A análise de dados é muito importante para que você possa identificar melhorias e gargalos na sua empresa. Uma consultoria pode ajudar nesse momento. Saiba mais!

É bastante comum que as empresas saibam que têm gargalos, mas que não façam ideia por onde começar a resolvê-los. A análise de dados pode ajudar muito nesse sentido. Desenvolver um bom diagnóstico é essencial para identificar melhorias e conquistar mais resultados positivos nas organizações.

Apontaremos neste artigo, alguns passos importantes para que você saiba como a análise de dados pode identificar melhorias e gargalos em processos. Prossiga com a leitura!

Análise de dados: entenda mais sobre essa atividade

No mercado existem inúmeras ferramentas que são úteis para que as empresas possam extrair dados. No entanto, apenas dominar o uso desses recursos não é suficiente para identificar melhorias. O SAP S/4HANA, por exemplo, é um software totalmente baseado em processos. Há módulos de produção, de logística, de compras, de vendas entre outros.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Cada um desses grupos de processos tem subdivisões menores. No módulo de vendas, por exemplo, há ramificações como: cotações, preços, comissões, cadastro de clientes etc. Todos esses subprocessos geram dados a todo instante e essas informações podem ser muito valiosas para as organizações.

Se você analisar os processos de vendas, por exemplo, poderá ter acesso a dados como os preços dos produtos, o tempo que se leva para atender os clientes, o percentual de devoluções de itens com defeito, entre tantos outros. O mesmo cenário vai para o módulo de compras, que detalha todos os processos de entrada de notas, por exemplo. Porém, de nada adianta ter todos esses dados em mãos, se não souber como transformá-los.

A transformação de dados em informação

É bastante comum que as pessoas confundam os termos “dados” e “informação”. Em muitos casos, eles são tidos até mesmo como sinônimos. Porém, eles se referem a situações diferentes.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Resumidamente, podemos dizer que os dados não têm significados relevantes e não conduzem a nenhuma compreensão. Um dado, sozinho, é apenas um número, que não tem valor algum, tampouco serve para respaldar decisões. Porém, quando se faz uma análise de dados, esses números isolados são transformados em informação.

A informação, por sua vez, é a ordenação e organização dos dados, que transmite compreensão dentro de um determinado contexto. É a informação que garante às empresas a possibilidade de identificar melhorias e gargalos em processos.

Usando a análise de dados para identificar melhorias e gargalos em processos

A análise de dados gera informação, que serve para identificar melhorias e gargalos em processos. Para que as informações sejam úteis, no entanto, é preciso que os gestores saibam que perguntas fazer, ou seja, o que querem descobrir com análise de dados. Se as vendas da empresa estão em baixa, por exemplo, pode ser feito um levantamento e análise de dados para identificar os gargalos nesse segmento.

A partir desse questionamento, os gargalos são identificados. Logo, a empresa poderá agir de forma estratégica para tomar as melhores decisões em cada uma de suas áreas..
O uso de programas como o SAP contribui muito para isso. Afinal, o sistema conta com muitos dados disponíveis para análise.

Contar com uma consultoria especializada é bem importante para que esse trabalho de diagnóstico possa ser feito com maestria. Assim, de fato, será possível usar a análise de dados para identificar melhorias e gargalos nos processos.

E por falar em contratar uma consultoria SAP, que tal ler agora o nosso artigo que traz 4 pontos que devem ser avaliados nesse momento? Ele traz informações bem úteis para você não se arrepender na escolha. Não deixe de conferir!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP