Bastante comuns nas empresas, as fraudes no setor financeiro podem ser evitadas com o uso correto da tecnologia. O próprio sistema SAP pode contribuir para que ações preventivas sejam realizadas e esse tipo de situação deixe de ocorrer nas companhias. É sobre isso que falaremos neste artigo.

A seguir, apresentaremos algumas das principais fraudes no setor financeiro, assim como algumas formas como a tecnologia pode ajudar a evitá-las. Veja!

Principais fraudes no setor financeiro que ocorrem nas empresas

As fraudes no setor financeiro das empresas são de diversas naturezas, mas na maioria dos casos, envolvem a má-fé dos próprios colaboradores ou sócios, que desviam dinheiro ou não o utilizam da forma correta. Observe os principais exemplos!

Alteração nos pagamentos de fornecedores

Esse tipo de fraude acontece quando o responsável pelos pagamentos dos fornecedores faz desvios de verba para as suas contas pessoas.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Imagine, por exemplo, que a empresa precisa pagar X reais por mês de aluguel para o proprietário do imóvel em que tem escritório. O responsável pelo financeiro, no entanto, cadastra a sua conta bancária pessoal e não a do dono do prédio no sistema.

Dessa forma, quem receberá o dinheiro é ele e não o fornecedor que teria o direito. Muitas vezes, esse tipo de fraude só é descoberta meses após a ocorrência.

Alteração de despesas de viagens

É bastante comum também as alterações em despesas de viagens. Isso ocorre quando as empresas reembolsam as despesas com alimentação e hospedagem que os funcionários têm ao viajar a trabalho.

Pense, por exemplo, que um colaborador gastou R$30,00 em um jantar, mas pede para o caixa do restaurante fazer uma nota fiscal no valor de R$50,00. Assim, ele ganha mais dinheiro quando for reembolsado, prejudicando a empresa.

Duplicação de reembolso

Ainda sobre reembolsos, existem situações em que ele é duplicado. Nesse caso, o colaborador fraudador mente, dizendo que perdeu a nota fiscal de uma compra e apresenta o canhoto do cartão de crédito.

Depois de uns dias, apresenta a nota “perdida” e diz que se trata de outra despesa. Assim,  é reembolsado duas vezes, prejudicando o caixa da companhia.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Formas como a tecnologia pode ajudar a evitar fraudes

A tecnologia pode ajudar a evitar fraudes no setor financeiro das empresas. Confira algumas maneiras que garantem que isso aconteça!

Alçadas de aprovação

Em sistemas como o SAP, podem ser definidos workflows com alçadas de aprovação. Assim, se um gestor de nível intermediário precisa comprar um material para o seu setor, por exemplo, necessita a aprovação de um superior.

Com as alçadas de aprovação, as solicitações são revisadas e as fraudes têm menos chances de ocorrer.

Limitação de acesso

O SAP também possibilita criar a limitação de acessos de acordo com a função de cada funcionário. Quem não tem responsabilidades financeiras, como fazer pagamentos, por exemplo, fica com acesso restrito nessa área do sistema.

Assim, apenas as pessoas que fazem parte do setor financeiro podem ter acesso à parte relacionada ao pagamento de contas e movimentações bancárias. Logo, as oportunidades de causar fraudes diminuem.

Uso de aplicativos e ferramentas

Aplicativos e ferramentas, como o Espresso, ajudam a evitar os pagamentos duplicados e fraudes relacionadas ao reembolso. Eles podem ser integrados ao SAP, garantindo que tudo seja controlado por meio do mesmo sistema.

A tecnologia pode ajudar a sua empresa das mais diversas maneiras, inclusive evitando que as fraudes no setor financeiro aconteçam. Por isso, considere fazer esse tipo de investimento e evite perdas no seu negócio.

Gostou de aprender sobre fraudes? Então certamente você também gostará do nosso artigo que apresenta tendências da área financeira, ditadas pela SAP. Não deixe de acompanhar!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP