A ESCOTTA utiliza cookies e outras tecnologias neste website de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18) e demais informações da nossa Política de Privacidade.
Somos uma consultoria SAP especializada em automatização de processos. Combinamos os melhores talentos e as melhores soluções para tornar nossos clientes cada dia mais eficientes e competitivos.
Nossa forma de trabalhar é cuidadosamente pensada para proporcionar uma experiência diferente no dia a dia dos nossos clientes.
Sabemos que já existem diversos desafios a serem superados e o parceiro de projetos, soluções e serviços SAP não pode ser mais um.
Nossas soluções foram pensadas para auxiliar seu negócio nas mais diversas etapas de um projeto SAP.
Seja na implementação de processos, atualização, melhoria ou atualização de ferramentas de diversos setores, da sua área financeira, passando por vendas e marketing, até a gestão completa de sua organização.
Ebooks, dicas, artigos para ajudar seu negócio a evoluir no SAP com inteligência!
Quem acompanha as notícias da área de economia já deve ter ouvido falar dos manuais técnicos Pix. O assunto foi bastante difundido nos últimos dias, tendo em vista que se trata de uma novidade muito interessante para realização de pagamentos.
A nova modalidade de pagamentos permitirá transações financeiras em seis segundos e estará disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Para que você entenda mais sobre o assunto e o que muda para as organizações que usam o SAP, desenvolvemos este conteúdo. Siga a leitura e confira!
O Pix é uma nova modalidade de pagamentos, que foi instituída pelo Banco Central no último dia 12 de agosto. A inovação deverá funcionar em conjunto com outras já existentes no mercado, como o DOC, o TED, os boletos, os cheques etc.
A diferença é que o Pix transfere o dinheiro para a conta desejada de forma praticamente instantânea, em apenas seis segundos. Isso em qualquer dia e horário, mesmo que seja feriado ou final de semana, bem como após o término do expediente bancário.
É bem provável que você já tenha feito um pagamento na sexta-feira, por exemplo, e o seu credor teve que esperar até a segunda para o dinheiro cair na conta, não é mesmo? Com o Pix, esse tipo de situação deixa de acontecer.
Ainda não há informações sobre as tarifações que serão envolvidas com o uso do Pix, tanto para quem fornece o serviço, quanto para os usuários. Isso deve ser definido e anunciado nos próximos dias.
Sobre esse assunto, o Banco Central já se manifestou dizendo que uma série de gratuidades deverão ser oferecidas, mas ainda não está claro como isso funcionará. É bem provável que, na maioria das situações, o Pix seja mais caro do que o DOC ou TED, pelo fato de ser instantâneo. Porém, não há informações claras no que se refere a valores. Isso deverá ser anunciado mais próximo da data de lançamento da nova modalidade de pagamento.
O Banco Central também disponibilizou manuais técnicos Pix, que trazem informações sobre comunicação segura, assinatura digital, certificados digitais, segurança de QR Codes, entre outros tópicos relevantes sobre o novo sistema de pagamento.
Para que o Pix funcione, os bancos e fintechs deverão oferecer aos seus clientes, ou seja, aos usuários finais, uma conta transacional. É nela que os pagamentos instantâneos serão realizados.
Essa conta pode ser de depósito à vista, de pagamento, pré-paga ou poupança.
O Pix deverá ser disponibilizado pelos bancos e fintechs. Por isso, para usar o novo método de pagamento, você deve ser cliente de alguma dessas instituições financeiras.
A opção deverá aparecer automaticamente no aplicativo ou serviço de internet banking do banco, assim como já acontece com as outras opções de transferência de valores.
Para oferecer a modalidade Pix aos seus clientes, os bancos e fintechs devem solicitar chaves de ativação ao Banco Central. É bem provável que a maioria das instituições bancárias façam a adesão, tendo em vista que os clientes estão empolgados com a novidade.
O lançamento oficial do Pix será no dia 16 de novembro de 2020. A partir da data, os bancos já poderão disponibilizar o novo serviço para os seus clientes. Vale lembrar que o método de pagamento poderá ser usado por pessoas físicas e jurídicas.
Se você usa sistemas SAP no setor financeiro da sua empresa, é bem provável que deverá fazer algumas adequações para implementar o uso do Pix. Ainda não está claro qual é o meio de comunicação que deverá ser utilizado para que a nova modalidade de pagamento funcione.
A Escotta já está desenvolvendo pesquisas internas e levantando dados. Assim que possível, serão oferecidas soluções para integrar os pagamentos Pix ao SAP e garantir que os nossos clientes utilizem o sistema de gestão também para essa finalidade.
Sem sombra de dúvida, o Pix é uma excelente novidade, que poderá agilizar pagamentos e garantir um melhor relacionamento com fornecedores. Também é útil para compras emergenciais, em que os valores precisam ser creditados rapidamente para dar andamento aos pedidos.
Outra solução inovadora e que envolve o setor financeiro das empresas é o Risco Sacado. Leia o artigo que fala sobre esse assunto e saiba mais!
A ESCOTTA utiliza cookies e outras tecnologias neste website de acordo com a LGPD (Lei 13.709/18) e demais informações da nossa Política de Privacidade.