Podemos definir o outsourcing como a terceirização de serviços em uma empresa. No caso dos projetos SAP, esse processo pode ser utilizado de maneira estratégica, para que mais resultados positivos sejam obtidos.

Ao terceirizar os serviços que envolvem o ERP na sua empresa, uma equipe especializada será encarregada pela gestão, pelo controle e pela manutenção das atividades específicas que envolvem o sistema SAP.

A sua equipe não precisará ter especialistas em todas as áreas da TI, o que faz com que os custos sejam otimizados. Não é necessário dispor de profissionais que não têm demanda decorrente no seu negócio, de modo que você poderá fazer economia.

Formas de utilizar o outsourcing de maneira estratégica na empresa

Com o outsourcing utilizado de forma estratégica, a sua empresa terá diversos benefícios. Veja, a seguir, algumas maneiras de aproveitar melhor esse tipo de serviço.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

Flexibilidade da demanda

Como explicamos, a contratação via outsourcing possibilita que sejam contratados profissionais para realizar tarefas específicas ou trabalhar em dias específicos.

O quadro de colaboradores se torna flexível e isso faz com que a empresa reduza gastos, ao mesmo passo que não fica com profissionais ociosos.

Realização de tarefas muito técnicas ou específicas

Imagine, por exemplo, que você tenha apenas um profissional de TI na sua empresa, que é mais generalista e não tem tanto conhecimento aprofundado em SAP.

Nesse caso, se uma tarefa muito específica surgir, como fazer alguma configuração no ERP, pode ser solicitado um especialista via outsourcing. Dessa maneira, essa pessoa poderá ir até a sua empresa ou até mesmo conduzir a atividade de forma remota.

Diminuição das obrigações trabalhistas

Quando contrata trabalhadores com carteira assinada, as empresas assumem uma série de obrigações trabalhistas, como pagamento de 13º salário, férias remuneradas, contribuições para o FGTS, entre outras tantas.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP

A contratação via outsourcing reduz de forma significativa essas obrigações. Isso porque você estará contratando os especialistas de maneira terceirizada. As obrigações trabalhistas são de responsabilidade da empresa que você é parceiro e não sua.

Garantia de um trabalho de qualidade

Para que possa utilizar o outsourcing de maneira estratégica, é importante que você procure por uma empresa que garanta o quality assurance (QA). Com esse selo, se garante que os serviços prestados têm qualidade.

Por isso, a sua empresa pode tirar muito mais proveito dos serviços terceirizados, quando contrata um parceiro que tem o selo QA, garantindo que ele é bom naquilo que faz.

Manutenção das equipes com poucas pessoas

Trabalhar com um time enxuto é algo buscado por muitas empresas, tendo em vista que as funções podem ser otimizadas. Isso se conquista quando se trabalha estrategicamente com o outsourcing nos projetos SAP.

Como explicamos, não há a necessidade de contratar muitos colaboradores, tendo em vista que as contratações são feitas sob demanda. Com o time mais enxuto, além de gastar menos, a empresa também consegue ter processos mais bem definidos e evitar problemas graves na execução.

Se você tinha dúvidas sobre como o outsourcing pode ser uma excelente maneira de atuar de forma mais estratégica na sua empresa, agora já sabe mais sobre o tema.

Quando você contrata uma consultoria em projetos SAP, está a um passo de ter um excelente serviço de outsourcing. No entanto, é preciso ficar de olho e tomar alguns cuidados para evitar dores de cabeça no futuro.

Leia agora o nosso artigo que explica 4 coisas que você precisa avaliar ao contratar uma consultoria SAP. Assim, você poderá saber quais são os pontos em que precisa ter mais atenção, antes de fazer uma contratação desse tipo.

Escotta - Consultoria, Projetos e Soluções SAP