A metodologia da Escotta para o diagnóstico de processo foi desenvolvida a partir da nossa experiência com clientes diversos. Leia o artigo e entenda!

Se você acompanha as publicações do nosso blog deve saber que o diagnóstico de processos pode ser melhorado com o uso da análise de dados . Sendo assim, para que isso seja realizado, no entanto, é necessário que as empresas utilizem boas ferramentas para extrair dados e utilizá-los para tomar sempre as melhores decisões. Por isso, as soluções SAP se destacam nesse sentido.

Com base em nossa experiência nesse segmento, desenvolvemos a metodologia da Escota para diagnóstico de processo. Afinal, trata-se de um passo a passo que visa melhorar o trabalho das empresas nas mais diversas áreas, sempre identificando gargalos.

Metodologia da Escotta: conheça mais sobre a forma como realizamos o diagnóstico de processos

A metodologia da Escotta para o diagnóstico de processos foi criada com base nas demandas dos nossos próprios clientes. Dessa forma, a partir das necessidades que víamos que as empresas obtidas, desenvolvemos e aperfeiçoando as nossas estratégias.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

A seguir, apresentaremos uma espécie de passo a passo sobre como a metodologia da Escota é realizada no diagnóstico de processo. Veja!

1º passo da metodologia da Escotta: investigação

O foco de uma implementação SAP não é realizar os processos da melhor forma. O que as empresas querem é simplesmente que as atividades atuais funcionam no sistema novo.
Porém, após iniciar o uso das soluções SAP , como começamos a perceber que os processos mudam. Por conta disso, há necessidade de fazer diagnósticos.

É nesse momento que os clientes costumam procurar os serviços de uma consultoria, como a Escotta. Por isso, nós entendemos que, para que as mudanças sejam realizadas com sucesso, é preciso ter um passo investigativa na metodologia do atendimento prestado às empresas que confiam em nosso trabalho.

Nessa investigação, os profissionais da Escotta fazem referência com os gestores e colaboradores da empresa. Sendo assim, essa conversa tem o objetivo de fazer com que se compreenda quais são as principais demandas da organização que podem ser melhoradas com as soluções SAP.

Vamos supor que um técnico da metodologia da Escotta está realizando um diagnóstico de processos de recebimento nas empresas. Nesse caso, ele terá que conversar com todas as pessoas que estão envolvidas nessa atividade. Tais como, o responsável pelo recebimento fiscal, o setor de compras , a contabilidade, o financeiro, entre outras áreas.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Isso é preciso para que os processos sejam compreendidos e resolvidos como um todo. Afinal, não adianta implementar uma melhoria apenas em uma “ponta do iceberg”. É preciso investigar, ir a fundo para compreender como realmente as coisas funcionam.

2º passo: extração de dados

Após as declaradas, a Escotta começa um processo de extração de dados, que envolve o acesso às mais diversas áreas do sistema SAP utilizado na empresa contratante.

Esse trabalho é bastante técnico: o consultor acessa o SAP e relatórios adicionais gigantes com os dados que podem ajudar o cliente a resolver os problemas ou gargalos que foram identificados na etapa anterior.

3º passo: interpretação de dados

Esse é o momento em que os consultores colocam os dados extraídos do SAP em programas de análise e começam a realizar um processo de interpretação. Na prática, eles iniciam um trabalho de transformação dos dados em informações úteis para os clientes. Ou seja, eles usam os relatórios gerados para ter ideias de melhorias que podem ser realizadas nos processos.

Vale lembrar que não existe uma “receita de bolo” para desenvolver esse processo. Dessa forma, cada empresa tem como suas necessidades necessidades e é papel do consultor identificá-las e interpretá-las.

Em resumo, a metodologia da Escotta para diagnóstico de processos envolve essas três etapas:

  • O processo investigativo e exploratório para a compreensão da necessidade de cada setor das empresas;
  • A coleta de dados gerados pelo sistema SAP, para que se possa ter um diagnóstico completo e com argumentos sólidos;
  • A interpretação dos dados e a proposição de melhorias, a partir das soluções identificadas.

A metodologia da Escotta já foi testada e publicada em diversos de nossos clientes. Sendo assim, todos eles são casos de sucesso no diagnóstico de processos das empresas.

Você também pode implementar esse método de sucesso no seu negócio! Para saber como, basta entrar em contato com a nossa equipe. Afinal, estamos sempre à disposição para levar conforme nossas técnicas de atendimento inovadoras para a sua empresa. Converse agora com um de nossos consultores !

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP