Quando falamos em tendências 2020 para a área financeira de indústrias, precisamos considerar que este ano está sendo bastante atípico. A pandemia do novo coronavírus pegou a todos de surpresa e algumas prioridades precisaram ser revistas pelas empresas.

Se pudermos tirar alguma vantagem desse cenário de crise econômica e na saúde pública, certamente serão os grandes avanços da tecnologia. Em um evento recente, a pensadora digital Rosa Alegria comentou que “estamos vivendo uma era que o filósofo Bauman chamou certa vez de interlúdio, que o fim de uma era e o começo de outra”.

Dentro desse contexto, é interessante observarmos as tendências 2020 para a área financeira de indústrias, de acordo com a SAP.

Conheça as 5 tendências 2020 para a área financeira de indústrias segundo a SAP

A SAP listou 5 tendências para o setor financeiro das indústrias, que devem se consolidar até o final deste ano. Confira!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

1. Processos mais analíticos

Segundo a SAP, os processos devem se tornar mais analíticos em 2020, tendo em vista que as soluções de consultoria em Inteligência Artificial podem contribuir muito para isso.

Por meio da análise de dados, os insights podem ser gerados, facilitando que as empresas encontrem soluções para os seus problemas com muita agilidade.

2. Gerenciamento de riscos

Outra das tendências 2020 para a área financeira de indústrias segundo a SAP é o gerenciamento de riscos. Como estamos passando por um momento bastante instável na economia e com perspectivas pouco claras para o futuro, gerenciar riscos é muito importante.

A avaliação dos riscos pode ser feita por robôs que analisam as constantes do setor financeiro das indústrias, de acordo com as análises de mercado. Isso faz com que possíveis ameaças sejam identificadas.

3. Blockchain

O blockchain, além das criptomoedas, possibilita que o compartilhamento de certificações de informações sejam realizadas. Isso é fundamental para que sejam detectadas fraudes e ataques cibernéticos.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Além disso, as tecnologias de blockchain reduzem o tempo que as indústrias levam para processar dados. Também possibilitam que os pagamentos sejam mais baratos.

4. Economia da experiência

Os recursos de inteligência artificial podem ser utilizados para identificar pontos que não agradam aos clientes durante os processos de compra ou relacionamento com a indústria.

Identificar isso gera economia da experiência, possibilitando que as indústrias possam encontrar soluções estratégicas para melhorar as relações que têm com os seus clientes internos e externos.

Quando melhor for a experiência dos clientes com a empresa, principalmente envolvendo as finanças, mais resultados positivos serão obtidos em todas as demais áreas. Além disso, também crescem as chances de ocorrer a fidelização.

5. Segurança para as soluções online

O ano de 2020 está sendo marcado pelo aumento das transações online, por conta do home office, que teve um grande crescimento, por exemplo. Por isso, também é tendência que cresça a segurança para as soluções online.

Os mecanismos de criptografia, por exemplo, são capazes de impedir que pessoas não autorizadas tenham acesso a dados exclusivos do setor financeiro da indústria, como solicitações de compra e fluxo de caixa.

Essas são as 5 principais tendências 2020 para a área financeira de indústrias segundo a SAP. É interessante considerar todas elas, para verificar se a sua empresa está acompanhando essa evolução digital que o mundo está passando.

E para você continuar se informando sobre novidades para o meio empresarial o convidamos a fazer a leitura do nosso artigo “Os próximos passos do mundo: o que preciso saber para preparar minha organização para o futuro?”. Ele traz tendências e dicas de como se dar bem em um futuro breve, pós-pandemia, em que mudanças significativas continuarão acontecendo nas indústrias e companhias, de modo geral.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP