O SAP Workflow se define como fluxogramas, ou seja, etapas dos processos que são desenvolvidas dentro dos sistemas SAP. Embora a ferramenta exista há bastante tempo, ela ainda é pouco conhecida e utilizada pelos usuários do ERP.

A tendência é que cada vez mais o SAP Workflow seja usado no S/4HANA. Essa é uma atividade que deve ser sempre pensada para as empresas que gostam de olhar para o futuro e se preparar com as melhores tecnologias.

O futuro do SAP Workflow no S/4HANA é mobile

Nos últimos tempos, a SAP tem utilizado a tecnologia já existente do workflow em combinação com os recursos mobile do FIORI e do S/4HANA. O conceito do SAP Workflow está cada vez mais relacionado com a mobilidade. Atualmente, já existem diversos aplicativos que facilitam esse fenômeno. Esses apps aplicam o disparo de workflows para tratamento de atividades e pendências, que podem ser processados por meio de dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

Dentro desse contexto, vale lembrar, o workflow é a mensagem, uma vez que, ao ser implementado, ele permite que o usuário receba qualquer tipo de notificação, de qualquer processo. Assim sendo, o usuário poderá adotar uma ação corretiva ou uma decisão, reduzindo significativamente o tempo de processamento e a comunicação dos processos de negócios da empresa.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

O SAP Workflow no S/4HANA como recurso para o anywhere office

Como você deve saber, o SAP S/4HANA é a mais nova geração do SAP Business Suite. Essa versão se caracteriza por suas simplificações, eficiência e recursos mais atraentes. Uma das principais vantagens do S/4HANA é o fato dele ser um sistema responsivo, adaptado para o mobile e com todas as informações armazenadas na nuvem.

Isso quer dizer que o usuário não precisa ficar preso a um hardware, como o computador da sede da empresa. É possível acessar o programa em dispositivos móveis, como notebooks, tablets e celulares. Tal realidade vai ao encontro com a nova tendência do mercado, o anywhere office, ou seja, o trabalho realizado em qualquer local.

A pandemia da Covid 19 acelerou esse processo, que já era uma tendência desde que a computação em nuvem começou a se popularizar entre os usuários e a transformação digital começou a ocorrer. Para evitar a disseminação descontrolada do novo coronavírus, as empresas tiveram que fechar suas portas e adotar o home office. Por conta do sucesso do método, o trabalho remoto aumentará em cerca de 30%, mesmo quando a pandemia for totalmente superada, conforme demonstra uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Agora, conforme a pandemia for dando trégua, as empresas deixarão de operar em home office e tendem a adotar o anywhere office, em que o trabalho pode ser realizado na empresa, na casa do colaborador, em um coworking, em uma cafeteria, em um hotel etc. A mobilidade do SAP Workflow e do SAP S/4HANA facilitarão muito para que tudo isso aconteça. Vamos ver um exemplo prático?

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Exemplo de aplicação do SAP Workflow com o SAP S/4HANA

Em uma montadora de carros, um funcionário do departamento de compras recebeu uma solicitação de um líder de produção, para que novos acessórios fossem comprados para a linha de montagem. Ao fazer os orçamentos para atender o pedido, o comprador percebeu que o valor iria além da sua alçada. Logo, ele precisa de uma autorização do vice-presidente da companhia.

O comprador está em home office, trabalhando em sua própria casa nessa semana. Já o vice-presidente foi para um encontro de negócios fora da cidade e está hospedado em um hotel, trabalhando lá mesmo, nos intervalos do evento.

Em circunstâncias comuns, isso seria um grande problema! O comprador teria que enviar um e-mail ou emitir um comunicado para o vice-presidente. Dessa forma, apenas quando ele voltasse para a sede da empresa iria ver a mensagem e tomar as medidas cabíveis. Com o SAP Workflow e o SAP S/4HANA isso deixa de acontecer! O comprador pode acionar o fluxograma para que o vice-presidente receba uma notificação.

Lá, no hotel em que está hospedado, o executivo recebe a notificação em seu celular. Assim, basta que ele dê o “Ok” necessário para que a compra seja realizada e o comprador pode seguir o seu trabalho. Tudo acontece de forma prática e rápida, sem ter que esperar por dias e dias para que uma ação seja realizada.

Em resumo, podemos dizer que o SAP S/4HANA e o SAP Workflow trazem muito mais dinamismo para os processos do negócio, alterando a antiga perspectiva de os usuários estarem sempre conectados em um computador com o ERP para realizar as suas tarefas. A sua empresa estará pronta para o anywhere office, que é o futuro do trabalho. A Escotta tem expertise no assunto e pode ajudar muito nesse momento!

Quer saber como? Então, basta entrar em contato conosco! Temos uma equipe de especialistas aguardando para atendê-lo e colocar a sua empresa no futuro das organizações.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP