A busca por informações sobre a segurança da informação da organização durante o home office tem crescido muito. Não é para menos, uma vez que estamos vivenciando um período de pandemia, que tem feito com que muitos hábitos sejam modificados.

É interessante ressaltar, no entanto, que o home office não é uma tendência passageira. Ele veio para ficar! De acordo com um estudo feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a estimativa é que a prática do teletrabalho aumente em até 30%, quando a pandemia passar.

A justificativa para isso é que as empresas viram que é possível ter sucesso com os trabalhadores executando as suas atividades a distância. Isso acelerou a transformação digital e fará com que realmente possamos vivenciar a chamada indústria 4.0.

Home office: breve reflexão sobre uma nova cultura que se inicia

No novo “normal”, que começaremos a viver em breve, trabalhar em casa voltará a ser algo comum, assim como era lá no tempo dos nossos avós, que viviam da agricultura e tinham a propriedade junto às plantações.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

As pessoas e empresas também repensarão as grandes distâncias. Por que um funcionário precisa sair da sua residência de madrugada e encarar um longo trajeto de carro, ônibus ou metrô? Afinal, é possível trabalhar em casa ou em um coworking próximo do lar, sem perder a eficiência.

Pelo contrário, as pessoas terão mais tempo para descansar, fazer exercícios físicos, estudar, desenvolver atividades de lazer etc. Tudo isso faz com que elas se tornem mais produtivas e bem sucedidas no trabalho.

6 dicas para garantir a segurança da informação da organização durante o home office

Tendo em vista que o home office não é uma tendência passageira, mas sim uma mudança cultural que veio para ficar, é interessante buscar meios para que a prática seja realizada com segurança.

A seguir, apresentaremos uma série de dicas para garantir a segurança da informação e da organização durante o home office. Acompanhe!

1. Utilize técnicas de  BPM

BPM é uma sigla em inglês para “Business Process Management”, algo que pode ser traduzido para a língua portuguesa como “gestão de processos de negócios”. Trata-se do campo da gestão de operações em que as empresas devem concentrar os seus esforços, por meio da otimização de processos.

A adoção de softwares de BPM, como SAP S/4HANA possibilitam que os gestores tenham condições de acompanhar o trabalho dos colaboradores, mesmo que a distância. O diretor de cada departamento pode verificar todas as demandas que estão sendo realizadas pelos colaboradores do seu time, por exemplo.

2. Tenha senhas fortes

Geralmente, as redes domésticas são menos seguras do que as corporativas, que seguem diversos protocolos de segurança e têm todo o trabalho de uma equipe de TI, que está sempre monitorando o que se passa.

Por esse motivo, é uma boa prática adotar senhas fortes e ativar a verificação em duas etapas, em qualquer serviço online utilizado, como plataformas de videoconferência ou para a transferência de arquivos.

3. Oriente os colaboradores a terem cuidados com a comunicação

Os colaboradores precisam ser orientados a terem cuidados com a comunicação. É preciso ter canais específicos para falar sobre assuntos sigilosos da companhia, que não podem ser vazados para outras pessoas.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

O WhatsApp, por exemplo, não é um canal recomendado para isso. Como os colaboradores também usam o app para trocas pessoais e podem até mesmo emprestar o celular para outras pessoas, a informação armazenada ali fica muito vulnerável.

Também é preciso ter cuidado com a forma como a comunicação é direcionada. Canais abertos para todos, como um chat no Slack, por exemplo, devem ser usados para comunicados gerais ou para assuntos que interessam a todos. Eles não servem para conversas particulares entre duas pessoas, exceto se for utilizada a opção de chat privado.

4. Utilize programas criptografados

A criptografia funciona como uma camada de proteção que os códigos de programação dos softwares têm. Os sistemas criptografados de ponta a ponta são mais seguros, evitando que dados sejam vazados ou roubados por hackers, por exemplo.

Vale lembrar que, em breve, entrará em vigor a nova Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Essa legislação multará as empresas que divulgarem dados de terceiros sem ter a devida autorização para isso. 

Assim sendo, se a sua empresa não tomar devidos cuidados para o trabalho em home office, no que se refere à segurança da informação, poderá correr esse risco. Para evitá-lo, o mais correto a se fazer é buscar todas as informações sobre a LGPD e seguir tudo à risca.

5. Faça backups na nuvem com frequência

Os backups na nuvem devem ser feitos com frequência, para que as informações não se percam durante a execução do trabalho.

Nesse sentido, para evitar esquecimentos e facilitar as atividades em grupo, se recomenda um programa em que tudo já seja feito na nuvem.

Novamente o SAP S/4HANA se destaca, tendo em vista que ele possibilita que as pessoas trabalhem em qualquer local, com as informações sendo salvas automaticamente. Tudo funciona com atualização momentânea, o que também facilita a gestão.

6. Recomende que os colaboradores usem bons antivírus

Não podemos falar em segurança da informação da organização durante o home office sem citar os antivírus. É muito importante que todos os colaboradores tenham um bom programa desse tipo instalado em suas máquinas, para evitar o fácil acesso de invasores e o roubo de dados.

Uma boa alternativa é adquirir uma licença empresarial de um bom antivírus e fazer a instalação nos dispositivos dos colaboradores. De tal maneira, se garante que todos terão um bom programa de proteção em seus computadores, evitando as invasões de hackers, perda de dados e outros danos causados pelos malwares.

Garantir a segurança da informação da organização durante o home office é necessário e recomendado. Além do mais, os investimentos feitos agora poderão valer por prazo indeterminado, já que o seu negócio poderá seguir trabalhando nessa modalidade, mesmo quando o cenário de calamidade pública for superado.

Os programas de gerenciamento, como SAP S/4HANA, são essenciais para o teletrabalho. A Escotta é especialista nesse assunto e pode ajudá-lo de diversas maneiras. Saiba mais em nosso artigo que explica como garantimos a melhor experiência SAP.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP