O impacto da IA na área financeira: quais melhorias ela proporciona?

Publicado em
Por Gian Carvalho
O impacto da IA na área financeira: quais melhorias ela proporciona?

Siga nos!

Ainda hoje, quando se fala em Inteligência Artificial, muitas pessoas associam o termo a filmes de ficção científica com personagens malignos e eventos catastróficos. Entretanto, essa tecnologia já se faz presente em diversas áreas da nossa vida e tem ajudado várias empresas e setores a se desenvolverem. Um exemplo dessa presença no mercado é notar como ter a IA na área financeira tem ajudado a evitar erros e tornar a rotina de analistas e gestores cada vez mais prática. Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura!

O que é a Inteligência Artificial?

Sucintamente, a Inteligência Artificial está ligada à capacidade de dispositivos pensarem de forma semelhante aos humanos. Isso inclui noções de aprendizado, raciocínio, percepção e tomada de decisões inteligentes com base em dados históricos.

Apesar de estar difundido no mercado corporativo apenas nos últimos anos, esse é um conceito existente desde a década de 1950, quando John McCarthy — pioneiro e inventor no ramo da ciência da computação dos EUA — criou o termo para descrever uma realidade em que computadores poderiam solucionar problemas antes restritos a nós, humanos.

De modo mais técnico, pode-se definir que a IA baseia-se no conceito de aprendizado de máquina, em que são utilizados algoritmos avançados para que um sistema acesse determinadas informações, analise-as e, após aprender sobre elas com seus algoritmos, possa prever cenários e disponibilizar soluções para cada um deles.

Na verdade, o funcionamento dessa tecnologia está muito além. Se faz presente até mesmo em rotinas do seu dia a dia, como conferir recomendações personalizadas de notícias e resultados de pesquisa.

Para que tudo funcione de forma eficaz, a Inteligência Artificial combina, além do aprendizado de máquina (também conhecido como Machine Learning), tecnologias como o Deep Learning e Big Data. Assim, os algoritmos contam com um histórico de experiências para serem analisadas e disponibilizarem planos de contingência e alternativas para problemas.

Desse modo, equipamentos com Inteligência Artificial são capazes de aprender e se adaptar a diferentes realidades. Sem que seja preciso reescrever código, como ocorre com os sistemas de gestão que já conhecemos.

Como a IA na área financeira pode ser útil para a organização?

A seguir, conheça melhor as vantagens que o uso da Inteligência Artificial pode proporcionar ao setor financeiro do seu negócio:

Mais eficiência

Tecnologias de automatização de serviços são um ótimo caminho para o alcance de uma maior eficiência em diversos setores. Na área financeira, a Inteligência Artificial é de grande importância pois possibilita um melhor entendimento a respeito do cliente, como suas intenções e expectativas, por exemplo.

Assim, os gestores podem aperfeiçoar fluxos de processos e serviços de modo a atender o cliente ainda melhor e colocar a sua empresa em um cenário mais competitivo.

Produtividade

A Inteligência Artificial também é uma grande aliada na otimização dos processos na rotina de uma empresa. De acordo com uma pesquisa realizada pela Accenture sobre a Inteligência Artificial no setor econômico, a IA é o novo fator de produção, com potencial para criar novas formas de crescimento.

Ainda segundo o estudo, a expectativa é de que a produtividade da força de trabalho cresça em até 40%, além de um aumento nas taxas anuais de crescimento econômico, que conforme a publicação, seriam duplicadas até o ano de 2035.

Redução de tempo e custos

Hoje em dia, na era do Big Data e seus grandes volumes de informação, é fundamental contar com tecnologias que ofereçam velocidade a um custo acessível.

Nesse sentido, utilizar Inteligência Artificial no seu negócio é uma ótima forma de reduzir o gasto de tempo e de custos, visto que a tarefa de, por exemplo, analisar grandes quantidades de informação agora passa a ser de um sistema, tornando tudo mais econômico, já que não é necessário dedicar um colaborador — ou uma equipe — simplesmente para isso, além de tudo ser feito de forma muito mais rápida.

Diminuição de erros em processos manuais

Utilizar o poder da IA também é a forma mais eficiente de se prevenir contra erros humanos em processos manuais. Como, por exemplo, o preenchimento de notas e contagem de produtos, uma vez que tudo passa a ser automatizado. Assim, é possível contar com dados precisos e confiáveis ao realizar análises e planejamentos.

Mais segurança para os dados e a empresa

Dado o alto nível de velocidade na disponibilização das informações via tecnologias de IA, pode-se detectar pontos de inconsistência e possíveis falhas com muito mais velocidade, evitando erros e criando soluções para diversos cenários antes que eles ocorram.

Além disso, utilizar essa tecnologia também é a forma mais eficaz de detectar fraudes e evitar o roubo de dados sigilosos.

Como essa tecnologia atua na conciliação bancária?

Sabe-se que a companhia precisa controlar de forma diária todas as suas movimentações financeiras, sejam de entradas ou de saídas, informando dados como contas bancárias e valores envolvidos. Alguns exemplos são os pagamentos a fornecedores, empréstimos bancários, pagamentos de salários aos colaboradores, impostos, recebimentos de clientes, entre outros movimentos.

Também é preciso verificar se os saldos iniciais e finais do controle interno estão compatíveis com os extratos e saldos bancários, conferir se as datas de lançamentos estão de acordo com o planejamento da empresa.

Além disso, verificar possíveis inconsistências de valores ou até mesmo a ausência deles. Nesses casos, é preciso fazer pesquisas no histórico de movimentações para checar onde nasceu a divergência nos valores existentes.

Por fim, também é fundamental guardar dados de comprovantes de pagamento, boletos bancários, notas fiscais e extratos. Assim, percebe-se que, caso haja qualquer erro, o responsável pode perder um tempo considerável na busca por corrigir essas informações, o que é precioso para a companhia.

Nesse sentido, a Inteligência Artificial tem um papel de grande importância no setor financeiro e na conciliação bancária das companhias. Uma vez que tarefas como o lançamento de movimentações e fechamento de contas. Por exemplo, exigem um alto nível de precisão e consistência nos dados, além da segurança já citada nos tópicos acima.

Curtiu aprender mais sobre como a IA na área financeira é relevante para a otimização de processos? Não deixe de compartilhar essas informações nas redes sociais para que mais pessoas saibam das vantagens da Inteligência Artificial!

FALE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

A ESCOTTA utiliza cookies e outras tecnologias neste website de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18) e demais informações da nossa Política de Privacidade.