A solução de nota fiscal de serviço integrada ao SAP veio para solucionar um problema antigo das empresas. Só quem trabalha no setor fiscal das companhias sabe o quanto é difícil automatizar a entrada de NFS-e em um sistema.

Isso acontece porque, ao contrário da nota fiscal de produtos, que tem um padrão em todo o país, a de serviços é emitida nos municípios. No entanto, o Brasil tem 5570 cidades e cada uma delas usa um sistema diferente.

Dessa forma, a automatização fica difícil, tendo em vista que as informações contidas nas notas são disponibilizadas de forma muito diferente uma da outra. Vendo essa dificuldade de nossos clientes, nós, da Escotta, buscamos uma forma de solucionar o problema.

Parceria entre Focus e Escotta para a nota fiscal de serviço integrada ao SAP

Pesquisando maneiras para proporcionar aos clientes uma solução de nota fiscal de serviço integrada ao SAP, a Escotta conheceu a Focus NFe.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

A Focus NFe é uma empresa especialista no desenvolvimento de APIs de integração simples e rápidos, para a emissão e recebimento de notas fiscais de serviço eletrônicas.

Uma das aplicações desenvolvidas pela Focus NFe é uma API que converte o formato das notas fiscais de serviço para um único padrão.

Dessa forma, independentemente do município em que o documento foi gerado, é possível transformar o arquivo da NFS-e em um modelo padrão, que pode facilmente ser inserido em um ERP, como o SAP.

A solução da Escotta para NFSe Inbound com entrada automática de serviços

A solução para automação do recebimento referente as notas fiscais de serviço eletrônica desenvolvida pela Escotta foi construída com o mesmo conceito do NF-e Inbound.

O fluxo abaixo demonstra de forma macro como o processo acontece:

A primeira etapa do processo referente à integração da NFSe com o SAP é automatizada através da Focus NFe. Entretanto, há também outras formas de integrar a informação no SAP, são elas:

  • Upload manual – nesta opção o usuário poderá realizar manualmente o upload da NFSe para o monitor.
  • Diretório de rede – nesta opção a solução do NFSe Inbound irá recuperar as notas fiscais a partir de um diretório de rede específico.

A segunda etapa consiste em realizar a atribuição do pedido de compra correspondente à nota de serviço eletrônica que estiver sendo processada. A etapa também pode ser automatizada com a utilização do Link XML.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Na terceira etapa o usuário consegue verificar como ficará a escrituração dos impostos presentes na NFSe através da funcionalidade de simulação.

Após concluir a simulação é realizada a escrituração da nota fiscal de serviço eletrônica no ERP e todos os impostos são contabilizados, gerando também o contas à pagar do fornecedor.

Sabemos como é importante manter a conformidade entre o livro fiscal e a contabilidade da empresa e o esforço gerado quando é necessário analisar algum erro de escrituração para correção. Por este motivo, com a automação do NFSe Inbound, é possível eliminar erros passíveis de etapas anteriormente realizadas de forma manual.

ESCRITURAÇÃO DA NOTA FISCAL

Com o NFSe Inbound é possível efetuar o lançamento da nota fiscal em conformidade com a sua emissão, de forma automatizada e sem a necessidade de digitar as informações manualmente.

CONTABILIZAÇÃO

A solução da Escotta realiza a contabilização correta de todos os impostos, incluindo os retidos. Desta maneira, o livro fiscal anda em conformidade com a contabilidade da empresa durante o processo de escrituração das notas fiscais de serviço eletrônicas.

VANTAGENS

  • Redução de custos;
  • Redução do uso de papel;
  • Aumento de produtividade da equipe;
  • Redução de erros na escrituração de notas fiscais de serviço;
  • Recebimento de notificações de eventos relacionados às notas fiscais.

Case de sucesso na empresa Fabio Perini

Localizada na cidade de Joinville, em Santa Catarina, a Fabio Perini é uma empresa responsável pela difusão de tecnologias utilizadas em diversas unidades das companhias do grupo alemão Körber, na América Latina.

Os responsáveis pela empresa afirmam que, antes de automatizar o recebimento das notas fiscais, havia demora no recebimento logístico. Eles contam que, ao final do mês, a organização ficava até dois dias paradas por conta da demora do processo.

A partir da implementação do Inbound para notas fiscais, a Fabio Perini pode experimentar uma série de benefícios em suas rotinas. Entre eles, além da agilidade, está a redução de erros nos processos.

A Fabio Perini já é parceira da Escotta há anos, por conta desse e outros de nossos serviços, que facilitam o dia a dia da organização.

Assim como a Fabio Perini, a sua empresa também pode contar com esse serviço de nota fiscal de serviço integrada ao SAP e agilizar os processos na sua companhia.

Para saber mais sobre esse serviço, recomendamos que leia agora o nosso artigo que fala sobre a solução NFSe Inbound com entrada automática de serviço. Não deixe de conferir e observar como podemos fazer muito pela sua empresa.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP