Como a IoT pode ajudar na eficiência dos processos produtivos?

Siga nos!

Novas rotinas, novas dinâmicas. O tempo se torna um importante diferencial para melhorar a eficiência de processos produtivos. Para isso, ferramentas novas surgem todos os dias, a fim de gerar melhores resultados nas práticas empresariais.

Uma das mais importantes e que trouxeram resultados mais significativos é a Internet of Things (IoT ou Internet das Coisas). Suas potencialidades auxiliam a otimizar e melhorar o dia a dia nas empresas, além de gerar vantagem competitiva a médio e longo prazo.

Continue a leitura deste post e saiba mais sobre esse conceito, como ela colabora com os processos produtivos e conheça o SAP Leonardo, uma das soluções mais importantes nessa área.

O que é a Internet of Things?

A IoT é um conceito no qual estão incluídas as soluções que visam conectar itens do dia a dia à rede. Assim, diminui-se cada vez mais as distâncias entre o mundo físico e o digital, permitindo resoluções de problemas, obtenção de soluções e agilização dos processos produtivos de forma prática e eficiente.

As principais soluções do mercado integram esses itens a eletrodomésticos, maquinários industriais e aparelhos vestíveis, de forma que eles enviam informações para a rede automaticamente.

Como a IoT colabora com a eficiência de processos produtivos?

Apesar de ser bastante sedutora para o uso doméstico, é no ambiente empresarial que a IoT ganha um espaço considerável e se torna uma importante aliada.

Quer ver um exemplo importante de sua aplicação no ambiente empresarial, potencializando os processos produtivos? Dispositivos instalados em maquinários industriais permitem o envio de informações diretamente para um sistema ERP, devidamente integrado, por meio da internet.

Informações como dados de produtividade, tempo médio para a realização da tarefa, tempos de pausa, índices de qualidade, entre outros, são registrados no sistema, que armazena as informações enviadas e as relaciona com outros dados enviados por outras máquinas.

O resultado com isso é a geração de análises de dados mais precisos, que indicarão necessidades de mudanças para obtenção de mais produtividade, possíveis indícios de falhas que comprometam o sistema produtivo, entre outros.

Além disso, a possibilidade do envio dessas informações para um único sistema garante uma visão mais integrada do negócio, de forma que os gestores possam compreender como determinadas áreas interferem em outras, possibilitando uma visão sistêmica que garanta mudanças mais eficientes e resultados melhores.

Se determinado maquinário apresenta uma queda nos resultados, pode indicar necessidade de manutenção imediata. Caso não seja realizada, a falha pode gerar problemas em toda a cadeia produtiva.

As consequências? Atraso na entrega de produtos, itens com defeitos, queda nos rendimentos, falta de produto em estoque, entre outros. O resultado final é o comprometimento da rentabilidade mensal, algo indesejável para qualquer empreendimento.

Por isso, a implementação da Internet das Coisas na empresa representa uma mudança significativa. São detalhes que, caso fossem vistos de forma manual (por exemplo, em relatórios mensais de produtividade), demorariam muito mais para serem identificados e consertados.

Assim, se você ainda não implementou soluções de IoT na sua empresa, é melhor rever essa situação. Sua organização pode estar perdendo rentabilidade e possibilidades de crescimento, bem como deixando vantagens competitivas para trás.

20180612-servicos-cta

Como o SAP Leonardo está ligado a esses conceitos?

Como falamos, uma das formas de implementar a Internet of Things no ambiente empresarial é por meio de soluções ERP. Esses sistemas permitem um gerenciamento mais eficiente da organização como um todo, facilitando a vida dos gestores.

Uma das soluções mais eficientes encontradas no mercado hoje são os projetos SAP. Feitos com o foco em automatização, auxiliam na melhor compreensão das rotinas complexas de trabalho, permitindo análises de dados mais eficientes, principalmente com a maior geração de volume de dados atualmente.

Além disso, tomadas de decisões pelo uso desses projetos são feitas de forma mais ágil e inteligente, em tempo real e com base em informações precisas, garantindo melhorias no processo produtivo.

O SAP Leonardo é a solução criada justamente para a integração com a IoT. Lançada em 2017, integra processos produtivos ao sistema, além de conter soluções nas seguintes áreas:

Assim, as informações recebidas pelos equipamentos e transmitidas online para o sistema ERP são computadas, analisadas por meio de Big Data e Machine Learning, permitindo a automatização de processos (quando a situação permitir esse tipo de ação), a geração de relatórios mais eficientes e o encontro de brechas de potencialização de resultados em curto e longo prazo.

Ele é focado em processos industriais, por isso as empresas que trabalham nesse setor poderão se beneficiar com todas as vantagens que os projetos SAP oferecem para as organizações.

Quais são as vantagens do SAP Leonardo?

Por que escolher o SAP Leonardo para a sua organização? Quais vantagens imperdíveis ele oferece que você não pode deixar de usufruir hoje mesmo? Conheça as principais delas:

Agilidade na tomada de decisões

Como o sistema recebe e analisa os dados imediatamente, é possível ter parâmetros da situação de determinado setor ou da empresa como um todo em tempo real. Qualquer mudança nos parâmetros é identificada rapidamente e pode ser resolvida em questão de minutos.

Além disso, há um maior embasamento de informações, permitindo não só decisões mais ágeis, mas também mais precisas, evitando erros no processo.

Automação de tarefas operacionais

O sistema permite a automação de tarefas operacionais por meio do próprio sistema. Quer aumentar ou diminuir o ritmo de determinadas máquinas? Por meio do SAP Leonardo é possível!

Isso não se aplica apenas à IoT, mas também a diversos outros pontos das rotinas empresariais, incluindo questões administrativas, do setor financeiro, entre outros.

Resolução de problemas de qualquer lugar

Por meio de dispositivos móveis e do acesso ao SAP Leonardo, os gestores podem resolver problemas de qualquer lugar, em qualquer momento e em tempo real. Isso auxilia a potencializar produtividade e reduzir prejuízos em casos de problemas.

Otimização da cadeia produtiva

Tudo isso que listamos anteriormente traz um resultado extremamente desejável para qualquer empresa: a otimização da cadeia produtiva.

Isso acontece porque são reduzidos os custos relativos com a produção, os processos se tornam mais ágeis e pode-se entregar produtos com excelência de qualidade para seu público, conquistando vantagem competitiva no mercado.

Ficou interessado? Então aproveite e saiba como o SAP Leonardo pode ser um importante aliado para a sua empresa!

Seu emprego poderá ser extintoSAP S/4HANA e transformação digital: você está preparado?