As empresas que utilizam as soluções SAP em suas rotinas podem contar com uma ferramenta incrível para melhorar os processos. Estamos falando no CDS Views, você já conhece?
Com o CDS Views é possível implementar os requisitos da empresa de forma fácil, rápida e reutilizável. Para saber mais sobre o assunto, leia os tópicos a seguir!

Entenda o que é o CDS Views

CDS significa “Core Data Services” e representa uma ferramenta muito interessante do SAP. Com o CDS Views, o usuário tem uma camada de infraestrutura em que pode definir e captar modelos de dados. Isso possibilita que os desenvolvedores tenham muito mais agilidade para implementar processos.
Veja um exemplo prático do funcionamento: antigamente, quando se usava mais o SAP ECC, os desenvolvimentos eram realizados e, após isso, qualquer outra coisa que fosse necessário fazer, demandava o acesso ao banco de dados.
Se fosse necessário selecionar uma informação para fazer um relatório no Excel, por exemplo, era preciso acessar o banco de dados e analisar tabela por tabela. Esse processo é muito trabalhoso.
Com o lançamento do SAP S/4HANA, que é a versão mais recente do SAP, foi disponibilizado aos usuários o CDS Views. O CDS Views funciona como um componente do S/4HANA, que permite extrair dados de maneira personalizada. 
Dessa maneira, se for necessário desenvolver um aplicativo de vendas, por exemplo, podem ser extraídos dados apenas desse setor da empresa, de forma rápida e prática. Isso faz com que diferentes aplicativos selecionem as mesmas informações. Assim, também há mais compatibilidade entre os  desenvolvimentos.

Veja como melhorar processos com CDS Views

As empresas podem melhorar processos com CDS Views sob diversos pontos de vista. Veja, a seguir, os principais!

Extração de informação para análises de dados

 

O CDS Views pode ser utilizado para extrair informações necessárias para a análise de dados. Para isso, a ferramenta deve ser conectada a ferramentas de Business Intelligence, como o Power BI.

Criação de aplicativos

 

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP
A consultoria SAP pode desenvolver aplicativos de dados exclusivos para as empresas, constando métricas e KPIs que podem ser consultados pelos times. Dessa forma, os dados podem ser acompanhados em tempo real! Por isso, funciona como uma espécie de “raio-X” do negócio, dando diretrizes para que as companhias tomem as melhores decisões.

Agregação de informações novas

 

O CDS Views não é uma ferramenta estática, ou seja, ele permite que informações novas sejam agregadas.  Sendo assim, na medida em que se percebe que um CDS está incompleto, há meios para incrementar o catálogo. Assim, as informações adicionais são adicionadas e permitem o acompanhamento necessário.
Em resumo, o CDS Views é uma interface entre o banco de dados e a camada de aplicação. Isso também contribui para que a arquitetura da informação seja mais simples e consuma menos recursos.
Agora você já sabe que o CDS Views contribui muito para análise de informações nas mais diversas áreas das empresas. Então, siga aprendendo sobre o tema e veja como a análise de dados pode identificar melhorias e gargalos em processos.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP
Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP