Afinal, como preparar minha organização para o futuro? Essa é uma das principais dúvidas que os empresários têm tido nos dias atuais. A pandemia de Covid-19 fez com que tudo mudasse muito rápido e é natural que, agora, se busque saber quais são os próximos passos do mundo.

Para ajudá-lo nesse momento, reunimos uma série de informações, para que o seu negócio possa se preparar e ter sucesso nos próximos anos. Confira!

4 próximos passos do mundo que devem ser acompanhados pelas empresas

1. Presença significativa da transformação digital

A transformação digital, que já estava ocorrendo antes da pandemia, ganhará muito mais força nas organizações e na sociedade como um todo. Inclusive, alguns historiadores, como Lilia Schwarcz, que foi entrevistada pela CNN, veem o Covid-19 como algo que vai mudar os livros de história.

Para a estudiosa, é a pandemia que marcará a entrada da sociedade, de fato, para o século XXI. Apesar de já ter começado há duas décadas, até então o nosso modelo de vida não era tão diferente do que nossos pais e avós vivenciavam nos anos finais do século XX.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Agora, a transformação digital trará mudanças significativas. Nosso modo de vida mudará para sempre e a sua empresa precisa estar preparada para isso.

2. Crescimento da automação de processos

É justamente a transformação digital que possibilita o crescimento da automação de processos. A rotina de trabalhos manuais, como a digitação de notas fiscais, por exemplo, será substituída por softwares e ferramentas de automação, dotadas de inteligência artificial.

A tendência é que o trabalho humano seja cada vez mais voltado para a parte estratégica e menos para a operacional. Tudo o que é burocrático será automatizado.

3. Rotina de trabalho flexível

Nos próximos passos do mundo, o trabalho é flexível! Ao se questionarem: “como preparar minha organização para o futuro”, os empresários precisam refletir sobre como as mudanças ocorrerão nas relações com os seus colaboradores.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

A pandemia fez com que muitas organizações adotassem o modelo home office para os colaboradores. Isso deve continuar ganhando espaço nos próximos tempos! Segundo um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV), haverá um aumento de 30% no trabalho a distância, mesmo quando o coronavírus já não representar um grande perigo para a sociedade.

4. Horizontalização das organizações

Até poucos anos atrás as empresas tinham uma estrutura vertical, como se fosse uma pirâmide. No topo estavam os proprietários ou diretores, na linha intermediária os gerentes e na base os colaboradores da linha operacional.

A pandemia acelerou um processo de horizontalização nas organizações. Isso quer dizer que, nos próximos passos do mundo empresarial, a tendência é que todos ocupem o mesmo espaço, tenham a mesma relevância. Se terá menos burocracia para que um colaborador tenha acesso ao diretor, por exemplo.

Todos trabalharão juntos em prol de um objetivo em comum, mas com uma estrutura muito mais descentralizada. O home office, movido pelas técnicas de computação em nuvem e softwares como o SAP S/4HANA contribuirão muito para isso.

Estamos caminhando para o que estão chamando de “novo normal”. Ao pensar sobre os próximos passos do mundo, não se deve questionar se o que nos espera no futuro será melhor ou pior do que vivemos até agora, mas sim ser realista e saber que será diferente. 

Mas então, como preparar minha empresa para o futuro? A resposta para essa pergunta é simples: investindo em tecnologia e preparando as pessoas. Quem estiver bem alinhado nesse sentido, certamente sairá na frente dos concorrentes.

Comece agora mesmo! Nossa sugestão é que leia o nosso artigo “Prepare já sua empresa para o prazo final da migração SAP S/4HANA até 2027”, para que saiba como iniciar a preparação para o futuro do seu negócio!

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP