho de sua organização. Isso porque muitas vezes encontrar informações e tendências de dados numéricos pode ser não só trabalhoso, mas complexo, já que é necessário relacionar e cruzar dados para encontrar tendências neles.

Quanto mais inputs são gerados, maior será a complexidade do trabalho de análise, bem como ele demandará não só tempo, mas também um maior número de colaboradores para a tarefa. Porém, deve-se lembrar que a análise de dados é estratégica e fundamental para as organizações, pois é a partir disso que se pode tomar decisões importantes que definirão os rumos e o futuro do negócio.

Por exemplo, é por meio disso que pode determinar se a organização está estável o suficiente para uma expansão, como aquisição de outra empresa do mercado, abertura de filiais, lançamento de produtos, entre outros.

A análise é essencial, pois oferecerá dados concretos e objetivos que corroborem essa decisão, evitando erros que possam comprometer o orçamento e levar a prejuízos, em alguns casos decisivos até mesmo para a manutenção do negócio. Resumidamente: uma empresa pode falhar consideravelmente em suas estratégias e ver até mesmo uma situação de falência bater em sua porta.

A análise de dados feita com inteligência artificial

Diante da importância da análise de dados para as organizações, torna-se fundamental otimizar essas práticas, a fim de que os resultados sejam potencializados e não se perca nenhuma oportunidade devido a falhas nesse processo.

Por exemplo, se ocorre uma brecha de oportunidade para seu negócio, de forma que é o momento estratégico para o lançamento de um produto, caso as análises não estejam em dia, pode-se perder o timing ideal para isso.

Imagine a seguinte situação, seguindo o exemplo que demos acima: sua empresa está passando por um momento estável e há um orçamento disponível para o lançamento de um novo produto. Os concorrentes não têm esse produto e a marca está consolidada no mercado. Tudo aponta um cenário plenamente favorável; é o momento ideal para isso.

Porém, a maioria das análises de dados estão atrasadas, pois estão sendo feitas de forma manual, sem softwares de automação ou ferramentas de otimização. Além disso, elas são efetuadas de maneira segregada, sem integração entre os setores, de forma que esse panorama não é facilmente observado pelos gestores e diretores gerais. Não há relatórios atualizados sobre os processos internos.

Com isso a oportunidade, provavelmente, será perdida. O concorrente pode passar a produzir o produto que seria inovador no mercado, podem ocorrer problemas e o mercado não estar mais tão favorável, entre outros. Isso não teria existido se as análises estivessem em dia, atualizadas e disponibilizadas para os diferentes gestores.

A facilidade promovida por esses processos, integrados com inteligência artificial, é que o próprio sistema consegue aprender com as mudanças de input e realizar análises mais corretas, seguras e ágeis.

A análise de dados ocorre da seguinte forma: por meio de um sistema ERP, integrado com soluções de inteligência artificial, os inputs são recebidos de forma automatizada. A cada interação gerada no sistema, o sistema de Machine Learning e Deep Learning passa a identificar padrões e reconhecê-los, oferecendo relatórios sistêmicos sobre o que foi encontrado.

Isso pode ser feito em um sistema 24/7, de forma que até fora do horário comercial o sistema continuará realizando as análises de dados, em tempo real.

Os benefícios da análise de dados com inteligência artificial

Porém, para que aplicar a análise de dados com inteligência artificial em sua empresa? Quais são os benefícios que isso acarreta para seu negócio? Veja os principais deles.

Agilidade

O sistema realiza toda a parte operacional de análise de dados, de forma automatizada. Isso significa que os dados estarão acessíveis rapidamente, com pronta disponibilidade quando os gestores precisarem, incluindo até mesmo relatórios sobre os dados apresentados.

Assim, os responsáveis poderão observar as análises apontadas e realizar um monitoramento contínuo da situação da empresa como um todo. Além disso, a inteligência artificial permite que o sistema aprenda com as mudanças de inputs e continue oferecendo análises precisas sobre a situação da organização.

Visão integrada da empresa

Uma análise de dados realizada com inteligência artificial permite uma visão sistêmica da empresa, unindo dados que antes eram separados por setores. Por exemplo, é possível realizar análises integradas entre o setor de vendas, compras e financeiro de forma facilitada, auxiliando no entendimento de como um está interferindo no trabalho do outro.

Precisão na tomada de decisões

Quanto mais embasadas forem as decisões internas, com dados e análises de suporte, mais certeira será a decisão tomada. Por exemplo, você pode ter um instinto de que é um bom momento para sua empresa abrir uma filial. Porém, para convencer investidores, é preciso mais do que isso.

Com os dados na mão, é possível mostrar a viabilidade do projeto para parceiros que podem investir nessa empreitada e conseguir bons resultados em uma reunião com eles.

Redução no índice de erros

Como as análises são feitas por meio de um sistema automatizado, diminui-se assim as chances de erros humanos no processo, aumentando os índices de precisão. E como há a presença de machine learning, o sistema se aprimora com o tempo, chegando próximo aos 100% de precisão nas análises.

Assim, ao adquirir um sistema que realize análise de dados com inteligência artificial, sua empresa passa a ter um maior diferencial no mercado, conseguindo resultados cada vez melhores e despontando na sua área de atuação.

Quer mais dicas de otimização da sua empresa por meio de tecnologias digitais? Siga nossos perfis nas redes sociais — Facebook, LinkedIn e YouTube — e não perca nossas atualizações!

Conheça as vantagens de automatizar o linkXML com inteligência artificial