Inteligência artificial em vendas: como ela está sendo usada para revolucionar o setor?

O mercado não dá mais brechas para erros. Múltiplos concorrentes, alta exposição nas redes sociais, público extremamente mais exigente são algumas das questões que envolvem a área de vendas. E, por isso, todo cuidado é pouco para não ficar para trás.

O uso de tecnologias é essencial para criar diferenciais competitivos, a fim de conseguir se destacar perante os concorrentes e, assim, ter chances de crescer no mercado, seja em números, seja com a imagem perante seu público-alvo.

E um dos recursos mais utilizados atualmente é a inteligência artificial em vendas. Continue lendo e veja como essa tecnologia está sendo utilizada para revolucionar esse setor.

O que é a inteligência artificial?

A inteligência artificial diz respeito a uma área da robótica na qual as máquinas podem simular o sistema de raciocínio humano. Ou seja, por meio de inputs, as máquinas são capazes de “aprender”, se adaptando a novas situações, caso ocorra alguma mudança de padrão.

Por meio de algoritmos preditivos, o sistema consegue analisar a situação, aprender com os novos padrões e replicá-los nos casos semelhantes.

A inteligência artificial é baseada nos seguintes princípios:

  • modelo de dados que possibilite a análise, classificação e processamento dos inputs gerados;
  • possibilidade de acesso direto a um banco de dados robusto e ainda não executado, permitindo aprimoramento do sistema;
  • recursos que possibilitam alto processamento, com custo acessível, proporcionando a execução da tarefa.

Por que deve utilizá-lo com outras estratégias para se diferenciar no mercado?

Em mercados cada vez mais acirrados, ganha aquele que conseguir gerar um diferencial imediato, de qualidade e que represente um destaque perante seus concorrentes. Mas, como encontrar algo que seja representativo? É aí que entra a inteligência artificial em vendas.

Análises mais precisas, agilidade nos processos, rapidez e eficiência permitem direcionar esforços para outras áreas, conseguindo soluções mais criativas e inteligentes.

Isso representa produtos e serviços mais bem direcionados, atraindo a atenção do seu público-alvo e conseguindo melhores resultados. Também auxilia na tomada de decisões mais precisas, ágeis, permitindo que soluções críticas sejam resolvidas de forma mais rápida, precisa, minimizando chances de erro.

Assim, sua empresa poderá contar com o que há de melhor em eficiência e agilidade nos processos operacionais, permitindo um melhor direcionamento das atividades dos seus colaboradores para outras áreas que necessitem de decisões humanas para execução de tarefas, sejam elas operacionais ou analíticas.

Como a IA se aplica ao mercado de vendas?

A inteligência artificial em vendas já é uma realidade amplamente usada nos principais estabelecimentos. Veja as principais aplicações dela atualmente!

Chatbot

O chatbot é uma das ferramentas que utilizam inteligência artificial que mais estão visíveis no dia a dia. Muitos chats de e-commerce e redes sociais utilizam esse mecanismo como forma de prestar um atendimento eficiente ao cliente, em qualquer dia e horário.

Por exemplo, um cliente apresenta uma dúvida na página do Facebook. Por meio de análise de palavras-chave, o sistema devolve a resposta desejada para o cliente. Por exemplo: “quais são as formas de pagamento?”. O sistema identificará o tipo de pergunta e responderá de acordo com as sugestões disponíveis em um banco de dados.

Isso tudo por meio de um sistema automatizado, sem depender de funcionários para esse momento. Caso seja uma dúvida que o algoritmo não saiba responder, ele orientará a procurar um dos atendentes em horário comercial.

Análise de dados

A análise de dados é fundamental para qualquer loja que trabalhe com vendas. É por meio de inteligência artificial (com a junção de Machine Learning, Big Data e Business Intelligence) que as empresas podem verificar os padrões de compra de cada perfil de cliente.

Isso permite saber informações como:

  • escolher um novo produto ou serviço para desenvolvimento;
  • verificar o padrão de compra do seu público-alvo;
  • definir quais produtos estão dando mais prejuízo, sendo necessário tirá-los do portfólio;
  • quais deles necessitam de serem colocados em promoção, para girar o estoque, entre outros.

Remarketing

Você com certeza já teve uma experiência com remarketing. Quer ver como ele funciona? Você acessa um e-commerce, visualiza um produto do seu interesse, mas não finaliza a compra. Ao retornar para suas redes sociais ou para o Google, começam a aparecer anúncios relacionados com a sua busca. É isso o remarketing, e ele é realizado por meio de inteligência artificial.

Automatização de tarefas

A automação de tarefas é essencial para as lojas. Por meio dela se automatizam processos essenciais para toda empresa que trabalha com vendas, como:

  • gestão de estoque;
  • gestão logística;
  • entrada e saída de insumos;
  • controle de vendas;
  • emissão de nota fiscal eletrônica;
  • controle de nota fiscal de insumos adquiridos pela empresa, entre outros.

Isso é essencial para agilizar processos e minimizar erros, permitindo que seus demais funcionários fiquem apenas com os serviços analíticos ou operacionais que não podem ser automatizados. Ganha-se assim em tempo e há redução de custos no setor.

Precificação dinâmica

Sabe como funciona o sistema do Uber? Os preços são definidos de forma preditiva, por meio de análise de dados. Esse mesmo tipo de sistema pode ser atribuído para e-commerce. Funciona da seguinte forma:

  • o sistema avalia o valor da concorrência;
  • ao perceber que o valor praticado pela loja pode deixá-la ‘fora do jogo”, ela atualiza os valores, tornando o negócio competitivo novamente, mas, ao mesmo tempo, sem colocar valores que poderiam gerar prejuízos.

Gerenciamento e priorização de atividades

Como saber quais são as atividades que devem ser priorizadas na sua empresa? Muitas vezes, na dinâmica do dia-a-dia, as prioridades podem ir alterando e os funcionários não saberem qual é a melhor opção a ser realizada no momento. Um sistema com base em inteligência artificial é capaz de identificar as situações e definir o que é mais urgente naquele momento.

Assim, é possível ver que a inteligência artificial em vendas é essencial para garantir um aumento nos lucros, manter a empresa funcionando adequadamente e conseguir se manter competitivo no mercado.

Se você ainda acha que a inteligência artificial é uma realidade distante, aproveite e conheça também 8 aplicações da inteligência artificial que já estão em nosso cotidiano!

Conheça 8 aplicações da inteligência artificial em nosso cotidianoO que aconteceu no SAP Fórum 2018? Saiba tudo aqui!