No século passado, o petróleo era a força motriz da economia global e trouxe grandes revoluções no meio empresarial. Algo semelhante acontece atualmente, mas com a inteligência artificial. Isso porque, no século XXI, o foco revolucionário está em questões como o Big Data, o Machine Learning, a Internet das Coisas, o uso de chatbots no atendimento, os ERPs, entre outros conceitos que envolvem a tecnologia. Podemos dizer que hoje há uma combinação de softwares com algoritmos avançados e hardwares de alto desempenho que fazem com que a inteligência artificial se potencializem. Dessa forma, é possível reduzir custos na empresa, substituindo pessoas e processos na organização.

Confira, a seguir, algumas maneiras com que a inteligência artificial atua na redução de custos para as empresas. Veja!

A inteligência artificial para soluções fiscais

A inteligência artificial pode contribuir para que a sua empresa cumpra os requisitos necessários e realize os processos fiscais previstos na legislação brasileira. Como todo esse processo é muito burocrático, convém a utilização de um bom ERP, em vez de contar apenas com os recursos humanos.

A ideia é que a implementação de um ERP contribua para reduzir custos na empresa nas atividades que envolvem a emissão de notas fiscais, nas alterações de cálculos de impostos, no armazenamento de arquivos XML etc.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Solução para cotação de compras

A cotação de compras é um processo que costuma ser bem trabalhoso para as empresas, pois demanda muito tempo para ser realizado. Isso, porém, também pode ser solucionado com recursos da inteligência artificial.

Hoje existem ferramentas digitais que podem ser acopladas aos ERPs, como o SAP, para facilitar o trabalho de cotação de compras nas organizações. Isso tudo de forma simples e prática.

Funciona do seguintes modo: uma planilha eletrônica padronizada é enviada para todos os fornecedores da empresa. Assim, eles preencherão os campos solicitados e você receberá tudo automaticamente, sem precisar ficar telefonando para todos eles, por exemplo.

Ascensão do Machine Learning

O Machine Learning é implementado por meio de técnicas em que as redes neurais artificiais funcionam de forma similar ao cérebro humano. Desse modo, as máquinas desenvolvem capacidades cognitivas e podem aprender a desenvolver atividades por conta próprio.

Por meio de estímulos que recebem dos humanos, os ERPs e outros programas utilizam de algoritmos para memorizar o que deve ser feito. Assim, a máquina aprende o que precisa ser feito e ajuda a reduzir custos na empresa.

Chatbots no atendimento aos clientes

Recursos de chatbots, os robôs atendentes, são cada vez mais utilizados por empresas de diversos segmentos. Por meio desse serviço é possível utilizar a inteligência artificial de forma estratégica para reduzir custos na empresa.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Um desses serviços é o assistente virtual Charly, que foi desenvolvido pelo SAP Hybris Labs. Ele é muito útil para simplificar as interações entre os consumidores e as marcas, uma vez que, por meio e apps, permite a troca de mensagens instantâneas.

Além do Charly, esse tipo de atendimento também já é bastante comum em mensageiros eletrônicos, como o WhatsApp e o Facebook Messenger. Assim, respostas automáticas podem ser enviadas para as principais demandas levantadas pelos clientes nesses canais.

Big Data e o gerenciamento de dados para reduzir custos na empresa

Outra ramificação da inteligência artificial, o Big Data também pode ser utilizado de forma que contribua com a redução de custos na organização.

A administração dos dados gerados pela empresa podem contribuir para o conhecimento amplo da realidade da empresa, o desempenho dos colaboradores, o nível de satisfação dos clientes, entre outros.

Assim, os dados podem ser utilizados em ações estratégicas para reduzir custos e fazer com que a empresa seja mais competitiva, se destacando perante a concorrência.

De maneira geral, podemos dizer que a inteligência artificial pode ajudar a reduzir custos na empresa de diversas formas. Além disso, segundo uma pesquisa da Gartner, em poucos anos, as soluções digitais gerenciarão 85% das relações com os clientes nas empresas.

É por esses motivos que a sua empresa não pode ficar de fora dessa tendência e deve garantir desde já as melhores soluções de inteligência artificial. Nós, da Escotta, podemos ajudar nesse sentido.

Para saber mais sobre os nossos serviços, acesse o nosso site e conheça as soluções que podemos oferecer para a sua empresa!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP